iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Vencedores do concurso de fotografia "Inclusão na Diversidade" são internacionais  (Lida 1616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Vencedores do concurso de fotografia "Inclusão na Diversidade" são internacionais


 
Quatro brasileiros e um italiano venceram a quarta edição do concurso de fotografia 'A Inclusão na Diversidade', iniciativa cuja cerimónia de entrega de prémios decorre hoje, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no Centro Português de Fotografia, no Porto.

Com duas dezenas de candidatos estrangeiros, num total de mais de uma centena de fotografias enviadas, este concurso internacional, organizado pelo portal digital Plural&Singular em parceria com o CPF, recebeu este ano um total de 47 candidaturas.

Em declarações à agência Lusa, uma das responsáveis pela organização, Sofia Pires, explica que este concurso tem como objetivo "promover a desmistificação das diferenças e o combate aos atos discriminatórios que lhes estão associados" e faz um balanço "positivo" face ao facto da iniciativa ter "alcançado escala internacional, abrindo-se definitivamente ao mundo".

A imagem vencedora do primeiro prémio chama-se "Amarelinha", pertence ao brasileiro João Fábio Matheasi e procura mostrar o sonho de uma modelo que tem uma deficiência física mas quer jogar 'amarelinha', o jogo da macaca. A fotografia faz parte de um ensaio feito com pessoas com deficiência denominado "Realizando sonhos".


Em segundo lugar ficou a imagem "Por um mundo melhor" enviada por Isabella Freitas da Silveira do Brasil que procura registar o momento do lanche de dois irmãos gémeos "no qual se somaram as habilidades e dificuldades de cada criança a favor da inclusão, respeito e amor", conforme se lê descrição da foto.

O terceiro prémio também foi para o Brasil e para Jéssica Dias Teixeira pela imagem "A alegria que não depende das circunstâncias" que, de alguma forma, conta a história da fotografa que em 2015 sofreu um acidente de moto que a obrigou a passar a usar prótese.

Este ano o júri do 'A Inclusão na Diversidade' também decidiu atribuir duas menções honrosas. Uma ao brasileiro Marcelo Lucas pela foto "Unidos" que retrata o desfile cívico da cidade e o grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de São Caetano, São Paulo. E uma segunda para o italiano Francesco Morra pela "You no", foto tirada durante uma sessão de formação de teatro imagem, em representação da discriminação de uma rapariga muçulmana e da incapacidade de se aceitar outras religiões.

"As imagens são representativas das artes ao serviço da comunidade. Estou muito satisfeita, os três primeiros prémios são imagens muito poderosas e também as menções honrosas são duas imagens belíssimas", refere a presidente do júri e representante do CPF, Sónia Silva, que foi acompanhada na decisão pelo fotojornalista Paulo Pimenta, bem como pelo professor de educação especial e presidente da Pró-Inclusão, David Rodrigues.

As imagens serão divulgadas no momento que anualmente marca o encerramento deste concurso, uma cerimónia que tem início hoje às 16:00 no CPF, antigas instalações da cadeia do Tribunal da Relação do Porto, e que serve para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o quinto aniversário da Plural&Singular.

Mas as imagens também serão publicadas neste portal que se dedica à área da deficiência e da inclusão e inclui uma revista digital, cuja 19.ª edição também é lançada hoje.

Ao divulgar todas as candidaturas através do 'site' - www.pluralesingular.pt - objetivo, explica Sofia Pires, é "provar que esta é uma iniciativa para todos e de todos, em que todos são protagonistas".

A quarta edição do concurso de fotografia 'A Inclusão na Diversidade' é cofinanciada pelo Programa de Financiamento a projetos de 2017 do Instituto Nacional de Reabilitação (INR).



DN

 
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo