iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Tudo em relação a "Vida Independente"  (Lida 156687 vezes)

0 Membros e 8 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline pantanal

Re: Tudo em relação a "Vida Independente"
« Responder #210 em: 22/03/2024, 18:25 »
 
Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

‘Velhinho’ SC Vianense é cada vez mais jovialCentro Cultural de Viana do Castelo recebe Final Four da Taça de Portugal de voleibol de seniores masculinos

Braga

2024-03-18 às 10h14



Instituição, sediada em Gualtar, assinou acordo de cooperação com a Segurança Social que lhe permite alargar para de 38 para 50 pessoas a resposta do serviço de assistência pesssoal.

O Instituto da Segurança Social, através do Centro Distrital de Braga da Segurança Social e a AVI – Associação Vida Independente assinaram um acordo de cooperação, que permitirá ao CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente, sediado em Gualtar, desenvolver actividades de Serviço de Apoio à Vida Independente.
Ao abrigo deste acordo, o CAVI da AVI alarga a sua capacidade de resposta para 50 pessoas com deficiência ou incapacidade do distrito de Braga.


O CAVI da AVI completou cinco anos de funcionamento em Fevereiro passado, tendo nestes cinco anos funcionado como projecto-piloto.
Este acordo de cooperação transforma o projecto-piloto na resposta social SAVI, cumprindo-se assim uma promessa de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão.

Recorde-se que os CAVI disponibilizam um serviço de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade em actividades nos domínios da higiene, alimentação e cuidados pessoais, no apoio em assistência doméstica, no apoio em deslocações, no apoio em contexto laboral, no apoio à frequência de formação profissional, no apoio em cultura, lazer e desporto, entre outros, através da disponibilização de assistentes pessoais.


Para Manuela Costa, presidente da Direcção da AVI, a assinatura deste acordo de cooperação é a concretização de um objectivo há muito esperado, não só pela AVI mas também pelos destinatários e pelos assistentes pessoais. Permitirá que tanto destinatários como assistentes pessoais possam organizar as suas vidas de uma forma mais estável e segura.
Manuela Costa aproveitou a oportunidade para agradecer a João Ferreira, director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, “toda a sua disponibilidade e colaboração, num processo em que se empenhou desde a primeira hora”.


Fonte: https://www.correiodominho.pt/noticias/associacao-vida-independente-alarga-capacidade-de-resposta/151168
 

Online migel

Re: Tudo em relação a "Vida Independente"
« Responder #211 em: 02/04/2024, 16:03 »
 
Assinados 29 acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente



28
Mar,2024


Assinados 29 acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente
No último evento em que Ana Sofia Antunes participou na qualidade de Secretária de Estado para a Inclusão foram assinados 29 acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente que tornaram a assistência pessoal para pessoas com deficiência uma resposta permanente da Segurança Social para pessoas com deficiência.

Estes acordos prevêm o alargamento do número de horas de assistência pessoal em cerca de 10 mil horas em relação aos projetos-piloto anteriormente em vigor: existirá um aumento de 94 mil horas mensais para as 104 mil horas agora contratualizadas.

Dos atuais 1060 destinatários estima-se alcançar cerca de 1.250 destinatários e o consequente aumento de assistentes pessoais que agora totalizam os 788.

Ana Sofia Antunes considera que sai do Governo “com a sensação de dever cumprido”: “O Modelo de Apoio à Vida Independente foi, de longe, de todos os projetos que passaram pelas minhas mãos, aquele que mais me marcou e realizou, profissional e pessoalmente”, refere em nota deixada nas redes sociais.

“Cada história de vida que conheci, que mudou para melhor, em virtude desta medida, é também um pouco da minha história de vida”, acrescenta considerando que o sonho de uma vida independente “tornou-se real para muitos”.

A Secretária de Estado para a Inclusão refere ainda que é necessário que este projeto cresça e que para o efeito é necessária a união de todas as pessoas “na defesa intransigente dos direitos alcançados e contra qualquer tipo de regressão”.

“Eu continuarei a minha missão, sempre a mesma, apenas ali do outro lado, noutra posição”, conclui.

Uma das instituições que, a 14 de março assinou, através do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, um destes acordos de cooperação foi a AVI – Associação Vida Independente, permitindo o desenvolvimento das atividades de Serviço de Apoio à Vida Independente e alargando a capacidade de resposta para 50 pessoas com deficiência ou incapacidade do distrito de Braga.

Depois de cinco anos a funcionar como projeto-piloto, o CAVI da AVI pode agora finalmente assegurar este serviço enquanto resposta permanente da Segurança Social para pessoas com deficiência.



Fonte: https://forumdeficiencia.guimaraes.pt/?p=2881
 

Online migel

Re: Tudo em relação a "Vida Independente"
« Responder #212 em: 19/04/2024, 12:27 »
 


DIVULGAÇÃO| Webinar da Associação Portuguesa de Neuromusculares subordinado ao tema “Conceitos e Práticas para a Vida Independente”, dia 3 de maio de 2024, pelas 14h30 através da Plataforma Zoom. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição em: https://forms.gle/4ja4KqRpDoNa6pxk6


Fonte: APD
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo