ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Como punir um gato: O que fazer quando o tareco se porta mal  (Lida 691 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Neo

 

Gatos: Arranhadores e Marcadores…

Toda a gente sabe que o gato aguça regularmente as unhas. Depois de ter dormido um bom sono, espreguiça-se, tira as unhas para fora e arranha com as patas da frente uma árvore, um tronco ou o seu móvel favorito…

Quando o gato se espreguiça e afia as unhas, está a fazer mais do que uma simples limpeza a estas: Ele está a marcar visualmente o seu território. Se observar atentamente um gato que arranha uma arvore, pode constatar que ele arranca pedaços da casca e rasga entalhes verticais e longitudinais. Se tiver livre acesso a esta, voltará dia após dia para renovar as suas marcas. O instinto leva ao hábito e o hábito ao rito. Com o passar do tempo, estas marcas assumem uma importância cada vez maior para o gato, funcionando como um sinal de marcação do seu território. Para o gato isto é puro instinto! Surge por volta das 5 semanas de vida, perfeitamente elaborado e em todo o seu esplendor. Nunca deve tentar impedir um gato de arranhar, pois isso pode levar a problemas de ansiedade ou patologias psicossomáticas.

Se o gato tentar arranhar onde não deve terá que ser educado para arranhar onde pode, mas nunca impedido de o fazer. Mas então o que fazer se o Tareco se apaixonar pela estante lá de casa? Existem diversas soluções como por exemplo dar ao gatinho, enquanto estiver em plena fase de sociabilização, um tronco (natural ou artificial) que deverá ser colocado perto do local onde dorme. Assim, quando o gatinho acorda terá ao seu dispor um belo sitio para arranhar a seu bel-prazer. Também pode utilizar um raspador ( que poderá comprar numa Petshop), grande, estriado no comprimento e de preferência vertical. Não se esqueça de o colocar numa posição estável, para não cair ou ser arrastado pelo gato quando este o arranhar vigorosamente. Se tal acontecer, perderá o interesse pelo raspador.

Não deverá cortar as unhas do animal porque é uma solução totalmente ineficaz. Na próxima oportunidade ele volta a reaguçá-las arranhando. Também não deve gritar ou bater-lhe porque isso só o vai ensinar a ter medo de si e a arranhar quando não está presente. Se tiver um sofá velho que planeia deitar fora, não o utilize para o seu gato arranhar pois ele pode ficar com saudades quando o deitar for a e procurar consolo no sofá novo lá de casa!



Fonte: arcanoe
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo