iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  (Lida 8004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sardinha

 
Albufeira assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
 


FP - diariOnline  18 Nov 2017 11:00 Sociedade

O Município de Albufeira organizou para o próximo dia 4 de dezembro, uma Palestra Motivacional no seguimento das celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que irá contar com a colaboração da jornalista Mafalda Ribeiro e do ator Paulo Azevedo.

Para assinalar esta data comemorativa, Mafalda Ribeiro, com o tema “Por cada volta um obrigado” e Paulo Azevedo com “A palavra é superação”, irão apresentar algumas histórias inspiradas nas suas vidas reais, com as quais pretendem consciencializar os seus convidados acerca dos assuntos relativos à deficiência, mobilizando a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Esta iniciativa procura demonstrar que a deficiência não pode ser vista como uma barreira social e que é necessário eliminar a desigualdade e promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.

A palestra irá decorrer entre as 10h00 e as 13h00 num hotel da cidade e é dirigida a pessoas de todas as idades. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, que deverá ser feita através do telefone: 289 599 684 ou pelo e-mail: solange.azevedo@cm-albufeira.pt, de segunda à sexta, entre as 9h00 às 17h00.


Fonte: https://regiao-sul.pt/2017/11/18/sociedade/albufeira-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/399971
« Última modificação: 27/11/2017, 15:13 por migel »
 

Offline Pantufas

 
Mealhada celebra Dia Nacional das Pessoas com Deficiência
23 Nov 2017

Galerias Relacionadas:

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência será comemorado pela Câmara Municipal da Mealhada e pela APPACDM - Centro de Santo Amaro - Casal Comba, com cultura e desporto para os utentes desta instituição que, em simultâneo, comemora o seu 10º aniversário.

As comemorações incluem dois momentos distintos: um espetáculo inclusivo, no dia 1 de dezembro, que será “uma viagem por diferentes artes”, e um dia desportivo, a 9 de dezembro, em que os utentes do Centro de Santo Amaro se juntarão a atletas de hóquei em patins, de futsal e de basquetebol – de diversos clubes federados do concelho da Mealhada -  para um dia diferente.

O “Espetáculo para todos”, no Cineteatro Municipal Messias, vai colocar em palco os jovens do Centro de Santo Amaro. Primeiro, com o grupo E-drama, que apresentará a peça “A Volta ao mundo em 80 dias”, depois num espetáculo de dança, com o Grupo de Expressão Corporal da instituição. A estes juntar-se-ão cantores, músicos, bailarinos e mágicos que, de alguma forma, estão ligados ao Centro de Santo Amaro (ver programa). A apresentação estará a cargo da atriz Isabel Medina, que aceitou conduzir o espetáculo gratuitamente.

A iniciativa agendada para dia 9 de dezembro “Desporto para todos” conta com a colaboração do Hóquei Clube da Mealhada, do Atlético Clube do Luso e do Centro Recreativo de Antes.

Os bilhetes para o espetáculo são gratuitos, mas deverão ser reservados junto do Setor de Ação Social da Autarquia (231 281 204/ 969 7101 62) ou do Centro de Santo Amaro (231 201 451).

Programa:

1 de dezembro, no Cineteatro Messias: “Espetáculo para todos”, com a Orquestra Desigual da Bairrada, Cláudia Alves, E-drama – Centro de Santo Amaro- Peça “A volta ao mundo em 80 dias”, Escola de Bailado de Anadia, Momento de magia, Coro da Oficina de Música da EB2/3 da Mealhada, Ana Almeida e Emanuel Ortet.

 9 de dezembro, nos Pavilhões Municipal da Mealhada e Luso: “Desporto para todos”, com o Hóquei Clube da Mealhada – Hóquei em patins, Atlético Clube do Luso – Futsal e Centro Recreativo da Antes - Basquetebol.


Fonte: http://www.jornaldamealhada.com/noticias/show.aspx?idioma=pt&idcont=7327&title=mealhada-celebra-dia-nacional-das-pessoas-com-deficiencia
 
 

Online migel

 
Portalegre: APPACDM promove II Semana dedicada à Inclusão na deficiência com um programa recheado de atividades e a inauguração da “Loja Presente´Arte”


Publicado em 27-11-2017

Foto de Rádio Portalegre.A APPACDM de Portalegre promove a partir de hoje a II Semana dedicada à Inclusão na deficiência, que pretende comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se assinala a 3 de dezembro.

Dedicadas à comunidade e realizadas pelos utentes da APPACDM, o programa da semana para a inclusão é recheado de atividades inclusivas, destacando-se a inauguração de uma exposição, a decoração de uma árvore de natal no Mercado Municipal, desporto, voluntariado e ainda a abertura da “Loja Presente´Arte”, com produtos de natal feitos por pessoas com deficiência.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, Liliana Gonçalves técnica do Centro de Atividades Operacionais da APPACDM, sublinhou a importância da iniciativa, referindo que a realização desta semana pretende “ajudar na sensibilização da comunidade para a inclusão”.

As atividades terminam dia 4 de dezembro com a participação dos utentes da APPACDM no Special Ski em Manteigas.

(Susana Mourato)


Fonte: http://www.radioportalegre.pt/index.php/8-radio/8396-portalegre-appacdm-promove-ii-semana-dedicada-a-inclusao-na-deficiencia-com-um-programa-recheado-de-atividades-e-a-inauguracao-da-loja-presente-arte.html
 

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #3 em: 27/11/2017, 15:16 »
 
Município Saúda O Dia Internacional Da Pessoa Com Deficiência


Distritonline
26 novembro 2017
 

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 22 de novembro, uma Saudação que evoca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pelas Nações Unidas e assinalado a 3 de dezembro.

Transcreve-se, abaixo, o texto integral da Saudação:

«As Nações Unidas assinalam desde 1992 o dia internacional da pessoa com deficiência, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Apesar dos progressos legislativos e nas mudanças de pensamento universal, ainda são muitos os fatores de exclusão das pessoas com deficiência. Neste dia é importante salientar, dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência nas várias esferas da vida, ajudando assim a alcançar um desenvolvimento inclusivo, sustentável e igualitário em todo o mundo.

No sentido de diminuir a exclusão da pessoa com deficiência, o atual governo tem dado largos passos na valorização e a maior integração das pessoas com deficiência. Em agosto deste ano aprovou a criação da Prestação Social para a Inclusão, o decreto-lei que cria o Modelo de Apoio à Vida Independente, o decreto-lei das Acessibilidades, diploma sobre o Sistema Braille vigente em Portugal e um decreto-lei que alarga as situações de atribuição do cartão de estacionamento a pessoas com deficiência ou incapacidade.

A Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão ordinária, em 22 de Novembro de 2017:

Saúda as diligências desenvolvidas pelo atual governo para a maior integração, qualidade de vida e igualdade da pessoa com deficiência.
Saúda as IPSS´S e Associações que desenvolvem trabalho na área da deficiência do nosso concelho e que são um alicerce fundamental para o combate à exclusão».
 

Fonte: http://www.distritonline.pt/sociedade/1614-municipio-sauda-o-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia
 

Offline Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #4 em: 28/11/2017, 20:08 »
 
Bragança: Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Agência Ecclesia 27 de Novembro de 2017, às 15:42
       
Bragança, 27 nov 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai celebrar, dia 03 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que pretende “promover e defender” a dignidade destas pessoas.

“Aproveitar as multiformes riquezas humanas e espirituais da pessoa com deficiência” e “promover e defender a dignidade da pessoa com deficiência” são os objetivos estabelecidos para a comemoração na diocese transmontana, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Do programa constam atividades “variadas e interessantes” que procuram “ir de encontro a todos os públicos e a todas as idades com relevo para a participação das pessoas com deficiência, familiares, amigos e cuidadores”, realça o comunicado.

“E se fosse contigo?” é um alerta para a consciencialização sobre a integração e participação das pessoas com deficiência na vida da sociedade e o exercício pleno dos seus direitos humanos.

A culminar este programa, no dia 13 de dezembro, na Igreja de São Bento, em Mirandela, a celebração da eucaristia de Natal vai ser presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, e “dinamizada especialmente pelas pessoas com deficiência, na música, no serviço ao altar, na liturgia da palavra, na apresentação das oferendas, na ação de graças, como exemplo de participação para todas as Unidades Pastorais”, sublinha a nota.

LFS


Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/braganca-comemoracao-do-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia/
 

Offline Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #5 em: 28/11/2017, 20:15 »
 
Município celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com programa de Natal inclusivo


FOTO: LUÍS FILIPE COITOTERÇA, 28 NOVEMBRO 2017

O Município de Leiria vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra no domingo, com a inauguração de uma pista inclusiva e com um vasto programa de actividades inclusivas, que vão integrar as iniciativas do evento 'Leiria Cidade de Natal'. Na sessão de apresentação, que teve ontem lugar na Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, vereadora com os pelouros do Desenvolvimento Social e das Acessibilidades pa­ra Pessoas com Mobilidade Reduzida, recordou que, no ano passado, “as comemorações nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência decorreram em Leiria, e isso foi algo que deu uma grande motivação ao município para continuar a trabalhar no sentido da inclusão”.


Fonte: http://www.diarioleiria.pt/noticia/26454
 

Offline salgado18

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #6 em: 28/11/2017, 20:26 »
 
GUIMARÃES COMEMORA DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


SOCIEDADE27 DE NOVEMBRO, 2017 16:28
Guimarães assinala a partir desta terça-feira o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O programa tem início com um espectáculo marcado para o Centro Cultural de Vila Flor, às 10h00. Um espectáculo que contará com os contributos da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela, CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Cercigui e agrupamentos de escolas de Abação, Abel Salazar, Fernando Távora e João de Meira.
As comemorações vão prolongar-se até 11 de Dezembro, Sob o lema “Por uma Sociedade Inclusiva e Sustentável”.


Fonte: http://www.guimaraesdigital.com/noticias/70396/guimaraes-comemora-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia
 

Offline Oribii

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #7 em: 30/11/2017, 11:05 »
 
Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência decorrem em Rio Maior
 
 quarta, 29 novembro 2017
encontro pessoa deficiente


A cidade de Rio Maior vai ser palco na segunda-feira, 4 de dezembro, das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa das Plataformas Supraconcelhias da Rede Social da Lezíria e Médio Tejo em parceria com várias entidades.

As atividades desportivas decorrem durante a manhã, a partir das 10 horas, no Pavilhão Multiusos, com o apoio da Câmara Municipal de Rio Maior e Desmor, EM, SA.


Fonte: http://www.rederegional.com/index.php/sociedades/20745-comemoracoes-do-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-decorrem-em-rio-maior
 

Offline 100nick

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #8 em: 30/11/2017, 15:32 »
 
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com desporto no Sabugal

30 nov 2017 10:12
MadreMedia / Lusa
Atualidade
Sabugal Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 Atividades assinalam Dia da Pessoa com Deficiência em Évora



Durante a manhã, no Pavilhão e nas Piscinas Municipais, decorrerão diversas atividades desportivas e, durante a tarde, na Biblioteca Municipal, serão apresentados os livros "Dicionário Beirão" e "Personagens e coisas de lá longe e arredores", da autoria de dois jovens escritores descendentes do concelho do Sabugal.

As comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência são promovidas pela autarquia do Sabugal em colaboração com a Associação Cristã Paz e Bem - Obra Social Padre José Miguel e a União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António.


Fonte: http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-assinalado-com-desporto-no-sabugal
 

Offline 100nick

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #9 em: 30/11/2017, 15:34 »
 
Atividades assinalam Dia da Pessoa com Deficiência em Évora

30 nov 2017 10:42
MadreMedia / Lusa

Évora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Uma feira com diversos produtos e um ateliê de língua gestual são algumas das atividades que vão decorrer em Évora, entre segunda e quinta-feira, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
 


O programa, organizado pela câmara e organizações de apoio à pessoa com deficiência e incapacidade do concelho, começa com a Feira de Produtos das Associações, na Praça do Giraldo, na segunda-feira.

Até quinta-feira, em diversos locais da cidade, vão ter lugar a ação “Vivenciar Realidades”, com um filme e debate, um ateliê de língua gestual, uma tarde de animação na discoteca, um convívio entre famílias com crianças e jovens com deficiência e incapacidade e a apresentação de uma mostra de vídeo e/ou fotografia para os alunos de 3.º ciclo e secundário.


Fonte: http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/atividades-assinalam-dia-da-pessoa-com-deficiencia-em-evora
 

Offline Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #10 em: 30/11/2017, 21:37 »
 
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



Comemora-se a 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e de mobilizar a defesa pela dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência.

Em cada ano as comemorações baseiam-se num tema diferente. Em 2017 o tema da ONU é "Transformação para uma Sociedade Sustentável e Resiliente para Todos"

Este ano o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em dois momentos.

No dia 3 de dezembro, o INR associa-se à Câmara Municipal de Lisboa, à ADFA, APD, APPACDM Lisboa, AFID, CERCI Lisboa, CNAD, FPDA, Fundação Liga, LEQUE, SPEM e ao Centro Colombo para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com vários eventos.

Durante a manhã o INR estará na praça central do Centro Colombo, a dinamizar atividades lúdicas, de sensibilização à temática da deficiência, para miúdos e graúdos. O programa deste dia integra atividades de teatro, dança e música. Junto à Árvore de Natal, crianças e famílias podem conhecer o sistema Braille através de um jogo e cantar as tradicionais canções da época em Língua Gestual Portuguesa.

Na segunda-feira, dia 4 de dezembro, o INR assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um programa que decorrerá no período da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, no auditório do Citeforma, em Lisboa.

O evento contará com a intervenção da Sra. Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Num primeiro momento, teremos a entrega solene dos Prémios do INR: o Cartaz 3 de dezembro, Prémio Eng.º Jaime Filipe e Prémio Maria Cândida da Cunha. E, para fechar, teremos um momento musical com o Coro Mãos que Cantam, Sérgio Peixoto & Banda Jorge Palma.


INR
 

Offline Raposa

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #11 em: 01/12/2017, 19:39 »
 
Igreja: Dia Mundial da Pessoa com Deficiência apela a uma «sociedade disponível e aberta a incluir»

https://www.youtube.com/watch?time_continue=684&v=-R94M0pteDg
Agência Ecclesia 01 de Dezembro de 2017, às 07:24       

Isabel Vale, responsável por este setor pastoral a nível nacional, coloca tónica no acolhimento

Lisboa, 01 dez 2017 (Ecclesia) – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o lema ‘E se fosse consigo’, vai ser celebrado este domingo, sublinhando a importância de defender e promover a dignidade e as riquezas humanas e espirituais destas pessoas.

Em entrevista ao Programa ECCLESIA, Isabel Vale, do Serviço Nacional da Pastoral a Pessoas com Deficiência, realça que em primeiro lugar a sociedade deve olhar para esta realidade como algo que merece a melhor colaboração e atenção de todos.

“A primeira questão é esta, vamos acolhê-lo! E depois perceber o que é preciso adaptar, o que é preciso fazer. A sociedade estar disponível e aberta para incluir, e disponível para perceber as pessoas com deficiência, que são muito mais do que a deficiência que nos mostram”, realça aquela responsável.

Em causa não estão apenas questões estruturais, como quebrar as barreiras arquitetónicas que dificultam o quotidiano de muitas pessoas com deficiência, bem como quebrar os estigmas sociais, os preconceitos que existem em relação à inclusão destas pessoas.

Carmo Perestrelo Diniz, que convive de perto com esta temática na sua família, realça os “desafios que se colocam”, sobretudo “na paróquia, na escola ou nos grupos de amigos, em função da idade e da situação em que a pessoa com deficiência está”.

“Todos nós estranhamos o que é diferente. O estigma talvez não seja a palavra certa, mas talvez a estranheza. Porque quando se conhece a pessoa com deficiência, percebemos que ela é extremamente eficiente, e não deficiente como se diz, e que tem imenso para contribuir”, realça esta mãe de cinco filhos, entre os quais um filho adotivo, o Bernardo, que tem “deficiência profunda”

O Bernardo “tem 99 por cento de incapacidade, não anda, não fala, não vê”, e tem constituído para os pais “uma descoberta” e “um desafio”.

“Tem sido extraordinário conhecer a pessoa que ele é, para além da dificuldade que tem em comunicar ou em fazer o que nós entendemos como sendo as coisas normais do dia-a-dia”, conta Carmo Perestrelo Diniz, para quem a sociedade tem de tirar “mais tempo” para conhecer as pessoas com deficiência, não julgar à partida como muitas vezes acontece.

 “Se dermos tempo, se dermos atenção à pessoa com deficiência, vamos encontrar uma pessoa extraordinária, como é próprio de qualquer ser humano”, acrescenta.

Para Isabel Vale, o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência que se vai assinalar este domingo, com a chancela da ONU, deve também colocar às comunidades cristãs, à Igreja Católica, o desafio de “ouvir” quem lida diariamente com a deficiência, a começar pelas famílias, de modo a facilitar a integração de todos.

“Nós temos medo das dificuldades mas podemos receber aquilo que é a mensagem, aquilo que as pessoas nos dizem, as famílias, na catequese, como lidar e depois acompanhar”, completa aquela responsável.


Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/igreja-dia-mundial-da-pessoa-com-deficiencia-apela-a-uma-sociedade-disponivel-e-aberta-a-incluir/
« Última modificação: 01/12/2017, 19:55 por salgado18 »
 

Offline salgado18

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #12 em: 01/12/2017, 19:48 »
 
No domingo, pessoas com deficiência viajam 'de borla' com a CP


Também os acompanhantes poderão viajar sem custos no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

 No domingo, pessoas com deficiência viajam 'de borla' com a CP
© Global Imagens

Notícias ao Minuto
15:14 - 30/11/17 POR GORETI PERA
PAÍS COMBOIOS

 
Pessoas portadores de deficiência poderão viajar gratuitamente, no próximo domingo, nos comboios operados pela CP. A medida visa assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, e é extensível a acompanhantes.

 
Clientes com necessidades especiais que atestem o seu grau de deficiência poderão viajar em qualquer comboio sem qualquer custo, sendo inclusivamente possível fazer viagens de longo curso.

“Trata-se de uma iniciativa que a empresa promove desde 2009, enquadrada nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e que tem por objetivo, alertar para esta causa e mobilizar toda a comunidade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destes cidadãos”, dá conta a CP num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.


Para beneficiar da gratuitidade, acrescenta a Comboios de Portugal, os clientes devem apresentar, numa bilheteira da CP, o atestado de incapacidade multiuso, o cartão de deficiente, ou o cartão de deficiente das Forças Armadas e, caso pretendam viajar nos comboios de Longo Curso, efetuar a respetiva reserva de lugar.

Noticias ao minuto
 

Offline salgado18

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #13 em: 01/12/2017, 19:53 »
 



Vídeo: Nuno Cerqueira

 Braga
O programa passa por «transferir a atividade Saber Fazer do projeto Coração Aki» para o museu.

Nuno Cerqueira

A Câmara de Braga, através do Banco Local de Voluntariado (BLV) de Braga e com a parceria do AKI Braga, vai celebrar no próximo domingo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com uma sessão de bricolagem no Museu dos Biscainhos.

Experimentar bricolagem, e através das dicas de um artesão portador de deficiência, é a atividade proposta e que terá ainda como desafio a construção de um adereço de natal a quem passar das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30 não próximo dia 3 de dezembro.

(Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho na edição de sexta-feira)


Fonte: https://www.diariodominho.pt/2017/11/30/braga-celebra-dia-internacional-do-voluntariado-nos-biscainhos/
 

Offline rui sopas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #14 em: 02/12/2017, 18:04 »
 
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será assinalado com dois espectáculos

O Teatro Baltazar Dias será palco da iniciativa
SANDRA ASCENSÃO SILVA / FUNCHAL / 02 DEZ 2017 / 12:20 H.

 

O Grupo ‘Dançando com a Diferença’ assinala amanhã o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03 de Dezembro) com dois espectáculos no Teatro Municipal Baltazar Dias, inseridos no projecto ENCLUDANÇA: 3º Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade, uma coprodução com a Câmara Municipal do Funchal e com o apoio da Secretaria Regional da Educação.

Desta forma, dois grupos de dança subirão ao palco da principal casa de espectáculos do Funchal. Numa primeira parte, o grupo ‘Em Movimento’ do Centro de Reabilitação de Ponte de Lima (da APPACDM) sobre ao palco pelas 21 horas com o espectáculo ‘CreSer’, numa colaboração de diversos artistas entre eles Andreia Alpuim, Francisco Brás e Henrique Amoedo. O grupo amador composto por elementos com e sem deficiência abrilhantará a noite com uma performance onde todas a heterogeneidade do seu elenco, todas as suas semelhanças e diferenças estarão juntas em palco unidas pela dança. Conceição Cunha, directora do grupo fala da dança como “uma arte que através da individualidade do movimento une, aproxima, cria, transforma e dá certeza ao Ser e força ao seu trabalho”.

A segunda parte do espectáculo está reservada para o grupo Dançando com a Diferença – Sénior / Ginásio de São Martinho que vão estrear uma coreografia de Natércia Kuprian e Telmo Ferreira num trabalho denominado ‘Garanito: Histórias e Memórias’.

É entre as histórias e memórias que este grupo de intérpretes seniores do ‘Dançando com a Diferença’ buscarão dentro das suas particularidades a união sob uma coreografia que explora o seu passado e as suas vivências, fazendo-lhes recordar os tempos em que bordavam em família, numa época que, embora hoje pareça distante, aquecerá o coração e emocionará muitos madeirenses.

Com foco no ponto de bordado tradicional madeirense, o garanito, esta coreografia surge de um trabalho de recolha de depoimentos e troca de histórias entre os membros deste grupo sénior e os coreógrafos, que imergindo nos discursos ora felizes e cheios de orgulho, ora emocionados e cheios de saudade, descobriram em conjunto os momentos de horas passadas a bordar ao som das músicas de antigamente, horas essas que revelariam um ponto partida para esta criação que levará o publico madeirense a conhecer uma das formas de autorrepresentação deste grupo muito peculiar.

Amanhã, 3 de Dezembro, ‘Dia Internacional das Pessoas com Deficiência’, não haverá argumentos para não usufruir de um noite de espectáculos carregados de emoção e nostalgia, às 21 horas no Teatro Municipal Baltazar Dias.


Fonte: http://www.dnoticias.pt/madeira/dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-sera-assinalado-com-dois-espectaculos-AX2440046
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo