ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Um ano depois de perder as pernas, fotojornalista João Silva concluiu Maratona  (Lida 557 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sininho

 
Um ano depois de perder as pernas, fotojornalista João Silva concluiu Maratona de Nova Iorque 
 

João Silva pisou uma mina anti-pessoal a 23 de outubro de 2010, no Afeganistão.

Um ano depois de perder as pernas ao serviço do New York Times no Afeganistão, o fotojornalista de origem portuguesa João Silva concluiu domingo a Maratona de Nova Iorque em cadeira de rodas.

"Senti-me bem. Sou um corredor por natureza. Queria correr", disse o fotojornalista natural de Lisboa ao diário norte-americano após a corrida de 42 quilómetros, que fez com uma cadeira de rodas adaptada a bicicleta com pedais de mão.

Silva, que se notabilizou na África do Sul, pisou uma mina anti-pessoal a 23 de outubro de 2010, quando acompanhava uma patrulha norte-americana no Afeganistão, depois de os especialistas terem dado o terreno onde se encontravam como desminado.

Em Nova Iorque, Silva concluiu a maratona em duas horas e 38 minutos, em 52. lugar da sua categoria, mesmo com quase nenhum treino, uma vez que foi submetido a uma operação cirúrgica há poucas semanas.

"Treinei alguma coisa, mas não tanto quanto deveria. Estava a contar [em concluir a corrida em] três horas e meia", adiantou o fotojornalista, que foi corredor de motas, mas nunca tinha feito provas de atletismo.

Silva fez em setembro o seu primeiro trabalho para o New York Times, depois do acidente no Afeganistão, recorrendo a próteses.

Foi na Casa Branca, onde agradeceu pessoalmente ao presidente Barack Obama pelo tratamento recebido nos Estados Unidos.

Obama quis receber o fotojornalista, que já tinha sido visitado pela primeira dama Michelle Obama em maio no hospital militar Walter Reed, em Washington.

Na quinta feira, Silva visitou o edifício do New York Times, onde prometeu tirar fotografias durante toda a prova.

Mas hoje, depois de atravessar a ponte de Staten Island até Brooklyn, na fase inicial, desistiu da máquina porque "se fosse tirar mais fotografias nunca iria concluir a corrida".

Silva chegou à reta da meta junto com a vencedora da prova feminina, Firehiwot Dado, cuja categoria partiu mais tarde de Staten Island.

Ao terminar, Silva colocou as próteses, tomou um café e fumou um cigarro, antes de ir almoçar, refere o Times.

Mas o "maior desafio de toda a vida", disse, é voltar à fotografia a tempo inteiro, adiantou.

O fotojornalista residia em Joanesburgo desde muito novo e notabilizou-se na África do Sul, tendo posteriormente trabalhado para a Reuters e AP em vários teatros de guerra.

Lusa
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo