Universidade do Porto lança treino funcional adaptado para pessoas com deficiência motoraPor Inês Bulcão há 23 horas930
O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) e a Associação Salvador vão lançar, no dia 31 de janeiro, uma nova modalidade de treino funcional adaptado, dirigida a pessoas com deficiência motora. A iniciativa arranca com uma aula experimental gratuita, no Estádio Universitário do Porto.

Aula experimental de crosstraining adaptado marcada para 31 de janeiro no Estádio Universitário do Porto. Foto: CDUP
O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) vai lançar, em parceria com a Associação Salvador, aulas de crosstraining adaptado para pessoas com deficiência motora. A nova oferta pretende alargar o acesso à prática desportiva inclusiva e marca a chegada do projeto de desporto adaptado da associação ao norte do país.
A colaboração vai ser assinalada com uma aula experimental gratuita, agendada para o dia 31 de janeiro, com vagas limitadas, entre as 10h00 e as 12h00, no Estádio Universitário do Porto. As sessões semanais regulares têm início previsto para fevereiro.
Realizada em grupo e orientada por técnicos especializados em desporto adaptado do UPFit – Programa de Fitness do CDUP-UP -, esta é uma modalidade centrada na melhoria da mobilidade, força, autonomia e funcionalidade no dia a dia. Além de promover a prática regular de exercício físico, este tipo de treino também promove o bem-estar, a inclusão e a socialização entre participantes.
Para Tiago Marques, coordenador do Desporto Adaptado do CDUP-UP, esta colaboração representa “um passo importante no reforço da oferta de desporto adaptado” da instituição, o que permite criar “novas oportunidades de prática desportiva, em articulação com o trabalho de proximidade que a Associação Salvador tem vindo a desenvolver”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, sublinha que “levar o treino funcional adaptado ao Porto, é dar mais um passo para que o desporto seja, verdadeiramente, para todos”. O responsável destaca ainda o papel do exercício físico na promoção da autonomia, do bem-estar e da inclusão das pessoas com deficiência motora. “Estamos muito felizes por continuar a criar oportunidades para pessoas com deficiência motora, agora também no norte do país.”
Entre as novidades da parceria, está a criação do Cartão UPFit – Sócio Associação Salvador -, que vai garantir o acesso anual às sessões de musculação do UPFit. Com o cartão, os associados também passam a ter acesso a sessões diárias de musculação UPFit e um treino online semanal que será dinamizado pela Associação Salvador, às terças-feiras ao final da tarde.
Criado em 2010, o projeto de desporto adaptado da associação está implementado em Lisboa e conta já com várias modalidades. Agora, através da parceria com o CDUP-UP, chega ao norte do país, reforçando o compromisso destas duas entidades com o acesso equitativo ao desporto.
fONTE:
https://www.jpn.up.pt/2026/01/14/universidade-do-porto-lanca-treino-funcional-adaptado-para-pessoas-com-deficiencia-motora/