Afonso já ia para a escola sozinho, agora tem “aproveitamento quase zero”. Alunos deficientes com “perdas irreparáveis no futuro”
22.05.2020 às 17h27
https://expresso.pt/coronavirus/2020-05-22-Afonso-ja-ia-para-a-escola-sozinho-agora-tem-aproveitamento-quase-zero.-Alunos-deficientes-com-perdas-irreparaveis-no-futuroEles precisam do toque vedado pela tecnologia. Privilegiam a zona sensorial das relações, das terapias e das consultas de psicologia. Também das aulas, agora atravessadas pelos ecrãs. Como Afonso, os alunos com deficiência cognitiva a frequentar as escolas públicas são mais de 88 mil em Portugal e terão “perdas irreparáveis no futuro”
https://images.impresa.pt/expresso/2020-05-22-Afonso-e-Rute.jpeg/original/mw-860JOANA ASCENSÃO
Afonso, de 12 anos, frequenta o ensino especial no agrupamento de escolas EB23 Padre António Luís Moreira, em Vila Nova de Gaia.
Acordava com entusiasmo para estudar. A pé, de casa para a paragem, Afonso desengatava-se dos braços da mãe, Rute, “apanhava a camioneta e ia para a escola”. Sozinho. “Para ele, isto era espetacular”, o momento de independência. Desde que ingressou, em setembro, no 5º ano na escola EB23 Padre António Luís Moreira, em Gaia, passinho a passinho, foi sabendo olhar para o horário das aulas e distinguir as salas das disciplinas a que assiste das que lhe marcam a diferença.
Deficiência cognitiva parece um nome labiríntico para descrever um menino de doze anos com obstáculos à concentração e à interpretação, e “uma grande mescla de preguiça”, retrata a mãe ao Expresso. Contudo, é esse o código para o incluir na soma de mais de 88 mil alunos em Portugal a frequentarem as escolas públicas com ensino especial e adaptado, para os quais não há soluções lapidadas
Fonte: expresso