Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Noticias => Tópico iniciado por: Eduardo Jorge em 19/06/2010, 16:55
-
Dez projectos do distrito de Leiria na área da deficiência e da terceira idade foram aprovados. Pombal recebe 900 mil euros.
A construção de uma residência para deficientes na freguesia da Guia, em Pombal – incluindo um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) – é um dos maiores projectos sociais do distrito de Leiria que acaba de garantir financiamento da Comunidade Europeia.
A candidatura foi feita pela Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal (Cercipom), tendo obtido cerca de 900 mil euros de apoio público. Mesmo assim, a instituição terá de fazer um investimento de 300 mil euros, parte dos quais é assegurado pela Câmara Municipal de Pombal, que cedeu o terreno com direito de superfície por 50 anos.
O projecto prevê capacidade para 18 utentes, a que se acrescentam três dezenas de pessoas que vão frequentar o CAO.
Juntamente com esta, outras nove candidaturas do distrito de Leiria – a maioria na região Oeste –, foram contempladas com verbas do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).
Os respectivos contratos das IPSS’s com o Estado são assinados hoje no Governo Civil, com a presença da secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz. Pombal já se antecipou e firmou o documento na semana passada, em Matosinhos, na presença da ministra do Trabalho, Helena André.
Castanheira de Pera e Marinha Grande também viram aprovados os seus projectos na área da deficiência. Será, respectivamente, um lar residencial e residência autónoma promovida pela Cercicaper para 21 utentes, no valor total de 830 mil euros, e um lar residencial da APPACDM da Marinha Grande para 12 cidadãos, com um custo de 435 mil euros.
O valor total dos investimentos das dez instituições do distrito ascende a 12,3 milhões de euros, embora só 9,5 milhões sejam elegíveis para financiamento europeu, que ronda os 70 por cento.
Caldas da Rainha e Alcobaça (ambos com duas candidaturas aprovadas), Óbidos, Peniche e Bombarral são os restantes municípios contemplados com estruturas de apoio social para as áreas da deficiência e terceira idade.
Fonte: Diário as Beiras