Penalva do Castelo: Modalidades desportivas inclusivas marcam a Semana Municipal para a IgualdadeMaisBeiras
28 Outubro 2025 11:43

Penalva do Castelo: Modalidades desportivas inclusivas marcam a Semana Municipal para a Igualdade
No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade, que decorreu entre os dias 20 e 24 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo foi palco de diversas modalidades desportivas inclusivas, com o propósito de promover a igualdade de oportunidades e a participação de todas as pessoas no desporto. As iniciativas, dinamizadas pela [...]
No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade, que decorreu entre os dias 20 e 24 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo foi palco de diversas modalidades desportivas inclusivas, com o propósito de promover a igualdade de oportunidades e a participação de todas as pessoas no desporto.
As iniciativas, dinamizadas pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, contaram com a colaboração de professores do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas e dos técnicos de desporto do município, sendo dirigidas a estudantes do 4.º ao 7.º ano de escolaridade.
De forma a permitir que alunos e alunas contactassem com modalidades desportivas adaptadas e compreendessem a importância da igualdade no acesso à prática desportiva foram dinamizadas as modalidades de goalball, boccia, polybat, corfebol, disco golf, ténis de mesa e hóquei, que estimularam o espírito de equipa, cooperação e inclusão.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção de uma sociedade mais justa, participativa e inclusiva, tendo permitido destacar os valores da igualdade, respeito e solidariedade, pilares fundamentais de uma comunidade coesa e consciente.
O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (2022-2026) constitui um instrumento promotor e executor da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal +Igual, alinhada com a Agenda 2030, no âmbito do qual decorreu a realização desta iniciativa.
Fonte: Sapo.pt