Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Bem - Estar, Saude e Qualidade de Vida => Primeiros Socorros & Banco de Sangue => Tópico iniciado por: migel em 21/11/2014, 18:10

Título: Drones aceleram prestação de primeiros socorros Acionadas por smartphones...
Enviado por: migel em 21/11/2014, 18:10
Drones aceleram prestação de primeiros socorros
Acionadas por smartphones, máquinas voam a 70 km/h

(http://s2.glbimg.com/y6Mqcc1VptgFz_nT9hNjsuZjAMY=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2014/11/19/drone_defikopter.jpg)
O Defikopter transporta desfibriladores e pode ser direcionado a um local específico, situado num raio de até 10 km (Foto: Divulgação)

Famosos pelas imagens aéreas de paisagens inóspitas, protestos e, mais recentemente, casamentos, os drones também são o veículo preferido de novos sistemas de delivery – de livros, pizzas e até cerveja. Guiados por GPS para um endereço específico, esses drones ganharam também uma nova função: a de salvar vidas. Dois projetos (um alemão, outro holandês) utilizam drones para acelerar a capacidade de prestação de primeiros socorros e ajudar a reduzir os índices de mortalidade em casos como ataques cardíacos e acidentes de trânsito.
saiba mais



O Defikopter, desenvolvido por uma instituição sem fins lucrativos alemã (a Definetz), transporta desfibriladores e pode ser direcionado a um local específico, situado num raio de até 10 km. Seu funcionamento é atrelado a um aplicativo de smartphone, por meio do qual qualquer cidadão pode solicitar a entrega do desfibrilador. Projetado para atender aos pedidos no menor intervalo de tempo possível, o Defikopter voa a 70 quilômetros por hora, uma capacidade especialmente importante quando se considera que a chance de sobrevivência a um ataque cardíaco cai 10% a cada minuto. Produzidos pela Height Tech e ainda sem previsão de lançamento, cada um desses drones custará US$ 26 mil.

O outro projeto é fruto de uma tese de mestrado defendida no fim de outubro de 2014 na Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda. Trata-se do drone-ambulância. Ultracompacto, tem micropartículas produzidas por uma impressora 3D e carrega material de primeiros socorros, incluindo um desfibrilador adaptado. Seu tempo de deslocamento em uma área de até 12 km quadrados é de apenas um minuto. A solicitação é realizada por telefone e um especialista dá orientações passo a passo pelo mecanismo de viva-voz, permitindo que qualquer pessoa administre os primeiros cuidados até a chegada de uma ambulância ou equipe médica. Seu criador, Alec Momont, realiza agora esforços de captação de recursos para produzir o drone-ambulância em larga escala.


Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2014/11/drones-aceleram-prestacao-de-primeiros-socorros.html (http://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2014/11/drones-aceleram-prestacao-de-primeiros-socorros.html)