iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Elos de Ternura

Autor Tópico: Exposição de arte no Canadá promovida por lusodescendentes mostra talento de portadores de deficiênc  (Lida 205 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pantufas

 
Exposição de arte no Canadá promovida por lusodescendentes mostra talento de portadores de deficiência

"Muitas das vezes pensamos que são apenas pessoas com necessidades especiais, com limitações, mas afinal têm uma vertente artística."


Agência Lusa
Texto
04 nov 2021, 11:55 
   

Muitos deles têm este talento escondido, alguns fazendo-o melhor do que pessoas que não são portadores de deficiência"
▲"Muitos deles têm este talento escondido, alguns fazendo-o melhor do que pessoas que não são portadores de deficiência"

Getty Images

Receba os alertas do Observador
Com os nossos alertas, pode seguir o seu autor, tópico ou programa favorito. Para não perder nada do que lhe interessa.


Uma exposição de arte no Canadá “pretende mostrar à comunidade” o talento existente dos utentes portadores de deficiência nos vários centros de uma instituição”, disse esta quinta-feira à agência Lusa Jack Prazeres, presidente da Sociedade de Caridade Luso-Canadiana.



“Queremos dar a conhecer à comunidade e a todos em geral, o talento que temos nos nossos centros. O que eles (utentes) podem e conseguem fazer. O respeito que temos de ter pelas certas coisas que eles sabem fazer, que por vezes não são exploradas”, afirmou o dirigente.

A exposição de arte “Expressões”, patente até ao final do ano no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, será inaugurada esta sexta-feira, pelas 18h00 (22h00 de Toronto), numa cerimónia que contará com a presença da secretária de Estado das Comunidades Berta Nunes.

Alguns são bons em música, outros a dançar, outros a pintar. Muitas das vezes pensamos que são apenas pessoas com necessidades especiais, com limitações, mas afinal têm uma vertente artística”, sublinhou.



A Luso Canadian Charitable Society (LCCS), como é conhecida a instituição, é um centro de apoio social sem fins lucrativos que presta assistência a portugueses e lusodescendentes portadores de deficiência.

Esta é a primeira vez que os utentes apresentam uma exposição fora dos centros da LCCS o que para Jack Prazeres “é muito especial”, pois muitas das pessoas “não fazem a mínima ideia do talento que está escondido na instituição.

“Após meses e anos, com as nossas aulas, conseguem fazer pinturas deste estilo com muita qualidade. Muitos deles têm este talento escondido, alguns fazendo-o melhor do que pessoas que não são portadores de deficiência”, sublinhou.

A Sociedade de Caridade Luso-Canadiana, fundada a 3 de agosto de 2003, abriu as portas em 2007, e ajuda famílias com serviços de apoio a adultos com deficiência com 19 ou mais anos, nos centos de Toronto e de Hamilton e em Mississauga (desde 2016).

Antes da pandemia tinha cerca de 200 utentes diários, sendo a maioria dos utentes portugueses e lusodescendentes.

Fonte: Observador
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo