iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Primeiros socorros: os erros comuns  (Lida 1636 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Primeiros socorros: os erros comuns
« em: 11/09/2015, 17:59 »
Primeiros socorros: os erros comuns

Quase toda a gente sabe como agir quando alguém desmaia ou começa a deitar sangue pelo nariz, certo? Não é bem assim.


   
Por mais que aparentemente os primeiros socorros sejam algo simples e que qualquer pessoa sabe fazer, há muitas ideias erradas o que faz com que se cometam muitos erros que podem até, em casos graves, pôr a vida da vítima em risco.

O site Good House Keeping listou os erros mais comuns no que toca à prestação de primeiros socorros e como evitá-los.

Erro 1: Levantar a cabeça para trás quando se sangra pelo nariz. Se o sangue descer pela traqueia enquanto a pessoa está com a cabeça levantada e para trás, pode dificultar a respiração ou fazer com que engula sangue, o que pode provocar o vómito. 

Opção correta: "Incline a cabeça para a frente e aperte o nariz abaixo do osso para manter a via aérea desobstruída", aconselha Robert S. Seitz da Cruz Vermelha norte-americana.

Erro 2: Dar café a alguém que desmaiou. Dar um café ou uma bebida energética a alguém que desmaiou é a receita para um novo colapso. A cafeína piora a situação, explica Seitz.  Também não deve dar estalos ou abanões à pessoa enquanto ela se encontra desmaiada.

Opção correta: Coloque as pernas da pessoa desmaiada para cima, “essa posição ajuda a manter o sangue a circular para a cabeça", evitando as quebras de tensão, explica o especialista.

Erro 3: Dar refrigerante a uma pessoa desidratada. Ao dar qualquer bebida a uma pessoa desidratada, exceto água, estará a pior a situação dela. A bebida açucarada ou com cafeína e qualquer bebida alcoólica podem causar desidratação, piorando ainda mais uma já existente.

Opção correta: Leve a pessoa para um lugar fresco e dê-lhe água de 15 em 15 minutos. Se a pessoa não melhorar no espaço de meia hora mais ou menos, o médico recomenda que telefone para o 112.

Erro 4: Realizar a manobra de Heimlich quando alguém se engasga. A Cruz Vermelha já não realiza essa manobra para tentar desobstruir a vias áreas, como conta Seitz. Uma vez que para além de poder magoar a pessoa, pode não resolver a questão da asfixia.

Opção correta: Coloque-se atrás da vítima, incline-a para a frente e em seguida bata-lhe entre as omoplatas cinco vezes com a palma da mão aberta. Depois, levante a pessoa e com a mão em punho, coloque o polegar acima do umbigo da vítima e com a outra mão a agarrar o punho puxe o seu punho para dentro e para cima, repita o movimento cinco vezes e depois alterne com as pancadas entre as omoplatas até que a pessoa desengasgue.

Erro 5: Fazer um garrote. Nos filmes parece fácil mas na vida real interromper o fluxo de sangue para um membro ferido pode fazer mais mal que bem.

Opção correta: Para prevenir possíveis danos, faça pressão diretamente em cima ou ao lado da ferida com uma gaze. Assim que a hemorragia parar faça um penso com uma gaze limpa e mantenha o membro elevado. 

Erro 6: Fazer respiração boca a boca depois de um ataque cardíaco. No caso de um ataque cardíaco a respiração boca a boca não é muito eficaz. É preciso implementar outras medidas de reanimação.

Opção correta: Empurre rápido e com força as mãos contra o centro do peito da pessoa inconsciente até que a ambulância chegue.


fonte: noticias ao minuto
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo