Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: A função da mão  (Lida 3123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

A função da mão
« em: 26/07/2010, 17:38 »
 
  Preensão

A função básica da mão consiste na preensão, de forma correcta, dos vários objectos nas actividades quotidianas. Contudo, o movimento do agarrar, por si só, tem pouca valia se a capacidade de o manter sofrer algum tipo de perturbação.

O padrão básico de preensão deve ser considerado em quatro acções:

Alcançar

- As actividades funcionais requerem que a mão alcance os objectos desejados, para tal é necessário:

      Estabilidade suficiente para suportar de forma adequada o braço durante o movimento;

      Amplitude de movimento adequada em todas as articulações proximais do braço;

      Força muscular adequada, particularmente nos grupos extensores para manter a posição e realizar o movimento.

Padrões de preensão

- A preensão consiste na principal função da mão. A análise da complexidade dos movimentos da mão permite a compreensão de duas preensões básicas - a pinça e a preensão global - que por sua vez se dividem.

A Pinça

A pinça da mão humana adquire-se, principalmente, com a habilidade de segurar os objectos entre o polegar e o indicador. Esta posição permite as performance em actividades de destreza. Existem três tipos de pinça:

      Pinça em ponta dos dedos
     
      Pinça em tríade
   
      Pinça lateral

 A Preensão global

Neste tipo de preensão, a palma da mão serve de plataforma oposta dos dedos flectidos. É constituída pela:

   Preensão cilíndrica, que constitui a preensão mais primitiva
   
    Preensão em bola
   
Preensão em gancho, esta consiste numa preensão realizada inteiramente pelos dedos, com a excepção do polegar, e é utilizada, normalmente, para carregar objectos mais pesados.

Função Sensitiva

A sensibilidade é uma das mais importantes funções da mão. Uma mão sem sensibilidade é ineficaz mesmo quando as funções musculares e articulares não apresentam deficits. As funções de coordenação dependem dum mecanismo sensorial periférico intacto de modo a conduzir e controlar esta actividade motora.

A mão é constituída por numerosos receptores sensoriais para a dor, tacto, pressão, temperatura, e propriocepção. Estas permitem que a mão reconheça objectos pela forma, determine o seu grau de magnitude de forças externas, bem como a sua direcção, diferencie texturas e percepcione o movimento dos objectos.

Terapeuta Marco Nobre
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo