iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Afonso já ia para a escola sozinho, agora tem “aproveitamento quase zero”. Alunos deficientes com “p  (Lida 92 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sininho

Afonso já ia para a escola sozinho, agora tem “aproveitamento quase zero”. Alunos deficientes com “perdas irreparáveis no futuro”
22.05.2020 às 17h27

https://expresso.pt/coronavirus/2020-05-22-Afonso-ja-ia-para-a-escola-sozinho-agora-tem-aproveitamento-quase-zero.-Alunos-deficientes-com-perdas-irreparaveis-no-futuro
Eles precisam do toque vedado pela tecnologia. Privilegiam a zona sensorial das relações, das terapias e das consultas de psicologia. Também das aulas, agora atravessadas pelos ecrãs. Como Afonso, os alunos com deficiência cognitiva a frequentar as escolas públicas são mais de 88 mil em Portugal e terão “perdas irreparáveis no futuro”

https://images.impresa.pt/expresso/2020-05-22-Afonso-e-Rute.jpeg/original/mw-860

JOANA ASCENSÃO

Afonso, de 12 anos, frequenta o ensino especial no agrupamento de escolas EB23 Padre António Luís Moreira, em Vila Nova de Gaia.


Acordava com entusiasmo para estudar. A pé, de casa para a paragem, Afonso desengatava-se dos braços da mãe, Rute, “apanhava a camioneta e ia para a escola”. Sozinho. “Para ele, isto era espetacular”, o momento de independência. Desde que ingressou, em setembro, no 5º ano na escola EB23 Padre António Luís Moreira, em Gaia, passinho a passinho, foi sabendo olhar para o horário das aulas e distinguir as salas das disciplinas a que assiste das que lhe marcam a diferença.

Deficiência cognitiva parece um nome labiríntico para descrever um menino de doze anos com obstáculos à concentração e à interpretação, e “uma grande mescla de preguiça”, retrata a mãe ao Expresso. Contudo, é esse o código para o incluir na soma de mais de 88 mil alunos em Portugal a frequentarem as escolas públicas com ensino especial e adaptado, para os quais não há soluções lapidadas


Fonte: expresso
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo