Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado a 14 de junhoAtualizado: 14/06/2021
O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente a 14 de junho e sob a égide da Organização Mundial de Saúde.
O slogan para 2021 é "Doe sangue para que o mundo continue pulsando". A Itália é o país europeu anfitrião deste dia.
A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é uma realidade. O sangue é vital em todo o tipo de emergências: desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre muitos outros.
A doação de sangue pode ser feita se tiver entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, gozar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis. As pessoas com deficiência que reúnam estes requisitos, poderão igualmente contribuir para esta causa. Nada as impede.
Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.
O Direito à Saúde é um direito universal, alienável e também está consagrado na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Logo no início do Artº n.º 25, é referido que “Os Estados Partes tomam todas as medidas apropriadas para garantir o acesso às pessoas com deficiência aos serviços de saúde que tenham em conta as especificidades do género”.
Mais informação:
http://www.ipst.pt/index.php/pt/https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/06/14/default-calendar/world-blood-donor-day-2021Fonte: inr.pt Link:
https://www.inr.pt/noticias-eventos/-/journal_content/56/11309/550059