Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Noticias => Tópico iniciado por: Nandito em 12/06/2025, 15:11
-
`Onde o vou deixar?´: pai entra em greve de fome por falta de vaga para filho com autismo
12 jun 2025 13:42
(https://thumbs.web.sapo.io/?W=1550&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=ZmYwY4Q2v9h0X1wB7Q8X0pGMc7qymStB9XgCiM4WUxm+vgTsDdUZYBdGx93+Yflu0QTMsv/uHcV5wzQADUnKiGzCe5CTBKYBAeBxzjI2ulF+QvU=)
estrelas e ouriços
O pai de um jovem com autismo entrou hoje em greve de fome frente à Segurança Social de Braga, em protesto contra a falta de uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
No local, marcaram presença cerca de três dezenas de pais com o mesmo problema, com cartazes em que exigiam “respeito” pelos cidadãos portadores de deficiência.
Jorge Castro, o pai que hoje entrou em greve de fome, disse que não há vagas em CACI no distrito e que há uma extensa lista de espera, pelo que não tem perspetivas para a integração do filho no curto prazo.
“Até aqui, o que me tem valido é a boa vontade da escola, que tem autorizado que o meu filho ali continue, apesar de já ter 20 anos. Mas dentro de poucos meses isto já não vai ser legalmente possível, por causa da idade. E onde o vou deixar? Sozinho em casa não pode ficar. A única solução será ou eu ou a mãe deixarmos de trabalhar”, referiu.
Segundo Jorge Castro, há instituições no distrito que têm projetos para aumentar a resposta em CACI, mas os processos estão “parados” na Segurança Social, presumivelmente por questões financeiras.
Por isso, enquanto não obtiver respostas “positivas” da Segurança Social e lhe for “humanamente possível”, promete manter a greve de fome, para que o assunto não caia no esquecimento.
“Estou aqui não apenas pelo meu filho, mas por todas as crianças e jovens que vivem o mesmo drama”, acrescentou.
Pouco depois do início do protesto, Jorge Castro foi chamado para uma reunião com o diretor da Segurança Social de Braga, mas saiu como entrou, com a certeza de que, pelo menos a curto prazo, não haveria soluções.
No protesto, marcou presença uma delegação do PCP, liderada por Sandra Cardoso, que adiantou que o partido vai levar o assunto à Assembleia da República, através de uma pergunta ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
“Queremos saber o porquê da falta de respostas em CACI para os jovens que deixam a escolaridade obrigatória e quais as perspetivas para a resolução do problema”, referiu Sandra Cardoso, adiantando que a questão será apresentada ainda esta semana.
A Lusa questionou o Instituto da Segurança Social, mas ainda não obteve qualquer resposta.
Fonte: 24.sapo.pt Link: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/onde-o-vou-deixar-pai-entra-em-greve-de-fome-por-falta-de-vaga-para-filho-com-autismo?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques