Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Noticias => Tópico iniciado por: Sininho em 17/11/2010, 15:25
-
Portugal Telecom e Qualcomm desenvolvem
novos projectos dirigidos a cidadãos com necessidades especiais de comunicação
A Portugal Telecom, através da Fundação Portugal Telecom (Fundação PT), e a Qualcomm Incorporated (Nasdaq: QCOM), no âmbito da iniciativa Wireless ReachTM, partilham publicamente o compromisso de contribuir para a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais de comunicação. Desde a apresentação do primeiro projecto conjunto, em Abril de 2009, até agora, são inúmeras as iniciativas já no terreno.
Hoje, e mais uma vez recorrendo a tecnologias móveis avançadas, abrem novos horizontes a mais três projectos da Fundação Portugal Telecom que visam a promoção da info-inclusão e a integração na Sociedade da Informação e do Conhecimento de cidadãos com necessidades especiais de comunicação.
[float=left](http://www.rostos.pt/paginas/imagens/semanal/4/41705.jpg)[/float]Com o apoio da Fundação PT e da Wireless Reach™, FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) e UNICRISANO (União dos Centros de Recuperação Infantil do Distrito de Santarém e Outros) vão, a partir de agora, contar com um total de 14 Núcleos para a Comunicação Aumentativa e Acesso à Internet 3G. Trata-se dos projectos Luz e Lua, acabados de lançar. Paralelamente, no âmbito de um projecto já no terreno, o Girassol, diferentes tipos de tecnologia, apoiados também em equipamentos móveis, vão ser disponibilizados a pessoas com deficiências diversas sem recursos para adquirir estes terminais pelo valor subsidiado.
Para Óscar Vieira, Administrador Delegado da Fundação PT, “o empenho da Qualcomm nestes projectos da Fundação PT é um sinal inequívoco do reconhecimento dos seus méritos e do seu carácter inovador, até mesmo no plano internacional”.
“O êxito destes projectos só é possível com a colaboração e a dedicação de todos os envolvidos” refere Fernando de Palacio, Director Geral da Qualcomm Spain. “A Qualcomm acredita que as tecnologias móveis avançadas podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da vida das pessoas com deficiência, com reflexos importantes também na vida das suas famílias e da comunidade onde se inserem.”
O Projecto Luz equipará a FENACERCI com oito Núcleos para a Comunicação Aumentativa e Acesso à Internet 3G destinados a pessoas, na sua maioria, com deficiência intelectual, em particular Síndrome de Down, para além de outras deficiências como da fala. O projecto permitirá, assim, entre outros, a educação e treino de crianças e jovens com deficiência intelectual / défice cognitivo, preparando-os para a escola numa base de intervenção precoce. As soluções 3G doadas neste projecto oferecem tecnologias aumentativas com acesso ao computador e à Internet para programas de reabilitação, que promovem a inclusão social e prevêem formação aos profissionais da CERCI que trabalham com estes jovens e que desempenham funções diversificadas, como terapeutas da fala, psicólogos ou professores de educação especial.
O Projecto Lua permitirá à UNICRISANO aprofundar o trabalho de promoção da autonomia e de uma melhor qualidade de vida de crianças e jovens com vários tipos de deficiência, com destaque para a deficiência intelectual e a multideficiência. Os seis Núcleos com soluções 3G doados no âmbito deste projecto vão permitir maior sustentabilidade no apoio prestado, proporcionando tecnologias aumentativas e o desenvolvimento de programas de reabilitação individual, assim promovendo a inclusão social através da literacia. Também neste caso está garantida pela UNICRISANO a participação de técnicos qualificados.
No contexto do Projecto Girassol e do trabalho desenvolvido no ano passado, Fundação PT e Wireless Reach™ prosseguem o projecto de disponibilização de equipamento móvel – adaptado a diferentes tipos de tecnologias – a pessoas com deficiência profunda, sem recursos para adquirir estes terminais pelo valor subsidiado. André Guerreiro, criança com problemas motores e défice cognitivo acolhida pela instituição Refúgio Aboim Ascensão, vai a partir de agora poder treinar as suas competências utilizando pela primeira vez, com o apoio dos profissionais do Refúgio, um computador portátil com PT Grid2 e acesso internet 3G. Já Tatiana Matos utilizará o computador através de um acesso por manípulo de sopro e o PT Grid2.
Ainda no âmbito da parceria estabelecida entre a Fundação PT e a Wireless Reach™, também foi doada ao Centro Nacional de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II a solução MyTobii, um sistema integrado para a comunicação e acesso à Internet via rede móvel 3G, vocacionado para pessoas com deficiência neuro-motora e utilizadores de comunicação aumentativa. Este equipamento tem como finalidade a avaliação das necessidades especiais de crianças, jovens e adultos com diferentes tipos de deficiência.
Caso único até ao momento é o de David Varela, estudante de Sociologia no ISCTE-IUL, que utiliza a solução Teleaula da Fundação PT desde 2008. São mais de 400 as crianças e jovens do ensino básico e secundário que, através do sistema de Teleaula da Fundação PT, já puderam assistir às aulas remotamente, como recurso a sistemas PT. Mas David Varela é o primeiro jovem em Portugal a utilizar a Teleaula no ensino superior. Esta parceria estende-se ao ISCTE-IUL, universidade que permitirá ao David Varela a frequência do curso superior.
Com a parceria Fundação PT / Wireless Reach, assente na certeza de que as comunicações contribuem para promover uma maior qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, já havia sido reforçada a capacidade de resposta do Projecto Girassol 3G bem como equipados com tecnologia de 3ª Geração 55 dos mais de 130 Núcleos integrados nos Projectos Estrela e Bola de Neve, criados pela Fundação PT para a comunicação aumentativa e o acesso à Internet, em escolas, hospitais, IPSS e Misericórdias.
As tecnologias da comunicação e da informação, designadamente as tecnologias de apoio, permitem que pessoas com deficiências e incapacidades possam desenvolver a sua escolaridade, o seu trabalho ou a sua vida do dia-a-dia de forma mais autónoma e com maior qualidade. Contam-se nestes casos pessoas com disfunções neuro-motoras graves, como a Paralisia Cerebral, a Esclerose Lateral Amiotrófica, ou com lesões medulares. Estas pessoas podem, com o apoio destes Núcleos PT, aceder ao computador e ligar-se à Internet através de sistemas que possibilitam diferentes tipos de acesso, desde o sopro ao toque do pé ou da cabeça, passando pelo olhar ou, até, pelo abrir e fechar dos olhos.
A PT, através da Fundação PT, única fundação portuguesa associada a um operador de telecomunicações com estatuto de utilidade pública, dá uma vez mais impulso a um projecto que visa contribuir para uma integração mais global dos cidadãos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Na qualidade de maior operador de telecomunicações em Portugal, a PT assume em diversos projectos uma responsabilidade acrescida na promoção do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, depositando na associação à Qualcomm e aos seus diferentes parceiros a confiança e a esperança de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número sempre crescente de cidadãos.
in rostos online