iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  (Lida 465 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Próximo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3 de Dezembro de 2019 (Terça-feira)

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2018 o tema é "Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade", que chama atenção para os 30 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU a serem alcançados em 2030 e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.


Em Portugal as variadas instituições realizam distintas atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espetáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população.

As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.[/size]


Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18, Ana-S

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #1 em: 25/11/2019, 10:53 »
Equipa sul-africana prestigia Taça Lwini
António Cristóvão

24 de Novembro, 2019

A 19ª edição da Taça Lwini começa quinta-feira e termina no próximo sábado, com a disputa de um torneio internacional de basquetebol em cadeira de rodas, no Pavilhão Principal da Cidadela, no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda, com a participação de duas selecções masculinas (A e B), uma equipa feminina do Huambo e outra da África do Sul..


Fotografia: Edições Novembro

O conjunto do Planalto Central chega a Luanda na quarta-feira e fica alojada no município de Cacuaco. Na mesma data é também aguardada a selecção da África do Sul.
Além do torneio, realiza-se, no domingo, às 8h30, um festival gimnodesportivo com 180 crianças deficientes, em ambos os sexos, dos 8 aos 16 anos do ensino especial e da escola Óscar Ribas, no Estádio Municipal dos Coqueiros.
Para este evento, organizado pelo Comité Paralímpico Angolano (CPA) e o Fundo Lwini, foram convidadas também crianças do Cuanza-Sul, Huambo e Malanje.
Antes do festival, disputa-se também uma prova de atletismo de pista, em ambos os sexos, com os corredores que tiveram os melhores tempos no Campeonato Nacional, realizado no mês de Agosto, na pista sintética do Estádio Municipal dos Coqueiros.
A prova vai ser disputado por velocistas de Luanda, Malanje, Huambo, Bié, Cuanza-Sul e Namibe.
A Taça Lwini disputa-se no âmbito das comemorações do dia internacional das pessoas com deficiência, data promovida pelas Nações Unidas em 1992.



Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/desporto/basquetebol/equipa-sul-africana-prestigia-taca-lwini
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #2 em: 25/11/2019, 14:28 »
Lisboa: Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Nov 22, 2019 - 16:37

QUANDO:1 Dezembro, 2019@11:00

Diocese de Lisboa

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, a 01 de dezembro, pelas 11h00, à celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Paróquia de Santo António, Nova Oeiras.

Esta celebração é promovida pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, em conjunto com a Paróquia de Nova Oeiras e o Centro Nuno Belmar da Costa, e pretende mostrar o dom e a riqueza da pessoa com deficiência na Igreja e no mundo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.


LFS

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/lisboa-celebracao-do-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Offline AREZ

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #3 em: 26/11/2019, 21:46 »
ADICE assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


A ADICE vai assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência numa iniciativa a dinamizar no próximo dia 30 de novembro, na Santa Casa da Misericórdia de Valongo.   

Organizada pela Comunidade de Inserção da ADICE, a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência terá início às 10 horas, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Valongo, com a tertúlia intitulada “Um olhar e mil palavras”. Nesta tertúlia haverá a intervenção de especialistas como Cassiano Santos, psiquiatra do Centro Hospitalar S. João, Ana Gomes, docente na Escola Superior Paula Frassineti, Eva Oliveira, docente de Educação Especial e de Rui Machado, psicólogo, autor e cronista.

Da parte da tarde haverá lugar a diversas atuações de diferentes instituições, como o Grupo de Danças e Cantares da ADICE; UDA a Bombar; Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, bem como o Grupo de Cavaquinhos do TAS. As comemorações têm entrada gratuita.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se tendo como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental. As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade.



**Direitos: https://www.jornalnovoregional.pt**
AREZ
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, salgado18

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #4 em: 27/11/2019, 10:57 »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #5 em: 27/11/2019, 14:02 »
Lousada entrou em Semana Diferença na Igualdade esta segunda-feira
JOSÉ ROCHA

25-11-2019
Depois do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, serão assinaladas efemérides como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o Dia Internacional do Voluntariado.



Entre esta segunda-feira, 25 de novembro, e o dia 5 de dezembro, vão realizar-se em Lousada diversas atividades no âmbito da Semana Diferença na Igualdade, iniciativa do município lousadense.

Durante a tarde desta segunda-feira, comemorou-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres com uma ação de sensibilização por parte de elementos da GNR de Lousada, sessão que decorreu no auditório da Escola Secundária.

A 30 de novembro, é tempo de se assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência através do Jantar de Natal da Associação Lousadense dos Deficientes. O evento acontece a partir das 20h00 na Sede do Rancho de Nogueira.



Já a 8 de dezembro, a associação Lousavidas leva a cabo o I Torneio de BCR da Vila de Lousada, torneio de basquetebol em cadeira de rodas que conta com a participação da recém-formada equipa concelhia. A competição disputa-se entre as 9h30 e as 17h30 no Pavilhão Municipal.

Por fim, a 10 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, é tempo dos voluntários dos movimentos seniores do concelho realizarem um passeio até Lisboa, onde visitarão diversos pontos de interesse da capital.


Fonte: https://averdade.com/agenda/2019-11-25-Lousada-entrou-em-Semana-Diferenca-na-Igualdade-esta-segunda-feira

 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Offline Oribii

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #6 em: 29/11/2019, 10:54 »
Universidade de Coimbra assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Novembro 28, 2019

Terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Universidade de Coimbra (UC) vai fazer a apresentação pública do programa UC For All, um plano de promoção da igualdade de oportunidades e equidade no acesso e sucesso no ensino superior, com um foco na inclusão de estudantes com deficiência e necessidades especiais.


Na agenda do dia, está a realização de uma conferência, a demonstração de novas tecnologias para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas (ferramentas desenvolvidas no âmbito de um protocolo com a Fundação Altice) e a cerimónia de criação da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra, que contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Focado em quatro eixos (acessibilidades físicas; acessibilidades digitais; promoção do sucesso académico e prevenção do abandono; e empregabilidade), o programa UC For All será apresentado pela Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços da Ação Social, Cristina Albuquerque, a partir das 10h00, no Auditório D. João III no Arquivo da Universidade de Coimbra.

O mesmo espaço recebe, depois, a conferência UC For All (de debate sobre estes temas), o anúncio de uma exposição sobre o primeiro caso de inclusão social no ensino superior português (o antigo estudante da UC e poeta invisual António Feliciano de Castilho) e a cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a UC e a Fundação Altice (que inclui a apresentação das novas tecnologias que vão ser implementadas para tornar as bibliotecas da UC mais inclusivas e acessíveis para pessoas com deficiência). O encerramento desta sessão, pelas 11h25, estará a cargo do Reitor, Amílcar Falcão.


 
A partir das 12h00, o Pavilhão 2 do Estádio Universitário de Coimbra é palco da cerimónia de criação e instalação dos órgãos sociais da primeira Secção de Desporto Adaptado da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Pro-Secção de Boccia, apoiada pela UC no âmbito do contrato-programa assinado com a AAC em julho e dando seguimento ao seu objetivo de promover uma cultura de inclusão no desporto.

A iniciativa – com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do presidente da Secção de Desporto Adaptado da AAC, Bernardo Alexandre Lopes, do presidente da AAC, Daniel Azenha, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo – encerra com uma demonstração da modalidade.


por Notícias de Coimbra
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Offline Fisgas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #7 em: 02/12/2019, 14:37 »

GNR assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na Marina de Albufeira
 
29-11-2019 - 11:29
O Comando Territorial de Faro, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Albufeira, realiza na próxima terça feira, 3 de dezembro, um evento comemorativo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, entre as 9h30 e as 16h30, na Marina de Albufeira.
 
A Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, a Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve e com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Marina de Albufeira, irá assim dinamizar, ao longo do dia, várias atividades direcionadas para pessoas com deficiência, nomeadamente, cinoterapia, hipoterapia, passeio a cavalo de charrete, boccia, walkfootball, polybat, golf adaptado, capoeira, ateliers de pastelaria regional e empreita. Irá decorrer também um momento musical, contando com a presença da fadista algarvia Filipa Sousa.
 
No dia 4 de dezembro, irão decorrer ações de sensibilização na cidade de Albufeira direcionadas à comunidade, incentivando o respeito para os direitos de igualdade e não discriminação das pessoas com deficiência.


Fonte: https://www.algarveprimeiro.com/d/gnr-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia-na-marina-de-albufeira/29678-1
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Offline Fisgas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #8 em: 02/12/2019, 14:39 »

Santarém assinala dia internacional das pessoas com deficiência
30 NOVEMBRO 2019


Sob o lema “o futuro é acessível”, proposto pela ONU, o município de Santarém e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) vão assinalar o dia internacional das pessoas com deficiência na próxima terça-feira, 3 de dezembro, com um conjunto de atividades a decorrer durante todo o dia, em vários espaços da cidade.


Durante a manhã, a partir das 10 horas, há atividades desportivas no pavilhão desportivo municipal, dinamizadas pelo Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira e pela APPACDM de Santarém, ao passo que, a partir das 14h30, há debates, atuações artísticas e entrega dos “Prémios do INR”, no Convento São Francisco.
A cerimónia conta com a participação de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho e Segurança Social, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e de Humberto Santos, Presidente do INR.
Do programa, destaque ainda para uma ação de rua às 11 horas, no Largo do Seminário, que conta com a participação de estudantes e da Comissão Municipal de Proteção da Pessoa Idosa e ou Dependente de Santarém, seguida de uma caminhada até ao Jardim da Liberdade com a distribuição de mensagens alusivas à comemoração do dia internacional das pessoas com deficiência.



Fonte; https://www.rederegional.com/sociedades/27826-santarem-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Offline Fisgas

3 de Dezembro: Viajar gratuitamente na CP
« Responder #9 em: 02/12/2019, 16:14 »

3 de Dezembro: Viajar gratuitamente na CP
25/11/2019

A CP – Comboios de Portugal, associa-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objetivo principal de promover a acessibilidade aos serviços da CP a todos os cidadãos com necessidades especiais e mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência.

Deste modo, no próximo dia 3 de dezembro, todos os clientes com Necessidades Especiais e respetivo acompanhante poderão viajar gratuitamente nos comboios da CP.

Para a mais informações, consulte www.cp.pt. https://www.cp.pt/passageiros/pt   



INR
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, salgado18

Online Ana-S

Re: 3 de Dezembro: Viajar gratuitamente na CP
« Responder #10 em: 02/12/2019, 19:50 »
Boa iniciativa sem dúvida!
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, salgado18

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #11 em: 03/12/2019, 14:25 »
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com conferência sobre ‘escola inclusiva’



A conferência ‘No Trilho da Educação Inclusiva’ terá lugar na Sala de Conferências da Escola Secundária de Jaime Moniz, a partir das 9 horas de dia 3 de Dezembro

ERICA FRANCO /FUNCHAL /02 DEZ 2019 / 11:18 H.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com conferência sobre ‘escola inclusiva’
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, assinala, amanhã, dia 3 de Dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data será comemorada com a conferência ‘No Trilho da Educação Inclusiva’, que terá lugar na Sala de Conferências da Escola Secundária de Jaime Moniz, a partir das 9 horas.

A palestra contará com dois oradores conceituados nesta área: Maria Manuela Claro Alves, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, com a comunicação ‘Veja, Sinta, Pense e Faça com o Desenho Universal para a Aprendizagem Inclusiva’, e David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, com a comunicação ‘Educação Inclusiva: dez teses práticas’.

“Este espaço de reflexão, pela sua pertinência e oportunidade, possibilitará a partilha de pontos de vista sobre Educação Inclusiva enquanto paradigma educacional fundamentado nos princípios dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que promove a equidade”, realça uma nota da Secretaria.

Na sessão de abertura desta conferência marcará presença, pelas 9 horas, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído, em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como propósito promover o debate e a consciencialização para a temática da inclusão das pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais.


Fonte: https://www.dnoticias.pt/madeira/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-assinalado-com-conferencia-sobre-escola-inclusiva-AL5519651#
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #12 em: 03/12/2019, 14:43 »
Costa promete prioridade às acessibilidades para pessoas com deficiência
por Lusa
   

Foto: Pinterest

O primeiro-ministro prometeu hoje dar prioridade nesta legislatura às acessibilidades para pessoas com deficiência e indicou que já há mais de cem mil beneficiários da prestação social para a inclusão criada na anterior legislatura.

Esta mensagem foi divulgada por António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

"Hoje comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A inclusão faz-se de medidas concretas como a Prestação Social para a Inclusão, criada na anterior legislatura, e que conta já com mais de 100.500 beneficiários, ou como o Modelo de Apoio à Vida Independente", escreveu António Costa.

O primeiro-ministro acrescentou que na presente legislatura o Governo quer "dar prioridade à matéria das acessibilidades, com uma nova ambição de fazer mais e melhor por um Portugal mais inclusivo".

Como aconteceu no anterior executivo chefiado por António Costa, o atual XXII Governo Constitucional tem uma Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, pasta que é ocupada desde 2015 por Ana Sofia Antunes.

 
Fonte: RTP
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #13 em: 03/12/2019, 14:55 »
Marcelo lembra "o que há ainda por fazer" no Dia da Pessoa com Deficiência
03 dez, 2019 - 07:37 • Lusa


Foto: Tiago Petinga/Lusa

O Presidente da República assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência realçando "o muito que foi já feito em Portugal" para derrubar barreiras, mas lembrando ao mesmo tempo "o que há ainda por fazer".

Marcelo Rebelo de Sousa associou-se a esta data internacional instituída pelas Nações Unidas em 1992 através de uma mensagem publicada no portal da Presidência da República, na qual agradece "a todos os portugueses com deficiência o seu esforço e contributo na construção de uma sociedade mais rica e plural".

O chefe de Estado considera que a celebração deste dia constitui um desafio "a derrubar as barreiras das acessibilidades, físicas ou tecnológicas", assim como "as barreiras à igualdade de oportunidades na formação e no emprego, as barreiras ao pleno exercício da cidadania e à participação política dos cidadãos com deficiência ou algum tipo de incapacidade" que persistem.


"Associando-me a este desafio, é importante sublinhar o muito que já foi feito em Portugal pela defesa dos direitos dos cidadãos com deficiência, lembrando igualmente o que há ainda por fazer no caminho de uma sociedade mais inclusiva e acessível", acrescenta.

Tem paralisia cerebral e é cuidador. A história de Pedro, “um exemplo a seguir"
Pedro tem paralisia cerebral, mas não se considera(...)

Esta mensagem foi divulgada por António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter.

"Hoje comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A inclusão faz-se de medidas concretas como a Prestação Social para a Inclusão, criada na anterior legislatura, e que conta já com mais de 100.500 beneficiários, ou como o Modelo de Apoio à Vida Independente", escreveu António Costa.

O primeiro-ministro acrescentou que na presente legislatura o Governo quer "dar prioridade à matéria das acessibilidades, com uma nova ambição de fazer mais e melhor por um Portugal mais inclusivo".




Fonte: RR
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

Online pandora

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #14 em: 03/12/2019, 15:39 »

BLÁ BLÁ BLÁ

BLÁ LÁ LÁ LÁ LÁ, BLÁ, E ASSIM POR DIANTE, COMO DIZ NUMA PUBLICIDADE QUALQUER
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: salgado18

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo