ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Gastroenterite Hemorrágica Canina  (Lida 1034 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sininho

Gastroenterite Hemorrágica Canina
« em: 28/04/2011, 17:21 »
 
Gastroenterite Hemorrágica Canina  

O que é a Gastroenterite Hemorrágica Canina?

A Gastroenterite Hemorrágica é uma patologia canina de aparecimento súbito. Os sintomas clínicos mais significantes deste tipo de gastroenterite são os vómitos e/ou a diarreia contendo quantidades variáveis de sangue. O sangue pode apresentar-se sob duas formas, sendo em natureza (vermelho vivo) ou digerido (vermelho escuro a acastanhado).

 

Como é diagnosticada a Gastroenterite Hemorrágica Canina?

O diagnóstico é feito por exclusão de partes, tendo primeiramente que ser consideradas outras causas e patologias de diarreia com sangue. Outras possíveis causas englobam úlceras, trauma, tumores ou obstruções gastrointestinais, corpos estranhos, doenças infecciosas, e desordens de coagulação. Para avaliação destas outras causas poderão ser necessários testes laboratoriais como por exemplo: Hemograma completo, bioquímicas séricas, urianálise, radiografias, provas de coagulação, exames coprológicos, ecografias, e endoscopia ao aparelho gastrointestinal. Devido aos custos económicos que alguns destes testes possam representar, é por vezes prudente, iniciar um teste terapêutico e terapia de suporte aguardando alguma resposta positiva.

A gastroenterite hemorrágica canina é mais frequente em cães de raça pequena. O Hemograma é normalmente caracterizado por um hematócrito elevado (contagem de glóbulos vermelhos). A maioria dos cães em estado normal, apresentam hematócritos entre 37 a 55%, enquanto que cães com gastroenterite hemorrágica apresentam hematócritos da ordem dos 60%, sendo esta contagem anormalmente elevada a principal pista para o diagnóstico.

 
O que causa a Gastroenterite Hemorrágica Canina?

A causa exacta desta patologia permanece desconhecida.

 
Em que consiste a terapêutica?


Cães com este tipo de gastroenterite, tendem a estar profundamente doentes, e quando não tratados em tempo útil poderão vir a sucumbir. Na maior parte dos casos, o curso da doença é de apenas alguns dias quando atempadamente acompanhada, tratada, e fornecida terapia de suporte. A fluidoterapia endovenosa e agressiva é de longe o ponto mais importante na terapêutica . A administração de fluidos por via subcutânea, não deverá ser considerada, pois não é adequada ás necessidades de fluidos requeridas pela maior parte dos animais.
Se não for instituída uma fluidoterapia adequada, o hematócrito do animal continuará com valores elevados, e tenderá mesmo a subir devido á desidratação. Eventualmente esta desidratação dará origem a um sangue mais viscoso que terá maior dificuldade em circular nos vasos, agravando a situação clínica com má perfusão dos tecidos. Neste momento, o animal estará potencialmente predisposto a uma desordem de coagulação fatal denominada de Coagulação Intravascular Disseminada. Uma vez atingido este estado, a situação clinica é normalmente irreversível resultando em morte.

Uma terapia adicional e de suporte inclui normalmente antibioterapia e medicação antiulcerativa.

Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo