Crianças com deficiência da Tanzânia traficadas para mendigar no Quénia27/06/22 11:38 ‧ Há 22 Horas por Lusa
Fonte de imagem: © Shutterstock Um repórter infiltrado da emissora pública britânica conseguiu estabelecer contacto com algumas destas crianças que estavam detidas e obrigadas a mendigar nas ruas de Nairobi.
A equipa de investigação descobriu que os captores quenianos da rede ilegal enganaram as famílias das crianças na Tanzânia e persuadiram-nas a entregá-las, com a promessa de um futuro melhor.
Além disso, o bando criminoso prometeu aos pais das crianças que as trariam de volta e que entregariam quaisquer rendimentos que obtivessem do suposto trabalho, o que nunca aconteceu.
A reportagem de oito minutos mostra como os captores levam estas crianças, com deficiências físicas e em cadeiras de rodas, para mendigar nas ruas de Nairobi e depois as recolhem para ficarem com as receitas.
O programa consegue registar, através de uma câmara oculta, colocada numa pessoa que se faz passar por um limpador e que vai recolhendo informações, como estas crianças são levadas para lugares sobrelotados, sujos e sem ventilação, onde vivem trancadas com cadeados.
Uma destas crianças deficientes, Fara, com quem a equipa de investigação fala, diz à repórter da BBC Njeri Mwangique que "sente falta" da sua mãe e que um dos seus captores "o espanca" quando não recolhe "o suficiente".
Através da operação infiltrada da BBC, a polícia queniana abriu uma investigação e conseguiu libertar algumas das crianças capturadas, que serão repatriadas para a Tanzânia.
Fonte: noticiasaominuto.com Link:
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2023108/bbc-expoe-trafico-de-criancas-com-deficiencia-da-tanzania-para-mendigar-no-quenia