
chegada de um filhote de cão ou gato é sempre uma alegria em casa.
Não se pode esquecer, no entanto, que aquele bichinho inocente e fôfo depende da sua atenção e carinho para crescer saudável, alegre e forte. Alguns cuidados básicos podem ajudá-lo a lidar com esse novo integrante da família.
Quando posso separá-lo da mãe?
Filhotes de cão ou gato não devem ser separados da mãe antes dos 45 dias de vida, pois sentirão muita falta dela e dos irmãos e isso pode interferir no seu relacionamento com humanos e no aprendizado. Será um animal mais medroso, de mais difícil interação com outros animais e com os membros da sua nova família.
Como se dá a evolução do cão ou gato recém nascido?
Abre os olhos com aproximadamente 10 dias de vida
Começa a identificar sons a partir dos 13 dias de vida
Controla os reflexos de micção e defecação a partir dos 21 dias de vida
Costuma dormir cerca de 90% do tempo nas duas primeiras semanas de vida
Observam-se contrações musculares como se fossem espasmos em filhotes com até 4 semanas de vida. É normal, não confundir com convulsões.
Quais os cuidados com a alimentação do filhote?
A partir dos 30 dias de vida, dependendo da raça do cão ou gato, começam a aparecer os primeiros dentinhos e a amamentação começa a machucar as tetas da mãe, que via diminuindo as mamadas. Os filhotes já deverão estar mais espertinhos e começam a se divertir com a ração da mãe, aprendendo a ingerir alimentos sólidos.
Algumas cadelas podem ter problemas durante a amamentação e, em alguns casos é necessário dar leite artificial ao filhotinho. Atenção: Nunca dê leite de vaca, pois pode causar cólicas e diarréia no bichinho. Há leites próprios para filhotinhos. Consulte o veterinário para melhor orientação. A quantidade a ser dada depende do tamanho e da raça do filhote (podendo variar de 3 a 50 ml) e o intervalo entre as mamadas varia de 2 a 4 horas e aumenta à medida em que o animalzinho cresce.
Após o desmame, prefira sempre alimentá-lo com rações industrializadas que são balanceadas e com todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável do seu filhotinho. Esteja atento para oferecer-lhes ração apropriada para filhotes, pois as necessidades nutricionais destes são muito diferentes das da mãe. Clique e veja nossa matéria sobre nutrição.
Quais os cuidados com a saúde do filhotinho?
Os filhotinhos necessitam fazer uma consulta com o veterinário para serem vermifugados e vacinados. A primeira dose da vermifugação é feita a partir de 3 semanas de vida e é muito importante para o pet bebê. Clique no link e saiba mais sobre vacinação para cães e gatos.
Evite levar o seu bichinho para passear na rua e evite que este tenha contato com outros animais na rua até que o esquema de vacinação esteja completo. Isto evitará muitas doenças graves.
Grade de Porta
Como educá-lo para fazer as suas necessidades no lugar certo?
Pipi Place
Não o deixe transitar livremente por todos os cômodos da casa ou apartamento. Limite o seu espaço e coloque grossas camadas de jornal nos locais onde ele deve permanecer. Estes jornais devem abranger uma área maior que o normal no início e você pode colá-los no chão com fita adesiva para que não saiam do lugar. Vá diminuindo gradativamente a área coberta com jornal até que se limite à desejada. Existe um produto no mercado chamado “pipi place” que auxilia na educação do seu pet, pois ele passará a relacionar as suas atividades com o artefato. E o mais importante é que você tenha paciência e diga firmemente a palavra “não” toda vez que ele fizer xixi ou cocô no lugar errado. Mas atenção: só surtirá efeito se for dito na hora em que ele fez. Se você o repreende depois, ele não entenderá o motivo. Se ele faz as necessidades no lugar certo, você deverá afagá-lo e dizer palavras como “muito bem” imediatamente depois, para que ele associe ao bom hábito. Não é necessário violência para que ele aprenda e não se esqueça que, antes dos 21 dias de vida ele não tem controle adequado da urina e fezes.
Com o seu carinho e paciência, conquistará um amigo leal e fiel que proporcionará momentos felizes e prazeirosos no convívio com toda a família!
Amigos Pet.com