Escândalo! Trabalhadora com deficiência acusa Casa Real de assédio!30 Setembro 2025 21:00

Escândalo! Trabalhadora com deficiência acusa Casa Real de assédio!
Ler Resumo
A polémica rebentou no Palácio da Zarzuela após uma trabalhadora portadora de deficiência ter feito queixa de assédio no local de trabalho, apontando a responsabilidade também à Casa Real.
A polémica rebentou no Palácio da Zarzuela após uma trabalhadora portadora de deficiência ter feito queixa de assédio no local de trabalho, apontando a responsabilidade também à Casa Real. A Monarquía Confidencial tentou chegar a algumas respostas mas o Departamento do Património Nacional revelou: “Neste caso, não podemos ajudar. Não há comentários.”
De acordo com o El Diário, trata-se de um processo sem precedentes contra a Casa Real . A funcionária trabalha atualmente onde reside a Rainha Emérita Sofia e foi reconhecida como portadora de uma deficiência física de 33% desde 2022, após um acidente de trabalho e diversas cirurgias.
Sabe-se que tem 55 anos e já leva 30 de serviço ao Património Nacional: queixa-se agora de uma violação de direitos como a igualdade , a integridade física e moral e a proteção judicial efetiva .
O que se sabe sobre a audiência?
O julgamento, realizado no Tribunal Social n.º 51 de Madri , era para ter sido realizado sexta-feira. Manuela, a trabalhadora, pede uma indenização de 82.931 euros .
Contudo, o Ministério Público Estadual defendeu o Património Nacional e a Casa Real, negando os fatos e solicitando a extinção da ação .
O incidente
Tudo começou alegadamente com um desentendimento em fevereiro no canil Zarzuela. A reclamante garante que isso fazia parte de um padrão de desrespeito e de uma não tentativa de adaptar a sua posição à sua deficiência .
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reprodução Instagram Oficial
Fonte:
https://sapo.pt/artigo/escandalo-trabalhadora-com-deficiencia-acusa-casa-real-de-assedio-68dc39aeb9661ebea6778e83