Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta‘Velhinho’ SC Vianense é cada vez mais jovialCentro Cultural de Viana do Castelo recebe Final Four da Taça de Portugal de voleibol de seniores masculinos
Braga
2024-03-18 às 10h14

Instituição, sediada em Gualtar, assinou acordo de cooperação com a Segurança Social que lhe permite alargar para de 38 para 50 pessoas a resposta do serviço de assistência pesssoal.
O Instituto da Segurança Social, através do Centro Distrital de Braga da Segurança Social e a AVI – Associação Vida Independente assinaram um acordo de cooperação, que permitirá ao CAVI - Centro de Apoio à Vida Independente, sediado em Gualtar, desenvolver actividades de Serviço de Apoio à Vida Independente.
Ao abrigo deste acordo, o CAVI da AVI alarga a sua capacidade de resposta para 50 pessoas com deficiência ou incapacidade do distrito de Braga.
O CAVI da AVI completou cinco anos de funcionamento em Fevereiro passado, tendo nestes cinco anos funcionado como projecto-piloto.
Este acordo de cooperação transforma o projecto-piloto na resposta social SAVI, cumprindo-se assim uma promessa de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão.
Recorde-se que os CAVI disponibilizam um serviço de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade em actividades nos domínios da higiene, alimentação e cuidados pessoais, no apoio em assistência doméstica, no apoio em deslocações, no apoio em contexto laboral, no apoio à frequência de formação profissional, no apoio em cultura, lazer e desporto, entre outros, através da disponibilização de assistentes pessoais.
Para Manuela Costa, presidente da Direcção da AVI, a assinatura deste acordo de cooperação é a concretização de um objectivo há muito esperado, não só pela AVI mas também pelos destinatários e pelos assistentes pessoais. Permitirá que tanto destinatários como assistentes pessoais possam organizar as suas vidas de uma forma mais estável e segura.
Manuela Costa aproveitou a oportunidade para agradecer a João Ferreira, director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, “toda a sua disponibilidade e colaboração, num processo em que se empenhou desde a primeira hora”.
Fonte:
https://www.correiodominho.pt/noticias/associacao-vida-independente-alarga-capacidade-de-resposta/151168