mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Anuncie Aqui
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Domótica & Assistentes Pessoais Virtuais  (Lida 90 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Isanches

Domótica & Assistentes Pessoais Virtuais
« em: 08/12/2018, 22:06 »
Olá,

Um assistente virtual ou assistente pessoal inteligente é uma tecnologia informática que executa tarefas ou serviços pelo seu utilizador, principalmente acções (“skills”) que estes queiram repetir ou agendar, como obter previsões de tempo, notícias, horários de transportes públicos, pesquisar bens para comprar, agendar lembretes e despertares, ler notícias, etc.

Podem assumir várias formas: altifalantes inteligentes, aplicações de smartphone, programas de computador, etc.
Modos de interação:
  - Através de texto.
  - Através de reconhecimento de Voz: via altifalantes inteligentes ou smartphones que usam NLP (processamento natural de linguagem) para entender as ordens proferidas pelo utilizador, e que aprendem continuamente através de técnicas de inteligência artificial. Para serem activados, o utilizador tem de pronunciar uma palavra-chave como “Alexa”. Também podem vir em forma de ecrã.
  - Através de reconhecimento de Imagens: fotografando ou descarregando imagens, como o assistente Samsung Bixby. Com esta aplicação de smartphone, o utilizador tirar uma foto de um produto que pretenda comprar, depois a aplicação analisa a imagem, identifica o tipo de produto, realiza uma pesquisa e apresenta os resultados ao utilizador.
Fonte foto: Gear Patrol

Exemplos de assistentes virtuais inteligentes são a Siri, Alexa, Google Assistant e Microsoft Cortana. Oficialmente não se vendem em Portugal, pelo que são mais fáceis de adquirir online (OLX) ou em aeroportos.
Um recente estudo mostrou que o Google Assistant continua a ser a mais inteligente de todas as assistentes virtuais. Mas na categoria de compreensão de ordens vocais, tem valores mais baixos, sendo ultrapassado pela Siri da Apple.

A principal oferta que possam proporcionar ao nível de autonomia em tarefas caseiras para pessoas com restrições físicas é integrar-se com aparelhos e sistemas de domótica. Assim, apenas com o tocar de um botão ou com proferimento de uma palavra, o utilizador pode controlar estores, electrodomésticos, interruptores de luz, tomadas, lâmpadas, etc. Isto significa mais independência para o utilizador, pois pode ele mesmo se encarregar das tarefas, o que pode significar que não precisa continuamente de um cuidador para realizar essas pequenas tarefas ao longo do dia. Para além do benefício psicológico de poder ser capaz de ser independente.
Outros benefícios para pessoas deficientes:
   - Assistente que leia mensagens, livros ou artigos em alta-voz.
   - Fazer chamadas e reproduzir música a partir de ordens de voz.
   - Guias auditivos para cegos (Ex: para navegar mais facilmente nos sites de internet).
   - Fazer compras à distância.
   - Lembretes para quem tem problemas de memória.

No entanto, existem contras:
   - Alguns dos assistentes virtuais de reconhecimento de voz não funcionam em português (Ex: Alexa e Bixby), ou funcionam com sotaque brasileiro. Se usar um aparelho em inglês e definir palavras portuguesas para serem utilizadas como ordem, este pode só acionar as ordens se as palavras forem pronunciadas com sotaque inglês. Pessoas com problemas de fala também encontrarão problemas em usar assistentes por voz, mas os fabricantes estão a aperfeiçoar a tecnologia de forma a encurtar as ordens ou encontrar outras soluções (Ex: Siri, Alexa).
   - Pessoas com problemas de memória poderão ter dificuldades em lembrar-se de todas as palavras que funcionam como ordem para o assistente.
   - Os aparelhos de domótica têm de ser compatíveis com a tecnologia dos assistentes pessoais, às vezes só se podem usar os assistentes virtuais com aparelhos da mesma marca.
A integração entre as duas tecnologias ainda é relativamente recente, pelo que no médio prazo possa melhorar e seja melhor aguardar por esse momento.
Adicionalmente, se tiver aparelhos de domótica de diversas marcas, acaba por ter de utilizar várias aplicações, mas existem sistemas de automação que integram todas as tecnologias para que o utilizador as controle apenas a partir dum dispositivo (Ex: “Home Assistant”).
   - Pode ser oneroso porque:
      * É preciso comprar um hardware de suporte, (como smartphone com sistema operativo actual ou altifalante inteligente, embora o altifalante seja mais barato).
      * Pode ser preciso acesso à internet.
  - Problemas de privacidade, pois podem ser pedidos dados pessoais para criar uma conta de usuário do assistente virtual.
     - Problemas de segurança:
       * Risco de hacking, especialmente no caso dos altifalantes, pois estes estão à escuta permanentemente.
      * Tácticas comerciais agressivas que podem desencadear subscrição de serviços por engano (ex: altifalantes que propõem serviços a crianças).
     * Definições de emparelhamento de dispositivos via Bluetooth que permita o acesso a estranhos.


Partilhem as vossas opiniões, experiências e críticas sobre o produto para ajudar e informar a comunidade.

Também são bem-vindas correcções e informações que completem o tópico, como restrições de mobilidade que o produto colmata, dicas de utilização, etc.



Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_assistant
https://www.modev.com/blog/voice-assistants-are-changing-how-users-with-disabilities-get-things-done
https://equalentry.com/artificial-intelligence-as-a-tool-for-people-with-disabilities/
https://blog.br.uptodown.com/estes-sao-os-melhores-assistentes-virtuais-que-voce-pode-encontrar-no-android/
https://eco.pt/opiniao/os-assistentes-virtuais-e-as-marcas/
https://pplware.sapo.pt/gadgets/google-assistant-inteligente-assistentes-virtuais/
https://www.samsung.com/pt/support/mobile-devices/video-galaxy-s8-a-nova-interface-inteligente-bixby-no-samsung-galaxy-s8/
http://www.aminhacasadigital.com/2018/05/home-assistant-para-macaricos-vamos.html
https://www.publico.pt/2018/04/29/tecnologia/noticia/assistente-virtual-da-amazon-a-escuta-1815540
« Última modificação: 08/12/2018, 22:08 por Isanches »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo