iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Comemorações do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência 2021  (Lida 5336 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Comemorações do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência 2021
Atualizado: 18/11/2021


Fonte imagem: inr.pt

A Comissão Europeia em parceria com o European Disability Forum vai realizar o Dia Europeu das Pessoas com Deficiência 2021, nos dias 2 e 3 de dezembro via online.

A conferência deste ano reunirá decisores, especialistas de alto nível e defensores da deficiência para discutir os desafios atuais, especificamente o acesso à saúde e a transformação digital.
A conferência de 2021 terá ainda foco nas experiências e necessidades das crianças com deficiência. Serão delineadas as iniciativas a nível da União Europeia (UE) para a realização dos seus direitos e redução da pobreza e da exclusão social de todas as crianças na UE.

No dia 3 de dezembro haverá a Cerimónia da entrega do 12º Prémio Access City 2022 que visa recompensar as cidades que estão fazendo esforços contínuos para se tornarem mais acessíveis para pessoas com deficiência e idosos.

O evento é online e a participação na conferência é por convite, mas o evento será transmitido ao vivo em inglês em que será disponibilizada uma versão acessível após o evento.

Mais informações e inscrições pode aceder por este link: https://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=en&catId=1137&eventsId=1919&furtherEvents=yes



Fonte: inr.pt           Link: https://www.inr.pt/noticias-eventos/-/journal_content/56/11309/642751
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, Sininho, casconha

Online migel

 
Almada assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (que se comemora a 3 de dezembro), a Câmara Municipal promove, de 18 de novembro a 31 de dezembro, um programa que inclui ciclo de webinares, debates, exposição, ciclo de cinema, hora do conto e Quizz online.


Estas iniciativas pretendem motivar e mobilizar a comunidade para assuntos relacionados com a deficiência e para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

A APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, promove nos dias 18, 24 e 30 de novembro e 6 de dezembro, entre as 18h30 e as 20h, um Ciclo de Webinares no âmbito das Pessoas com Deficiência: Sexualidade na Deficiência (dia 18), Suporte ao Cuidador: Apoios Sociais & Desafios Emocionais da Prestação de Cuidados (dia 24), Vida Independente: Desafios & Oportunidades (dia 30), Desporto Inclusivo: O contributo da APCAS (dia 6). A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

De 3 a 31 de dezembro, pode visitar a exposição Arte e Criatividade, na Oficina de Cultura, que reúne trabalhos de artistas e instituições. Esta iniciativa pretende contribuir para a valorização e promoção da cultura, no domínio das Artes Plásticas, junto de pessoas com necessidades especiais e/ou portadoras de deficiências.

 
Cinema, debates, quizz e hora do conto

De 2 a 4 de dezembro, às 21 horas, é apresentado o Ciclo de Cinema sobre a Deficiência, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça: Um novo caminho (dia 2), A força do amor (dia 3) e Vermelho com o céu (dia 4).

O Núcleo da Margem Sul da Pais Em Rede dinamiza, nos dias 20 e 21 de novembro, no Solar dos Zagallos, na Sobreda, debates com vários oradores sobre as temáticas da Terapia da Fala, da Inclusão no Mercado de Trabalho, Epilepsia e Inclusão Social na Deficiência, e uma hora do conto – Leitura de 2 livros da coleção dos Meninos Especiais para os mais novos.

Também os direitos humanos estarão em destaque dia 2 de dezembro no Quizz online, promovido pela Associação Inovar Autismo e dirigido aos jovens entre os 14 e os 18 anos.

 

Consulte aqui:   https://www.cm-almada.pt/sites/default/files/2021-11/Programa%20do%20Dia%20Internacional%20das%20Pessoas%20com%20Defici%C3%AAncia%202021.pdf   o programa completo das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2021 em Almada[/size]


Fonte: INR
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Nandito

Offline rodrigosapo

 
Viagens gratuitas nos comboios da CP para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Atualizado: 26/11/2021


Uma vez mais a CP - Comboios de Portugal associa-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no próximo dia 3 de Dezembro, com o objetivo principal de contribuir para uma maior sensibilização para os assuntos relacionados com esta causa e mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência.

Neste dia, os clientes com necessidades especiais, e respetivo acompanhante, poderão viajar gratuitamente nos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regional e InterRegional e comboios urbanos.

Para beneficiar da gratuitidade, os Clientes devem apresentar, numa bilheteira da CP, o atestado de incapacidade multiuso, o cartão de deficiente, o cartão de deficiente das Forças Armadas ou o cartão de deficiente emitido por Associações, bem como efetuar a sua reserva de lugar, caso pretendam viajar nos comboios de longo curso.

Caso necessitem de assistência no embarque ou no desembarque, devem requisitar o SIM-Serviço Integrado de Mobilidade, com 12 horas de antecedência, pelo telefone 808 100 746 ou via Formulário de Requisição SIM. Este serviço é especialmente dirigido a pessoas que, por razões de saúde, idade ou invalidez, tenham dificuldades de mobilidade.

Mais informações em Clientes com Necessidades Especiais.

Recorde-se que o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., e a CP - Comboios de Portugal, E.P.E., estabeleceram, em março de 2016, condições tarifárias especiais para as pessoas com deficiência que decidam viajar nos comboios da CP.


INR
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho, Nandito

Offline rodrigosapo

 
Associação Algarvia assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com Enculturser

Por Sul Informação • 28 de Novembro de 2021 - 16:31
Evento vai realizar-se no IPDJ, em Faro


A Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM) vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro, com o Enculturser, um evento que irá decorrer no IPDJ, em Faro e que vai refletir sobre a Arte e a Cultura como instrumentos de inclusão social.

Segundo a Associação Algarvia, «o EnculturSer, surge no âmbito de um projeto apoiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação) que visa a promoção da inclusão social e a educação para a cidadania. Através da pintura, música, teatro e dança pretendemos promover as capacidades expressivas dos nossos jovens, enriquecendo o seu reportório de experiências e saberes».

O evento começa com um espetáculo, no IPDJ de Faro, às 10h30. Haverá um momento musical, «no qual os nossos jovens irão interpretar algumas músicas do seu agrado», segue-se uma coreografia, «onde a dança contemporânea toma conta dos corpos das nossas bailarinas», e, para fechar, haverá uma encenação do Big Show CAO, «com artistas ilustres de várias áreas do mundo da televisão e do imaginário de todos nós».

Este será, segundo a AAPACDM, «o ponto alto do projeto», com a «apresentação deste trabalho desenvolvido à comunidade».

Da parte da tarde, haverá um debate que terá como tema central a cultura e a arte como veículo de inclusão.

A abertura ficará a cargo de Jorge Leitão, presidente da Associação Algarvia, Adriana Nogueira, diretora regional da Cultura do Algarve e Margarida Flores, diretora distrital do Instituto da Segurança Social.

Está ainda agendada uma mesa-redonda com o título “Cultura e a Arte como veículo de Inclusão” moderada por Anabela Afonso, chefe de divisão da Divisão de Promoção e Dinamização Cultural.

Para debater este tema, marcarão presença Catarina Bernardino, professora de Teatro, Cátia Valente, professora de Música, Jaqueline Onofre, artista plástica e Maria Ramos, professora de Dança.

O grupo de Teatro da Crinabel também se irá juntar à conversa através de videoconferência.


O evento termina uma Exposição de Pintura com o tema “Cor” «onde estas se misturam de forma harmoniosa em várias telas, realizadas pelos nossos artistas».

A entrada é gratuita.




Fonte: https://www.sulinformacao.pt/2021/11/associacao-algarvia-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia-com-enculturser/
 
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho, Nandito

Offline rodrigosapo

 
Portimão assinala Dia das Pessoas com Deficiência



Portimão assinala Dia das Pessoas com Deficiência
DL - diariOnline 28 Nov 2021 11:00 Sociedade

O Município de Portimão vai assinalar de forma especial o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro.

Na ocasião vai haver a realização do Encontro Boas Práticas, cujo principal objetivo passa «pela motivação para uma maior compreensão desta questão social, e a leitura de contos para os mais pequenos na Quinta Pedagógica», esclarece o executivo portimonense.

 
A autarquia adianta ainda que a ideia é «sensibilizar para a diferença e a promoção de comportamentos justos, respeitadores e igualitários».


Fonte; https://regiao-sul.pt/2021/11/28/sociedade/portimao-assinala-dia-das-pessoas-com-deficiencia/561079








 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho, Nandito

Offline rodrigosapo

 
Vila Verde promove semana de atividades para assinalar Dia da Pessoa com Deficiência

João Antunes e Jéssica Pontes vencem 7.ª Meia Maratona de FamalicãoVitória SC com dez cai no Dragão
Vila Verde promove semana de atividades para assinalar Dia da Pessoa com Deficiência
Cávado


Lançamento do livro “Histórias comidas: Eu Consigo!” e do selo “Empresas e Entidades Inclusivas” marcam programa de atividades



O Município de Vila Verde promove, a partir de segunda-feira, uma semana de atividades dedicadas a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reforçando a estratégia de parceria e cooperação para a inclusão e valorização social das pessoas com deficiência.

O lançamento de um livro desenvolvido pelos utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que foram os autores de ilustrações que permitem ler e contar histórias, marca o programa, que envolve diversos espaços e instituições.

 
A Escola Secundária de Vila Verde acolhe na segunda-feira, às 10h00, a projeção do filme “Campeones”, de Javier Gutiérrez, seguindo-se um programa na Rádio Voz do Neiva – “CLDS com Voz” –, com a participação do Lar Residencial e CAO da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e o Complexo local da APPACDM de Braga.

Estas instituições estarão novamente juntas na terça-feira, para uma ação de sensibilização da comunidade para as questões da inclusão das pessoas com deficiência, com a distribuição de crachás à população

 
Na quinta-feira, será a vez de envolver o setor económico e empresarial na causa da inclusão social, com o lançamento do selo “Empresas e Entidades Inclusivas”, numa cerimónia que terá lugar às 11h00, na Casa do Conhecimento, onde será ainda apresentado o vídeo Alta Promoção”.

“Histórias comidas: Eu Consigo!” é a obra a apresentar na sexta-feira, 3 de dezembro, num momento alto do programa que marca a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 
Num trabalho orientado pela professora de educação visual Mi Maria Martins, o livro desenvolve-se com desenhos, sendo cada um adaptado à palavra, ao texto que cada “leitor” pretende construir.

Numa iniciativa do complexo de Vila Verde da APPACDM, a edição do livro “Histórias comidas: Eu Consigo!” pretende partilhar um meio facilitador para a inclusão, em função das necessidades, capacidades e nível de funcionalidade de cada ‘leitor’.

“Desenhado” de forma ajustada à população com deficiência intelectual, o livro contribui opara “minimizar a frustração, aumentar a autoestima e a motivação das pessoas com dificuldades em aceder aos livros da forma convencional.



 Fonte: https://correiodominho.pt/noticias/vila-verde-promove-semana-de-atividades-para-assinalar-dia-da-pessoa-com-deficiencia/134613

 
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho, Nandito

Online migel

 
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho

Online SLB2010

 
Caminhada noturna assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Amarante

JOSÉ ROCHA

28-11-2021


ACercimarante e a Câmara Municipal de Amarante formaram uma parceria para, a 3 de dezembro, assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência através de um “Roteiro Cultural e Desportivo Inclusivo”. A atividade consiste numa caminhada noturna pelas principais artérias da cidade, que se destina não só à população apoiada pela cooperativa, mas também à comunidade local.

O ponto de encontro é a Alameda Teixeira de Pascoaes e a partida está agendada para as 20h30. Até à meta, os participantes podem contar com a animação proporcionada por diversas associações concelhias, num percurso que atravessa o Largo de São Gonçalo, a Rua Cândido dos Reis, a Avenida 1.º de Maio, a Ponte Nova, o Largo Conselheiro António Cândido, a Rua 31 de Janeiro, a Ponte de São Gonçalo e a chegada à Alameda Teixeira de Pascoaes.

Os/as participantes podem contribuir com donativos, que reverterão em alimentos para serem, posteriormente, entregues a famílias mais vulneráveis identificadas pela Rede Social de Amarante.


"Motivar a comunidade local para uma maior compreensão da deficiência e incapacidade e a mobilização para a defesa da igualdade, dignidade, direitos e bem-estar da população com deficiência e incapacidade" são os objetivos definidos pela Cercimarante para a iniciativa.

Este “Roteiro Cultural e Desportivo Inclusivo”, que integra a Campanha “Amarante de Igual para Igual”, promovida pelo Município de Amarante, irá encerrar esta iniciativa, que decorre desde o dia 22 de outubro.


Fonte: https://averdade.com/tamega-e-sousa/amarante/2021-11-28-Caminhada-noturna-assinala-Dia-Internacional-da-Pessoa-com-Deficiencia-em-Amarante-7c03f354
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho

Online SLB2010

 
Igreja/Deficiência: «Só estamos completos quando estiverem todos», diz coordenadora do Serviço Pastoral do Patriarcado de Lisboa
Nov 28, 2021 - 9:30

Carmo Diniz sublinha necessidade de superar barreiras e promover acessibilidades a todos os níveis


Foto: RR/Miguel Rato

Lisboa, 28 nov 2021 (Ecclesia) – A coordenadora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa afirmou a necessidade de superar barreiras e promover acessibilidades, para que as comunidades católicas e as sociedades incluam todos.

“Nos últimos anos tem havido uma evolução muito grande na vontade da inclusão e no reconhecimento de que nós como comunidade só estamos completos quando estiverem todos”, referiu Carmo Diniz, em declarações à Agência ECCLESIA e Renascença.

A convidada da entrevista semanal conjunta, emitida e publicada ao domingo, sustenta que todos precisam das pessoas com deficiência e do seu contributo.

“Ficamos melhor se estivermos todos juntos, e não é só cuidar das necessidades básicas, é ‘viver com’. Viver com as pessoas, todas”, precisa.

Carmo Diniz destaca a dificuldade colocada pelas barreiras arquitetónicas, observando que “se as pessoas não chegam fisicamente aos lugares, mais dificilmente chegarão aos conteúdos e ao coração da Igreja”.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência lançou o projeto da ‘Vigararia Acessível’, para mapear a realidade das várias paróquias.

“Há edifícios e estruturas que já são acessíveis, há outras que não são e podem ser, e outras que não são e não podem ser”, indica a responsável.

Carmo Diniz, mãe de cinco filhos, um deles com 99% de incapacidade, refere que há “vontade de inclusão” e “já se evoluiu muito”, tanto na Igreja, como na sociedade, mas o “não saber como agir” impede muitas vezes o acolhimento.

“Percebo a dificuldade, e há casos mesmo complicados, que precisam de uma atenção especial, de um planeamento e que dão mais trabalho, mas dizer ‘não podemos receber esta pessoa na Igreja’ quase que devia ser proibido”, afirma, sublinhando as várias posições do magistério em favor do acesso das pessoas com deficiência aos sacramentos.

“É possível. O meu filho Bernardo confessa-se, não fala, e tem catequese. É possível e é recomendável”, acrescenta, sublinhando que esse acompanhamento “faz toda a diferença”.

Apontando à celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 dezembro), Carmo Diniz fala das dificuldades do dia a dia e das iniciativas que se têm promovido, para que a inclusão seja cada vez mais uma realidade no Patriarcado de Lisboa, mas recorda aspetos que ainda não estão presentes na prática comum.

“A consciência de que a cadeira de rodas é pertença das pessoas, e não é um objeto disponível para ser utilizado, é uma consciência que não existe”, exemplifica.

A entrevistada considera “muito importante” que a Igreja Católica dê exemplos de inclusão, elogiando o trabalho desenvolvido no Santuário de Fátima com a interpretação das cerimónias litúrgicas em Língua Gestual Portuguesa.

Questionada sobre as principais dificuldades que identifica na sociedade portuguesa, Carmo Diniz realça que o país tem “ótimas leis de acessibilidade” que não se concretizam na vida diária.

“Temos um pensamento bastante evoluído, em relação ao tema da inclusão. Falta a prática”, observa.

Ângela Roque (Renascença) e Octávio Carmo (Ecclesia)



Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/portal/igreja-deficiencia-so-estamos-completos-quando-estiverem-todos-diz-coordenadora-do-servico-pastoral-do-patriarcado-de-lisboa/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho

Online Sininho

 
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Online Sininho

 
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Offline rodrigosapo

 
Jornada debate inclusão das pessoas com deficiência após palavras do Papa
A mensagem do Papa para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala na sexta-feira, 3 de dezembro, vai estar em foco, no dia seguinte, na jornada sobre "Pessoas com


Deficiência em Escuta -- Reflexão -- Oração".

© Reuters

Notícias ao Minuto
12:00 - 29/11/21 POR LUSA

MUNDO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Este encontro -- em formato 'online' -- tem também como pano de fundo o sínodo que será encerrado no Vaticano em outubro de 2023, e que procura a participação de todos os católicos.


"Caminhamos juntos para uma Igreja mais inclusiva, onde cada um (...) seja um, mais presente e incluído", sublinha a organização do encontro de sábado, promovido no âmbito de uma parceria entre a agência Ecclesia e o Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC -- Educris), com o objetivo de debater "a inclusão de pessoas com deficiência".

Na mensagem do Papa para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Papa Francisco alerta que "a discriminação ainda está demasiado presente em vários níveis da vida social" e que se alimenta "de preconceitos, da ignorância e duma cultura que tem dificuldade em compreender o valor inestimável de toda a pessoa: concretamente, o facto de continuar a considerar a deficiência (...) como se fosse uma doença", o que contribui para "estigmatizar" os portadores de deficiência, "mantendo segregada" a sua existência.

"No que diz respeito à vida da Igreja, 'a pior discriminação (...) é a falta de cuidado espiritual' (Evangelii gaudium, 200), que às vezes se manifestou na negação do acesso aos Sacramentos, experimentada infelizmente por alguns de vós. O Magistério é muito claro nisto e, recentemente, o Diretório para a Catequese afirmou de forma explícita que 'ninguém pode recusar os Sacramentos às pessoas com deficiência'", adianta o pontífice.

Na sua mensagem, o Papa dirige-se, também, de modo particular, aos deficientes vítimas de covid-19, em cujas vidas a pandemia "teve e continua a ter repercussões muito duras".

"Refiro-me, por exemplo, à necessidade de permanecer em casa por longos períodos, à dificuldade que muitos estudantes com deficiência têm para aceder aos instrumentos de ensino à distância, aos serviços às pessoas que estiveram longamente interrompidos em vários países, e a muitos outros incómodos que cada um de vós teve de enfrentar", escreve o Papa na sua mensagem, lembrando, ainda, os que vivem "em estruturas residenciais e no sofrimento que implicou a separação forçada" dos familiares e amigos.

Uma reflexão sobre o tema "Caminhamos Juntos em sínodo", pelo assistente nacional do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, padre António Martins, e a apresentação de testemunhos, por elementos da diocese do Porto e do Patriarcado de Lisboa, integram o programa da iniciativa, que decorre entre as 15h00 e as 17h00 -- e cujas inscrições devem ser efetuadas para o email  spastoral.jornadas@gmail.com, para receber o 'link' para participar -, estando o encerramento a cargo do bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, José Traquina.





Noticias ao minuto
 

Online migel

 
Sintra assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


30 novembro 2021
 
A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com a oferta de um postal de natal, pintado por pintores da Artistas Pintores com a Boca e o Pé, aos visitantes do Reino de Natal, durante o fim de semana de 3 a 5 de dezembro.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se anualmente, a 3 de dezembro e a autarquia de Sintra associa-se a esta data ao apoiar e valorizar as pessoas portadoras de deficiência, num investimento na educação para a diferença.

A Associação Internacional de Artistas com a Boca e os Pés promove a edição anual de postais, cartões e livros com base em pinturas dos artistas seus associados (que envolve mais de 800 artistas nos 5 continentes, incluindo atualmente 3 portugueses).

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.


Fonte: https://cm-sintra.pt/atualidade/cultura/sintra-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia
 

Online migel

 
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Ana-S

Online migel

 
« Última modificação: 03/12/2021, 12:26 por migel »
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo