iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA  (Lida 165 vezes)

migel e 7 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

 
📣 5 DE MAIO — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA

Existem milhares de pessoas com deficiência que necessitam de assistência pessoal. São muitos milhares que precisam de apoio para se levantar da cama, para se orientarem na cidade ou para fazerem as suas refeições e alimentar-se. Pessoas com necessidade de apoio nas tarefas e necessidades do dia a dia.
Só aproximadamente um milhar teve acesso ao projeto-piloto que recentemente terminou.
Agora é altura de toda a gente que necessita ter acesso à assistência pessoal, um pilar fundamental da Vida Independente, segundo a qual devem ser criadas as condições para que as pessoas com deficiência tenham o poder de decidir como, onde e com quem viver. O poder de decidir sobre as suas vidas.
Os 36 Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) existentes, cujo financiamento, após o final do projeto-piloto, foi aumentado em apenas 30%, não vão dar resposta aos milhares de pessoas que estão em lista de espera e não há qualquer previsão de quando será possível a abertura de novos CAVI. Quem está nas listas de espera desespera…
O Governo recentemente empossado não integrou uma linha que fosse sobre a Vida Independente no programa de governo.
Temos de ser nós, pessoas com deficiência, em conjunto com as nossas famílias e aliados, a exigir a este governo, não só um investimento claro na prestação de assistência pessoal como, também, na solução das barreiras que diariamente enfrentamos. Nomeadamente, ao nível do acesso à informação, ao espaço público, aos transportes, à educação e formação profissional, ao emprego, à habitação ou à saúde.
São estas barreiras que nos impedem de viver plenamente. São estas barreiras que têm de ser derrubadas!
Por isso nos juntámos, pessoas com deficiência que têm assistência pessoal e muitas outras que aspiram a ter, e saímos à rua no próximo dia 5 de maio, dia Europeu da Vida Independente. ✊🏻
Se tens uma deficiência, se tens alguém com deficiência na família ou, muito simplesmente, és alguém que luta pelos direitos humanos, vem para a rua connosco. VEM À VIM!
🗓️ 5 DE MAIO 🕞 15H30
📍 Regiões:
— Braga
— Guimarães
— Vila Real
— Porto
— Coimbra
— Lisboa
— Faro
— Açores: São Miguel (horário a confirmar)
Locais de concentração a divulgar posteriormente.
A VIDA INDEPENDENTE TEM DE SER PARA TODA A GENTE!
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS! 💪🏻
COLETIVO VIM — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
#VIM2024 #MarchaPelaVidaIndependente #5Maio #DiaEuropeuPelaVidaIndependente #IndependentLiving #ILDay2024



Facebook vida independente
 

Offline Claram

Re: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
« Responder #1 em: 19/04/2024, 16:17 »
 
Vida Independente marcha em Guimarães a 05 de maio

A 05 de maio é o Dia Europeu da Vida Independente e para assinalar esta data, o Centro de Vida Independente promove uma marcha, em vários pontos do país, incluindo Guimarães que pretende defender a Vida Independente, uma filosofia que garante “uma efetiva autorrepresentação e autodeterminação” das pessoas com deficiência e pretende reivindicar uma assistência pessoal adequada e acessível a toda a gente que dela precisa.

Os 36 Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) que existem atualmente tiveram um aumento de 30% de financiamento, pós o final do projeto-piloto, para as pessoas que precisam de apoio para se levantar da cama, para se orientarem na cidade ou para fazerem as suas refeições e alimentar-se.

As milhares de pessoas que estão em lista de espera continuam a aguardar por resposta e não há qualquer previsão de quando será possível a abertura de novos CAVI.

Do balanço efetuado no final da legislatura pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes dá conta  que os novos acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente que tornaram a assistência pessoal para pessoas com deficiência uma resposta permanente da Segurança Social para pessoas com deficiência preveem o alargamento do número de horas de assistência pessoal em cerca de 10 mil horas em relação aos projetos-piloto anteriormente em vigor: existirá um aumento de 94 mil horas mensais para as 104 mil horas agora contratualizadas.

Dos atuais 1060 destinatários estima-se alcançar cerca de 1.250 destinatários e o consequente aumento de assistentes pessoais que agora totalizam os 788.

O coletivo Vida Independente em Marcha receia o futuro desta resposta, ao constatar que o “Governo recentemente empossado não integrou uma linha que fosse sobre a Vida Independente no programa de governo”.

“Temos de ser nós, pessoas com deficiência, em conjunto com as nossas famílias e aliados, a exigir a este Governo, não só um investimento claro na prestação de assistência pessoal como, também, na solução das barreiras que diariamente enfrentamos, nomeadamente, ao nível do acesso à informação, ao espaço público, aos transportes, à educação e formação profissional, ao emprego, à habitação ou à saúde”, enumera o comunicado que pretende mobilizar as pessoas à participação da marcha.

São estas barreiras que nos impedem de viver plenamente. São estas barreiras que têm de ser derrubadas!

Apelam a que as pessoas – com deficiência, tenha alguém com deficiência na família ou, muito simplesmente, que luta pelos direitos humanos – saiam à rua no próximo dia 5 de maio, dia Europeu da Vida Independente e se juntem às marchas marcada para as 15h30 nas seguintes cidades:  Braga, Guimarães, Vila Real, Porto, Coimbra, Lisboa, Faro e em São Miguel, nos Açores  (horário a confirmar).

É no dia 01 de maio que, em Guimarães, as pessoas se vão juntar, a partir das 15h00 no Parque da Alameda Cidade de Lisboa para a criação de cartazes alusivos a utilizar na Marcha pela Vida Independente.






Forum Guimarães
 

Online migel

Re: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
« Responder #2 em: 22/04/2024, 09:54 »
 
VIM - Vida Independente em Marcha


No dia 5 de maio, Dia Europeu da Vida Independente, seremos muitas, muitos e muites na luta por um país livre e anticapacitista. A invisibilidade já não nos serve! Não aceitamos menos do que aquilo a que temos direito.
A poucos dias dos 50 anos do 25 de abril, celebramos os direitos já conquistados, e que não queremos perder, e lembramos o que ainda não está garantido para ter uma vida independente.
Recordamos, também, que, em dezembro do ano transato, a portaria que saiu para regulamentar a assistência pessoal, enquanto resposta social, deixa milhares de pessoas com deficiência de fora. Ainda não é um direito garantido! Não admitimos!
Por isso, divulgamos hoje o manifesto da Marcha pela Vida Independente 2024. Podem aceder à versão completa no link disponível nos comentários. 👇🏻
Porque exigimos assumir o total controlo das nossas vidas, a luta de Abril estende-se para Maio… Junta-te às marchas, que estarão pelo país fora (locais a divulgar brevemente).


NADA SOBRE NÓS SEM NÓS ✊🏻




fecebook
 

Online migel

Re: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
« Responder #3 em: 26/04/2024, 13:59 »
 
Manifesto Completo Marcha
 

Online migel

Re: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
« Responder #4 em: 26/04/2024, 20:58 »
 
« Última modificação: 26/04/2024, 21:08 por migel »
 

Online migel

Re: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
« Responder #5 em: Hoje às 10:56 »
 
Cartaz Vida Independente Vila Real - 5 de maio 
 

Online migel

Re: 5 DE MAIO 2024 — VIDA INDEPENDENTE EM MARCHA
« Responder #6 em: Hoje às 17:46 »
 
Dia Europeu da Vida Independente celebra-se com ações por todo o país
29 ABRIL, 2024

Assinala-se a 5 de Maio o Dia Europeu da Vida Independente, com concentrações e marchas em Vila Real, Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, Lisboa, Faro e Açores (São Miguel).

 


Foto Judita Mikalkevičė (Pexels)
Na data em que se celebra a deficiência como expressão da diversidade humana e o orgulho pela comunidade, reivindicam-se também, e principalmente, os direitos ainda por garantir. Este ano, o Coletivo VIM — Vida Independente em Marcha, que integra cerca de 250 pessoas com deficiência, organiza marchas e concentrações a ter lugar pelo país fora. Conta ainda com o apoio de coletivos e organizações de diversos movimentos sociais, que se uniram com o objetivo comum de luta por direitos humanos.

 
“Acreditamos profundamente que a união e o apoio entre movimentos sociais é fundamental para alcançar uma sociedade digna, livre e autodeterminada.”, defende o coletivo.

Dinamizada pela primeira vez em Portugal em 2018, a Marcha pela Vida Independente leva as pessoas com deficiência a tornar visível a sua realidade, os seus corpos e a sua luta, em vários pontos do país. Nesta 7.ª edição, as concentrações iniciam à mesma hora, pelas 15h30, em todas as cidades, à exceção de Ponta Delgada (Açores, 10h).




Vila Real — Av. 5 de Outubro (junto à estação)

Braga — Arco da Porta Nova

 

Guimarães — Largo do Toural

Porto — Câmara Municipal do Porto

 

Coimbra — Praça 8 de Maio (concentração)

Lisboa — Teatro Tivoli (Av. da Liberdade)

 
Faro — Escola Secundária João de Deus

São Miguel (Açores) — Portas da Cidade (concentração | 10h)

“A atual situação política é preocupante porque não há sinais claros de se inverter o paradigma assistencialista no sentido da desinstitucionalização e de uma aposta clara na vida independente.”, explica a organização. Esta é uma das principais reivindicações do Coletivo VIM — Vida Independente em Marcha.

O fim de medidas assistencialistas e institucionalizadoras justificadas pela alegada insuficiência orçamental e falta de alternativas do Estado Português, é uma das reivindicações presentes no manifesto do colectivo.

“Não aceitamos que se continue a delegar nas famílias a responsabilidade da manutenção da nossa sobrevivência, retirando a oportunidade de ter vida própria. Não aceitamos estar aprisionados por força das barreiras atitudinais, linguísticas e físicas que a sociedade nos impõe e insiste em ignorar. Não aceitamos continuar invisíveis e impedidos de participar ativamente na vida em comunidade”, pode ler-se no manifesto.

“A luta por direitos humanos diz respeito a todas as pessoas, independentemente das suas características individuais, e não descansaremos enquanto todas se sentirem respeitadas, acolhidas e ouvidas. Além de nos batermos por condições de vida dignas, também queremos celebrar a diversidade que caracteriza uma sociedade livre e plural. Somos muitas e muitos, diferentes e com orgulho, e queremos mostrar isso mesmo. A interseccionalidade nunca fez tanto sentido como agora!”, acrescenta o Coletivo VIM.[/size]

Fonte: https://vmtv.sapo.pt/dia-europeu-da-vida-independente-celebra-se-com-acoes-por-todo-o-pais/

 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo