ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Autor Tópico: FIM DE SEMANA ÉPICO NOS TRISSOME GAMES – ANTALÁIA 2024 E NO TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO PARALÍMPICA DE B  (Lida 1417 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
FIM DE SEMANA ÉPICO NOS TRISSOME GAMES – ANTALÁIA 2024 E NO TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO PARALÍMPICA DE BOCCIA EM COIMBRA 2024

Este fim de semana foi marcado por duas competições emocionantes que capturaram a atenção dos entusiastas do desporto paralímpico em todo o mundo. Enquanto Antália sediava os Trissome Games de 2024, Coimbra foi o palco do Torneio de Qualificação Paralímpica de Boccia, onde os melhores atletas de Boccia procuram garantir o seu lugar nos Jogos Paralímpicos.
Dia 22 de março, foi mais um dia de glória para a Missão Portuguesa aos Trissome Games – Antália 2024, com a conquista de 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.
A manhã começou da melhor maneira possível com a fantástica vitória da Seleção de Futsal diante da equipa da casa por 3-1. Os golos foram apontados por Daniel Maia (2) e Ricardo Pires.
Quanto ao Ténis de Mesa, vitória da dupla portuguesa João Soldado Gonçalves e João Oliveira na competição de pares masculinos e ainda medalha de prata para João Soldado Gonçalves em pares mistos ao fazer par com Leisan Zaripova.
No Judo, mais uma brilhante participação da Seleção Nacional, ao alcançar a medalha de prata na prova de equipas mistas.
Já no Atletismo, no primeiro dia de provas desta mundial, medalhas de bronze para Beatriz Bastos nos 100m mosaico feminino e para Maria Vicente nos 400m T21 femininos.
Relativamente à equipa de Natação foram conquistadas três medalhas de ouro por Vicente Pereira nos 200m livres e nos 50m mariposa e por Diogo Matos nos 100m bruços e uma medalha de bronze por João Vaz nesta mesma prova, para além de mais três dignos 4ºs lugares. Referência ainda para o recorde nacional de Matilde Gaspar nos 100m bruços femininos com 1.51.97.
No dia 23 de março, a Seleção de Atletismo teve um dia bastante produtivo com a conquista de 5 medalhas através de Beatriz Bastos com ouro ao salto em comprimento e prata aos 200m para atletas femininas com mosaicismo e ainda três bronzes por Francisco Gouveia nos 1.500m marcha mosaico, por Jennifer Nogueira nos 1.500m marcha T21 e pela estafeta masculina dos 4x100m composta por João Machado, Vasco Avelino, Nelson Silva e Luís Gonçalves.
A Natação somou mais duas medalhas através Diogo Matos (ouro nos 50m bruços) e de Francisco Montes (prata nos 800m livres).
O grande dissabor do dia foi o afastamento da equipa de Futsal da competição após derrota por 2-1 com o México, resultado que impede Portugal de disputar as meias-finais da prova.
No dia 24 de março, a Seleção de Atletismo conquistou 3 medalhas todas nas provas combinadas do triatlo. João Machado foi prata em T21 masculino, Beatriz Bastos também prata em mosaicos femininos e Francisco Gouveia bronze em mosaicos masculinos.
Na Natação foram mais 4 as medalhas arrebatadas através de André Almeida com prata aos 400m estilos e bronze aos 200m costas, de Vicente Pereira com ouro aos 100m mariposa e da estafeta dos 4x200 livres que foi prata.
No Ténis de Mesa deu-se início à competição de singulares, com João Soldado Gonçalves a vencer os 3 jogos da fase de grupos e a apurar-se diretamente para os quartos-de-final da prova. Já João Miguel Gonçalves foi afastado após 3 derrotas assim como João Oliveira e Pedro Azevedo que não puderam competir por se encontrarem doentes.
Até ao momento a Missão Portuguesa arrecadou um total de 34 medalhas na Turquia – 14 de ouro, 11 de prata e 9 de bronze.
Hoje realiza-se o derradeiro dia de competições em Antália com portugueses em prova no Atletismo, na Natação e no Ténis de Mesa.
Em Coimbra, começou no dia 24 de março, a competição de Pares e Equipas no Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament!
Portugal está presente na competição, com o Par BC3, constituído pelos atletas Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves e os parceiros de competição Maria Vieira e Paulo Correia, e com o Par BC4, constituído pelos atletas Carla Oliveira e Nuno Guerreiro.
O Par BC3 realizou um jogo contra Singapura e ganhou 10 a 3.
O Par BC4 jogou contra os pares do Japão e da Hungria e perdeu ambos, 4 a 2 e 4 a 1 respetivamente.












Força Portugal!
Texto e fotos: Anddi Portugal e Pcand Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto


Fonte: FPDD Portugal
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Online migel

 
Judo: Castelo Branco tem uma Campeã e um Vice-Campeão do Mundo

Os atletas da Escola de Judo Ana Hormigo e utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, Cláudia Gaspar e Diogo Côrte representaram as cores nacionais nos 2° Trisome Games que se realizaram em Antalya, na Turquia.

Desporto
Judo: Castelo Branco tem uma Campeã e um Vice-Campeão do Mundo

Os Trisome Games 2024, decorrem de 19 a 26 de março, sendo um evento desportivo direcionado a atletas com Síndrome Down, integrando diferentes modalidades desportivas. Para além do judo, o atletismo, o ténis de mesa, a natação, a ginástica, o futebol, o basquetebol e o ténis fazem parte do Programa. Nesta edição participaram 28 países, sendo que por Portugal, no Judo, a ANDDI convocou dois judocas albicastrenses, Cláudia Gaspar na categoria – 57 kg e Diogo Côrte na categoria – 73 kg.

No dia 21 de março, a competição individual decorreu no Antalya Sports Hall, onde Cláudia Gaspar se sagrou Campeã do Mundo na sua categoria de peso até 57 kg. Diogo Côrte sagrou-se Vice-Campeão do Mundo até 73 kg, não conseguindo vencer na final o atleta turco.

No dia seguinte decorreu a competição por equipas mistas, integrando na equipa por Portugal, os judocas albicastrenses, Cláudia nos 57 kg e Diogo nos – 81 kg. Mais uma medalha para Portugal, sagrando-se, no coletivo, Vice-Campeões do Mundo por Equipas Mistas.

Na fase de grupos, Portugal venceu a Croácia no primeiro encontro, de seguida venceram a Bulgária, cedendo apenas no grupo frente à Turquia. Na meia-final, defrontaram a Polónia, vencedora do grupo B, passando para a final. Novamente frente à Turquia, Portugal cedeu novamente, garantindo a medalha de prata por Equipas.   

Também a treinadora da Escola de Judo Ana Hormigo, Sofia Côrte, foi uma das treinadoras de judo convidadas pela ANDDI para liderar a equipa nacional.



Publicado: 2024-03-24 19:37 Por: Diário Digital Castelo Branco
 

Online migel

 
Atletas da Cercigui participaram na 2.ª edição dos Trisome Games


Portugal conquistou em cinco dias de prova 42 medalhas (17 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze) no maior evento desportivo mundial para atletas com Síndrome de Down que se realizou em Antália, na Turquia.

Na 1ª edição dos Trisome Games, realizada em 2016 em Florença, Itália, Portugal tinha conquistado 33 medalhas, um número que conseguiu superar agora, numa participação considerada brilhante e que não passou despercebida ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que felicitou todos os atletas que representaram Portugal nesta competição.

Marcelo Rebelo de Sousa não esqueceu os agradecimentos a todas as entidades que tornaram possível esta “participação de promoção e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência”: São elas a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI-Portugal), assim como as restantes federações das modalidades envolvidas de atletismo e natação e respetivas equipas técnicas.

Nelson Silva e Paulo Lemos integraram a Missão Portuguesa aos Trisome Games, competição em que Portugal esteve representado, além do atletismo e natação, nas modalidades de Futsal, Judo e Ténis de Mesa.

Paulo Lemos no primeiro dia de provas arrecadou o ouro e no 2.º dia de provas conquistou a prata na prova de equipas mistas.

No 3.º dia, deu-se o afastamento da equipa portuguesa de futsal, da qual faz parte Nelson Silva, numa de derrota por 2-1 frente ao México, depois de Portugal ter sido derrotado pela Itália (2-1) e o Brasil (9-1).




Fotografias: ANDDI


fonte: https://forumdeficiencia.guimaraes.pt/?p=2864
« Última modificação: 02/04/2024, 15:40 por migel »
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo