Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Violência doméstica participada aumentou 2% em 2010  (Lida 625 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

 
O crime de violência doméstica aumentou 2% em 2010, relativamente ao ano anterior, tendo sido participados às forças de segurança mais de 31 mil casos, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

O documento indica que, no ano passado, foram registadas 31.235 participações de casos de violência doméstica, o que corresponde a mais 692 denúncias.

O aumento deve-se a um maior número de ocorrências registadas pela GNR (mais 10,4%), já que a PSP teve um ligeiro decréscimo de 2,7%.

Tal como em 2009, indica o RASI, os distritos onde se registaram mais participações foram: Lisboa (7314 participações), Porto (6355), Setúbal (2506), Aveiro (2085) e Braga (1838).

Seguindo a mesma tendência de 2009, em 2010 das cerca de 35 mil vítimas identificadas, 82% eram mulheres. No geral, 8% tinham menos de 16 anos, enquanto 82% tinham 25 ou mais anos de idade.

No caso dos agressores - mais de 34 mil identificados – cerca de 88% eram homens e mais de 90% tinha idade superior a 25 anos.

No que toca ao grau de parentesco entre vítima e agressor, em 63% dos casos a vítima era cônjuge ou companheira/o e em 15% era ex-cônjuge ou ex-companheira/o.

Em 2009, o RASI indicava que o número de casos de violência doméstica tinha aumentado 10%, registando um aumento em dois anos consecutivos.

Em números globais, a criminalidade participada em 2010 diminuiu 0,6% em relação ao ano anterior.

@SAPO/Lusa
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo