iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Desporto Adaptado: Angola está avançada no sector de inclusão da pessoa com...  (Lida 319 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Desporto Adaptado: Angola está avançada no sector de inclusão da pessoa com deficiência


Luanda - O secretário de Estado para Política Desportiva, Albino da Conceição, afirmou hoje (sexta-feira), em Luanda, que Angola está muito avançada no que diz respeito à inclusão da pessoa com cuidados especiais, sobretudo através do desporto.


O responsável, que falava durante a cerimónia de abertura do curso para gestores dos desportos adaptado, disse que o Comité Paralimpico Angolano (CPA) é o grande pilar do desenvolvimento da classe e da inclusão dos atletas paralimpico nas competições a nível de África e do Mundo.

Albino da Conceição lembrou que em 2005 Angola lutou e conseguiu que nos jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) fosse inserido o desporto adaptado, numa competição organizada no país.

Segundo esclareceu, hoje em dia em Angola os desportistas paralimpicos têm o mesmo prémio, aquando de uma conquista, em relação a outros atletas que não apresentam quaisquer deficiência. “ Este também é um ganho do CPA que, junto de algumas federações, conseguiu o ajuste, uma vez que os deficientes tinham um prémio muito reduzido. 

Uma das grandes referências mundiais do desporto adaptado é o angolano José Armando Sayovo, que leva três participações em  jogos paralímpicos:  Atenas2004 (três medalhas de ouro nos 100, 200 e 400 metros), Pequim2008 (três medalhas de bronze nas mesmas distâncias) e Londres2012 (ouro nos 400 metros e bronze nos 200).

A acção formativa, promovida pelo Comité Paralímpico Angolano, tem a duração de três dias, e é a primeira realizada no país.
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo