iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: “Centro de Actividades Ocupacionais é um sonho tornado realidade”  (Lida 716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

“Centro de Actividades Ocupacionais é um sonho tornado realidade”
BRAGA


autor
Miguel Viana

A CERCI Braga - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade, inaugurou ontem o Centro de Actividades Ocupacionais da freguesia de Navarra.
Uma infra-estrutura considerada vital para a cooperativa que dá apoio a pessoas com necessidades especiais. “Hoje vemos aqui a concretização de um sonho que tinhámos desde o início”, afirmou Vera Vaz, presidente da direcção da CERCI Braga.
A nova estrutura, localizada na antiga escola da freguesia de Navarra, vai ser frequentado por cerca de 30 pessoas portadoras de deficiência intelectual e multi-deficiências, que poderão realizar actividades desportivas, artísticas e de formação profissional.
O novo espaço custou cerca de 250 mil euros, tendo a cooperativa contado com várias ajudas, “Obviamente que tivemos de recorrer a financiamento bancário, mas conseguimos angariar até à data cerca de metade do valor, com uma candidatura à Fundação EDP (com 50 mil euros), a Câmara Municipal de Braga também ajudou com 40 mil euros e tivemos várias empresas, particulares e escolas que, através da campanha do ‘Azulejo Mágico’ ajudaram a atingir cerca de 120 mil euros”, considerou Vera Vaz.
A responsável apontou como próximos projectos o Lar residencial e as residências autónomas. “Temos já muitos adultos com idade em que as famílias têm muito essa preocupação. Quando esta resposta estiver implementada, teremos que começar a trabalhar nesse sentido”, disse Vera Vaz.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, explicou que o centro ontem inaugurado dignifica a

 cidade de Braga e toda a região e considerou que “vem culminar lacunas que eram necessárias. O Estado tem de dar condições para alargarem a oferta em termos de apoio. É um problema que tem de ser resolvido.”
O autarca prometeu ainda melhorar as condições de acessibilidade ao novo Centro de Actividades Ocupacionais. “Em termos de transportes urbanos, agiremos à medida da justificação. O município, na parte que lhe compete, criando condições de mobilidade e com qualidade, tem previsto, ainda para este ano, a melhoria do trajecto desde a rotunda (da estrada Braga - Ponte do Porto) até aqui. É um contributo para criar condições de mobilidade com qualidade”, frisou Firmino Marques.
O director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira, considerou que a CERCI - Braga realizou “um trabalho de excelência, mesmo sem apoios do Estado”.
Sobre a falta de respostas para as pessoas portadoras de deficiência intelectual, Rui Barreira respondeu que “esta é uma área algo difícil” porque “durante muito tempo não tivemos investimentos nesta área. Ao longo destes últimos anos tem havido uma aposta mais segura dos Governos nesta área e continuará a ser assim”, prometeu o responsável distrital da Segurança Social.
O presidente da União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra lembrou a tristeza que sentiu com o encerra- mento da escola da freguesia, mas imediatamente mostrou-se satisfeito por o espaço renovado estar “novamente com vida e a servir os cidadãos que merecem o carinho de todos”


Fonte: Correio Minho
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo