ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025  (Lida 219 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025
« em: 12/11/2025, 10:42 »
 
Presidente da República com esperança "muito alta" de bons resultados nos Jogos Surdolímpicos

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em Belém a comitiva de 13 atletas que vão representar Portugal no Japão


Marcelo Rebelo de Sousa recebe atletas portugueses para os Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025
• Foto: Lusa/EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, frisou esta 5.ª feira a esperança "muito alta" na obtenção de bons resultados da Missão portuguesa aos Jogos Surdolímpicos, que conta com André Soares e Margarida Silva e como porta-estandartes.

O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém, em Lisboa, a comitiva que vai representar Portugal em Tóquio, no Japão, entre 15 e 26 de novembro, constituída por 13 atletas, dois dos quais já medalhados, em cinco modalidades desportivas.


"Mesmo com Missões mais pequenas noutros Jogos, Portugal já era dos melhores. Agora, a Missão é maior. Há uns que vêm do passado, que já ganharam e ganharão outra vez, e outros que entraram e ganharão pela primeira vez. Temos um princípio no país que 'até ao lavar dos cestos, é vindima'. Esta Missão é isto tudo. Por isso, a esperança nesta Missão é muito alta. São mesmo os melhores dos melhores. Já mostraram, mostram e mostrarão", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em discurso.

Entre os medalhados em anteriores edições, está o ciclista André Soares, que foi nomeado um dos porta-estandartes da Missão e medalha de ouro na corrida por pontos e bronze no contrarrelógio, juntando-se à estreante atleta Margarida Silva.

"Pugnamos pela igualdade e exigimos iguais oportunidades, recursos e respeito dos atletas olímpicos. Temos registado bons progressos e o mais significativo é o apoio aos projetos paralímpico e surdolímpico, onde poderemos falar de efetiva equidade. Um atleta surdolímpico tem a mesma bolsa que um atleta paralímpico ou olímpico, o mesmo se aplicando aos seus treinadores", notou o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, durante a receção.




Fonte: Record
« Última modificação: 24/11/2025, 14:18 por migel »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha, Nandito

Online migel

 
Surdolímpicos: Margarida Silva conquista medalha de ouro nos 800 metros

Record
Lusa

23 Novembro 2025 11:06
Surdolímpicos: Margarida Silva conquista prata nos 1.500 metros mesmo sem uma sapatilha

É a quinta medalha portuguesa nesta edição dos Jogos Surdolímpicos
Margarida Silva conquistou este domingo o ouro nos 800 metros dos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025, que decorrem até ao próximo dia 26, a quinta medalha de Portugal na competição.

A atleta portuguesa, que já tinha sido prata nos 1.500 metros, correu os 800 metros em 2:10.38 minutos, novo recorde dos Jogos Surdolímpicos, superando a anterior melhor marca de 2:10.50.


Margarida bateu a russa Iuliia Abubiakirova, a competir sob bandeira neutra, que terminou em segundo, com 2:10.64 minutos, enquanto a chinesa Na Gao foi terceira, com 2:11.69.

Esta é a quinta medalha lusa nesta edição dos Jogos Surdolímpicos, com as duas de Margarida Silva a juntarem-se ao ouro da judoca Joana Santos em -57kg, enquanto o ciclista André Soares conquistou a prata no contrarrelógio individual e o bronze na corrida de pontos.

Margarida Silva tornou-se também na primeira portuguesa a conquistar uma medalha de ouro para o atletismo em Jogos Surdolímpicos.




Fonte: sapo.pt
 

Online migel

 
Francisco Laranjeira e Hemilton Costa asseguram finais nos Surdolímpicos

Atletas portugueses apresentam boa forma, em Tóquio


Francisco Laranjeira na final dos 5.000 metros dos Surdolímpicos de Tóquio'2025
• Foto: Paralímpicos / Instagram

Os atletas portugueses Francisco Laranjeira, nos 5.000 metros, e Hemilton Costa, no salto em comprimento, asseguraram esta 6.ª feira a presença nas finais dos Jogos Surdolímpicos, que estão a decorrer em Tóquio.

Nos 5.000 metros, Francisco Laranjeira conseguiu uma marca de 15.51,20 minutos, sendo o terceiro na sua série e o nono das eliminatórias, enquanto Hemilton Costa saltou 6,64 metros, a sétima melhor prestação das eliminatórias.


Na carabina a 50 metros em três posições, Nuno Esteves terminou a qualificação na nona posição, com 568 pontos, a sete do sexto classificado, o indiano Kushagra Rajawat, o último apurado para a final.

Na natação, Miguel Cruz concluiu os 200 metros costas em 2.27,42 minutos e Tiago Neves nadou os 200 bruços em 2.37,14 minutos, falhando o acesso às respetivas finais.

Por Lusa
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo