Governo garante colocação de 24 enfermeiros no Centro de Medicina Física e de Reabilitação
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, garantiu a colocação imediata de 24 enfermeiros e de outros profissionais no Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul (CMFRS), após reunião realizada ontem, segunda-feira, com uma comitiva são-brasense.
“Este procedimento em regime extraordinário será desenvolvido pela Administração Regional de Saúde, através do Centro Hospitalar do Algarve”, revelou a Câmara de São Brás de Alportel, em comunicado, sobre o equipamento de saúde situado no concelho.
Segundo a autarquia, o ministro da Saúde reiterou que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve tem “carta-branca” para pôr em marcha todas as diligências necessárias para a colocação dos profissionais em falta, “dado ser esta a principal causa dos constrangimentos ao pleno funcionamento da unidade”.
Estas dezenas de profissionais “são absolutamente necessários ao pleno funcionamento do centro, permitindo que esta unidade possa retomar o internamento na totalidade das suas camas”, reforçou a câmara.
A reunião, realizada no Ministério da Saúde, foi presidida pelo ministro e contou com a participação de uma comitiva são-brasense, constituída por autarcas e funcionários daquele centro.
O presidente da câmara, Vítor Guerreiro, convidou representantes dos diversos setores de trabalhadores da unidade de saúde e todos os partidos políticos representados na assembleia municipal.
Na reunião, marcou também presença Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.
Após ouvir as preocupações relativamente aos problemas e necessidades que afetam o funcionamento do CMFRS, o ministro da Saúde manifestou “total empenho” na resolução dos problemas e “firmou um compromisso para que muito em breve o centro possa voltar à sua trajetória de qualidade e excelência”, sustenta a autarquia.
Segundo o comunicado da câmara de São Brás de Alportel, o ministro garantiu também a aprovação, a muito breve prazo, do decreto-lei que criará o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), que integrará o CMFRS, na qualidade de Entidade Pública Empresarial (EPE), dotado da autonomia necessária ao seu pleno funcionamento, como anteriormente.
Fonte:
https://regiao-sul.pt/2017/06/06/saude/governo-garante-colocacao-de-24-enfermeiros-no-centro-de-medicina-fisica-e-de-reabilitacao/382278