Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Hospital fez colheita em Vila Franca com apoio dos Lions em Dia Mundial  (Lida 1051 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Hospital fez colheita em Vila Franca com apoio dos Lions em Dia Mundial  


 
Jovens dadores de sangue são importantes e permitem salvar muitas vidas

Assinalou-se ontem o Dia Nacional do Dador de Sangue que teve como objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.
A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a susa prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
Ontem, o serviço de hematologia do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, em colaboração com o Lions Clube de Vila Franca do Campo, assinalaram a data, para isso, realizaram uma sessão móvel de colheita de sangue em Vila Franca do Campo em que também decorreu uma cerimónia para agraciar os dadores de sangue que ao longo dos anos tem colaborado com o hospital, "reconhecendo assim publicamente o seu empenho na promoção da dádiva de sangue benévola", que faz com que este preciso liquido sirva para salvar muitas vidas.
João Neves, Presidente da Associação de Dadores de Sangue, em entrevista ao nosso colega Diário Insular, a propósito desta efeméride refere que Este dia será reservado sobretudo para a divulgação e incentivo à dádiva de sangue. Assim, na Terceira, irá realizar-se uma colheita de sangue, com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, a realizar no Serviço de Sangue do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo.
Não se sabe os números de dados nem se são suficientes, mas o Presidente é de opinião de que os dadores nunca são por demais, dada a importância da dádiva. Assim, apela sobretudo aos jovens, uma vez que a maioria dos dadores são pessoas que se encontram numa facha etária mais avançada e por consequência mais suscetíveis a problemas de saúde, diminuindo assim o potencial da dádiva.
Os benefícios atribuídos aos dadores de sangue costumam ser considerados insuficientes. O que pode o Estado fazer mais para compensar os actuais e cativar novos dadores? João Neves, refere ao mesmo jornal que os dadores de sangue fazem-no de uma forma altruísta, sem pensar em qualquer benefício pessoal, apenas com o objectivo de salvar vidas. No entanto e como forma de compensar esta atitude louvável, tem havido um grande empenho por parte da responsável pelo Serviço de Sangue em melhorar a assistência médica aos dadores, pois para se obter uma dádiva de qualidade são necessários dadores saudáveis. POrém, o incentivo não é suficiente, sugerindo-se, por isso, um maior apoio das entidades competentes.
O Dia Mundial do Dador de Sangue, tal como em anos anteriores, dá grande enfoque aos jovens pois o lema: "Sangue novo para o mundo" tem sido seguida a nível nacional.
No site dos dadores de sangue, é referido que a necessidade de sangue aumenta em todo o mundo. Os jovens podem contribuir de maneira importante dando o seu sangue e recrutando como doadores outros jovens, garantindo fornecimento de sangue inócuo.
O Dia Mundial do Dador de Sangue tem como objectivo sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de sangue inócuo e seus derivados para trnsfusões e para a importante contribuição dos dadores voluntários e não remunerados para os sistemas de saúde nacionais.

Enaltecer as dádivas.

O Dia Mundial do Dador de Sangue é também uma oportunidade para enaltecer todas as pessoas que já dão o seu sangue respondendo ao aumento mundial da procura de doações voluntárias e não remuneradas de sangue e plasma.
A importância e número de eventos do Dia Mundial do Dador de Sangue aumenta todos os anos. O apoio de líderes governamentais e celebridades, juntamente com campanhas nos meios de comunicação de massa e actividades comunitárias, resulta em enaltecimento de indivíduos generosos que dão o seu sangue para salvar vidas e melhorar a saúde de pessoas que não conhecem e nunca conhecerão. Nos Açores este dia não passa em branco.



Fonte:Correio dos Açores


 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo