Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Bem - Estar, Saude e Qualidade de Vida => Primeiros Socorros & Banco de Sangue => Tópico iniciado por: Claram em 24/11/2014, 16:44

Título: Mais de 100 dadores inscritos recuaram na hora de dar medula
Enviado por: Claram em 24/11/2014, 16:44
Mais de 100 dadores inscritos recuaram na hora de dar medula
 
  24/11/2014 - 08:32 
 (http://www.rcmpharma.com/sites/default/files/news/large-thumbs/TIRARSANGUE_L.jpg) 
 
 
 O Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão foi este ano chamado por 2146. Deste total, 367 foram eliminados por motivos clínicos e 101 inscritos afirmaram não quererem continuar o processo, dá conta o Jornal de Notícias, com base em dados cedidos por este organismo, avança o Notícias o Minuto.
 
 Mais de 100 dadores de medula inscritos no CEDACE recuaram quando chamados para dar continuidade ao processo iniciado com a sua inscrição. Este registo é ligeiramente superior ao verificado em 2013, quando 81 pessoas desistiram sem motivo clínico do processo.
 
 No entanto, destaque também para o facto de este ano os serviços do CEDACE já terem sido activados por 2146, sendo que destes pedidos 1663 tiveram proveniência estrangeira e 483 por foram realizados por unidades nacionais. Do total de activações, 367 foram ‘rejeitados’ por motivos clínicos.
 
 Este valor de desistências, porém, é considerado baixo, refletindo inscrições emotivas ou precipitadas. “Às vezes acontece, as pessoas têm receios e desistem. Mas não é muito frequente porque é um processo muito longo, com muitos exames, estudos clínicos, avaliações psicológicas e da comissão ética”, explicou ao Jornal de Notícias, Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.
 
 
 Fonte: Jornal de Notícias/Notícias ao Minuto
 http://www.noticiasaominuto.com/pais/310556/mais-de-100-dadores-inscrito... (http://www.noticiasaominuto.com/pais/310556/mais-de-100-dadores-inscritos-recuaram-na-hora-de-dar-medula)