Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas => Outros => Tópico iniciado por: migel em 12/11/2025, 10:42

Título: Presidente da República com esperança muito alta de bons resultados nos Jogos Surdolímpicos
Enviado por: migel em 12/11/2025, 10:42
Presidente da República com esperança "muito alta" de bons resultados nos Jogos Surdolímpicos

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em Belém a comitiva de 13 atletas que vão representar Portugal no Japão

(https://cdn.record.pt/images/2025-11/img_920x518uu2025-11-06-17-44-20-2400910.jpg)
Marcelo Rebelo de Sousa recebe atletas portugueses para os Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025
• Foto: Lusa/EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, frisou esta 5.ª feira a esperança "muito alta" na obtenção de bons resultados da Missão portuguesa aos Jogos Surdolímpicos, que conta com André Soares e Margarida Silva e como porta-estandartes.

O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém, em Lisboa, a comitiva que vai representar Portugal em Tóquio, no Japão, entre 15 e 26 de novembro, constituída por 13 atletas, dois dos quais já medalhados, em cinco modalidades desportivas.


"Mesmo com Missões mais pequenas noutros Jogos, Portugal já era dos melhores. Agora, a Missão é maior. Há uns que vêm do passado, que já ganharam e ganharão outra vez, e outros que entraram e ganharão pela primeira vez. Temos um princípio no país que 'até ao lavar dos cestos, é vindima'. Esta Missão é isto tudo. Por isso, a esperança nesta Missão é muito alta. São mesmo os melhores dos melhores. Já mostraram, mostram e mostrarão", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em discurso.

Entre os medalhados em anteriores edições, está o ciclista André Soares, que foi nomeado um dos porta-estandartes da Missão e medalha de ouro na corrida por pontos e bronze no contrarrelógio, juntando-se à estreante atleta Margarida Silva.

"Pugnamos pela igualdade e exigimos iguais oportunidades, recursos e respeito dos atletas olímpicos. Temos registado bons progressos e o mais significativo é o apoio aos projetos paralímpico e surdolímpico, onde poderemos falar de efetiva equidade. Um atleta surdolímpico tem a mesma bolsa que um atleta paralímpico ou olímpico, o mesmo se aplicando aos seus treinadores", notou o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, durante a receção.




Fonte: Record