Tudo o que precisa de saber sobre os benefícios e indicações da fisioterapia respiratória com a ajuda do fisioterapeuta Paulo Abreu.

A fisioterapia fornece serviços a indivíduos e populações com a finalidade de desenvolver, manter e restaurar a máxima capacidade para o movimento e funcionalidade, ao longo de todo o ciclo de vida. Isto inclui serviços em circunstâncias em que o movimento e função estão ameaçados pelo envelhecimento, lesão, dor, doenças, condições ou fatores ambientais.
A fisioterapia respiratória (componente da área da fisioterapia cardiorrespiratória) diz respeito à intervenção do fisioterapeuta nas condições do foro respiratório, com doença ou em risco de a desenvolver, prestando assim cuidados no âmbito da prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação.
A fisioterapia respiratória deve ser oferecida a doentes com doenças respiratórias agudas (críticas e não críticas) ou crónicas, cujos objetivos sejam:
- A melhoria/controlo dos sintomas (dispneia, fadiga, dor);
- A limpeza das vias aéreas;
- A melhoria das trocas gasosas;
- O aumento da força e resistência muscular;
- O aumento da tolerância ao esforço e capacidade para o exercício;
- A melhoria da capacidade para realizar as atividades do dia-a-dia;
- O aumento da eficácia na auto-gestão da doença e no auto-cuidado;
- A redução da ansiedade e stress;
- A prevenção de infeções respiratórias;
- O aumento dos níveis de atividade física;
- A melhoria da qualidade de vida relacionada com a saúde;
- Promover a adesão a comportamentos para melhoria/manutenção da saúde (ex. realização de atividade física de forma regular, não fumar ou deixar de fumar).
Veja os exercicios aqui:
https://lifestyle.sapo.pt/saude/bem-estar/artigos/fisioterapia-respiratoria-as-indicacoes-e-os-beneficios