Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Deficientes: Mais de 2.500 já assinaram petição em defesa da manutenção do regim  (Lida 608 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Deficientes: Mais de 2.500 já assinaram petição em defesa da manutenção do regime fiscal no IRS



Mais de 2.500 pessoas já assinaram a petição pública em defesa da manutenção do regime fiscal que permite deduzir no IRS as despesas com saúde e educação de cidadãos com necessidades educativas especiais, deficiência ou incapacidade.

A petição tem dois objetivos principais, um deles “criar consciência na sociedade portuguesa para a problemática da deficiência em Portugal, isto porque o apoio atualmente existente é manifestamente insuficiente para o tipo de necessidades que estes cidadãos e as suas famílias têm”, explicou à agência Lusa Sara Martins, da direção da Dar Resposta, um movimento de pais, familiares e amigos de cidadãos com deficiência, que impulsionou esta recolha de assinaturas.

O outro objetivo prende-se com o facto de o 'memorando de entendimento' assinado entre o Estado português e a 'troika' estrangeira ser “omisso no que se refere à deficiência”.

O Governo e a 'troika' constituída pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia assinaram um acordo para uma ajuda externa a Portugal de 78 mil milhões de euros.

“Quisemos alertar a sociedade em geral e a classe política em especial para esta necessidade de, pelo menos, no mínimo, manter-se o atual regime de deduções fiscais para os cidadãos c om necessidades educativas especiais, deficiência ou incapacidade”, disse Sara Martins.

A dirigente da Dar Resposta sublinhou que “as pessoas terão que entender as alterações profundas que uma medida destas, a confirmar-se, vai ter no panorama atual destas famílias”.

“O atual regime fiscal é o que nós queríamos que no mínimo se mantivesse”, disse, explicando que este “permite a dedução de 30 por cento do valor total das despesas com Saúde e Educação” e “os cidadãos com incapacidade superior a 60 por cento, desde que reconhecida por junta médica, têm uma majoração adicional”.

A Dar Resposta receia que, 'através deste documento da 'troika', este regime seja suspenso e o que está previsto para as despesas de saúde e de educação, de uma forma geral, venha a afetar muitas e muitas famílias”.

A petição pública em defesa da manutenção do regime de deduções fiscais, em sede de IRS, relativo às despesas de saúde e educação de cidadãos com necessidades educativas especiais, deficiência ou incapacidade, foi disponibilizada online no domingo e até às 18:15 de hoje reuniu 2.555 assinaturas.

Para que uma petição seja apreciada na Assembleia da República precisa de reunir, pelo menos, quatro mil assinaturas.

Lusa
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo