iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dia Nacional do Dador de Sangue: “Número de dádivas não é minimamente suficiente para as necessidade  (Lida 318 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Dia Nacional do Dador de Sangue: “Número de dádivas não é minimamente suficiente para as necessidades”, alerta responsável
Por Francisco Laranjeira   07:00, 27 Mar 2024



Hoje comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue, uma data que visa alertar a população portuguesa para a necessidade de contribuir de forma regular para não deixar cair (ainda mais…) as reservas nos hospitais nacionais. Afinal, o sangue é vital para todo o tipo de emergências desde desastres naturais até acidentes, passando por conflitos armados, entre muitos outros.

Nesse sentido, a IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação -, que é responsável por 60% da colheita a nível nacional, deixou o alerta: “É preciso muito mais”, revelou, em exclusivo à ‘Executive Digest’, Jorge Condeço, diretor do centro do Porto.

“É óbvio que no momento atual temos um número de dádivas que não é minimamente suficiente para as necessidades”, explicou o responsável. “Ainda para mais neste período de Páscoa, o que nos vale é que houve uma desaceleração dos cuidados de saúde, mas existem momentos em que os próprios serviços funcionam mais e menos. O SNS nunca teve tantas cirurgias ou consultas como no ano passado, com um desempenho muito importante, o que faz aumentar as nossas necessidades para acelerar a nossa colheita para acompanhar a aceleração do SNS.”

Então, o que seria necessário para atingir um bom ponto a nível de colheitas? De acordo com Jorge Condeço, “as nossas reservas nacionais situam-se à volta dos 8 mil componentes. Para estarmos mais confortáveis, necessitaríamos de mais 2 mil”. No entanto, a Páscoa, mas não só, não têm contribuído para uma maior ‘generosidade’ nacional. “O mau tempo, as férias, há aqui um conjunto de condições que fazem com que as pessoas saiam menos de casas, se protejam mais. Portanto, não temos um número certo de que precisamos desta quantidade. Precisamos sim que as pessoas venham mais e mais regularmente.”

O responsável lamentou ainda que o Dia Nacional do Dador de Sangue, esta quarta-feira, coincida numa data com múltiplos eventos que fazem com que a mensagem se ‘perca’: “Estou quase seguro que este ano não vai como em outros anos. Temos a Assembleia da República, o Governo… o que acontece é que temos mais dificuldades em passar a informação”, referiu.

No entanto, há passos que estão a ser dados para potenciar as dádivas: “Junto dos grupos mais jovens, estamos a falar de pessoas na universidade, tentamos passar mais a mensagem. O número de pessoas que são novos dadores é significativo e interessante, para nós é importante. Os números representam termos chegado a algum lado: as faculdades, todo o ensino superior. Até a integração nos grupos mais jovens, que não podem dar sangue por terem menos de 18 anos, mas têm impacto muito positivo nas estruturas familiares, na formação de potenciais dadores”, indicou Jorge Condeço.

“Não é para amanhã mas é um trabalho que a médio prazo pode dar um retorno interessante de novas dádivas”, concluiu.

Dádiva de sangue em Portugal no ano passado no IPST:



Em 2023 registaram-se 178 179 dádivas no IPST.

Quantos dadores estavam registados em 2022 e 2023?

2022 – 227.209
2023 – 228.429.

Qual era a média etária dos dadores em 2023?

Idade média dos dadores que realizaram dádiva no IPST: 41,06 anos

Como se encontram as reservas de sangue nos bancos do IPST nesta altura do ano?

Verifica-se a habitual desaceleração das dádivas que acontece nesta época do ano provocada pelo período de férias da Páscoa e pelas condições atmosféricas mais propícias ao agravamento das infeções respiratórias sazonais.

Mantém-se a necessidade de reforçar as reservas de sangue dos grupos O+ e O-, bem como A+ e A-. A dádiva de sangue ajuda a salvar muitas vidas. Pedimos a todos que há muito que não fazem uma dádiva, que o façam neste período da Páscoa…





Fonte: executivedigest.sapo.pt                     Link: https://executivedigest.sapo.pt/noticias/dia-nacional-do-dador-de-sangue-numero-de-dadivas-nao-e-minimamente-suficiente-para-as-necessidades-alerta-responsavel/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo