iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Desporto adaptado em Angola  (Lida 971 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

Desporto adaptado em Angola
« em: 20/11/2010, 22:17 »
 
Luanda - O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, orientou quinta-feira, em Luanda, ao Comité Paralímpico Angolano (CPA) a apresentação, ainda este ano, de projectos de desenvolvimento do desporto adaptado no país.

Em declarações à Angop, o presidente do CPA, Leonel da Rocha Pinto, afirmou que a orientação  dirigente angolano foi formulada durante uma audiência  em que se falou dos planos desta instituição para os próximos tempos, sobre os quais o vice-presidente se mostrou receptível.

Assuntos relativos ao programa de acção do Comité Paralímpico, orçamento anual e a construção de um centro de alto rendimento na capital do país foram abordados na audiência  realizada na Cidade Alta, além da transferência da sede do CPA do Egipto para Angola.
 
A instituição, liderada igualmente por Leonel Pinto, deverá funcionar em regime provisório em Luanda, para a médio prazo se construir instalações próprias.  
 
“Sinto-me reconfortado pela disponibilidade, atenção e preocupação demonstrada pelo senhor vice-presidente da República pela causa desportiva no geral, e particularmente pelo desporto adaptado”, frisou, acrescentando ter apresentado como principal preocupação a questão do centro de alto rendimento.
 
Disse que durante a audiência explicou ao vice-presidente da República que o projecto da construção do referido centro de alto rendimento foi concebido há mais de cinco anos e que a sua efectivação está dependente da cedência de uma parcela de terreno por parte do Governo da Província de Luanda.
 
Quanto à construção da sede do Comité Paralímpico Africano em Luanda, referiu que o objectivo é edificar um lugar onde se possa juntar, além das instalações do Comité Paralímpico Angolano e Africano, todas instituições que trabalham em prol da promoção do deficiente como: escritórios do Ministério da Reinserção Social, Associação dos Deficientes de Angola (ANDA), Fundo de Solidariedade “Lwini”, entre outras.
 
A generalização do desporto por via das instituições do ensino, bem como o aumento da formação de quadros nas diversas áreas de treinamento foram enumeradas pelo vice-presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, como sendo de urgente aplicabilidade.
 
A sua prática remonta de anos antes, mas a actividade desportiva adaptada teve início oficialmente a 10 de Novembro de 1994 com a criação da Associação de Desportos para Deficientes que em 2006 se transformou em Federação e em 2000 em Comité Paralímpico (CPA).
 
A mais nova instituição desportiva é actualmente a mais representativa do país ao nível das competições africanas, campeonatos do mundo e jogos paralímpicos, cuja maior referência é José Sayovo Armando, triplo medalha de ouro e recordista nos 100, 200 e 400 metros dos jogos paralímpicos de Atenas (Grécia) em 2004.  
 
Leonel Pinto foi eleito em Janeiro deste ano para a presidência do Comité Paralímpico Africano, em substituição do egípcio Nabill Salem, e pretende aproximar os comités paralímpicos nacionais aos respectivos governos.

Fonte: Angola Press
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo