Os problemas urinários são os responsáveis pelo maior número de visitas ao veterinário com os gatos. São problemas comuns cujo grau de gravidade varia, mas se não forem tratados rapidamente, podem ser fatais.
Os problemas urinários são comuns nos gatos. Infelizmente, não são raros os relatos de pessoas que já perderam um gato por causa de problemas urológicos. A obstrução da uretra pode provocar a morte em 24 horas, mas nem sempre a dificuldade em urinar implica que haja bloqueio. No entanto, é sempre mais seguro levar o animal ao veterinário o mais rapidamente possível, sempre que notar que o gato não está a urinar como é habitual.
SintomasO sintoma mais comum é a dificuldade e dor em urinar. Em alguns casos, pode-se verificar sangue na urina. Alguns animais começam a lamber os genitais mais frequentemente.
Os gatos podem associar a sensação de ardor à caixa de areia e passam a procurar outros locais onde urinar.
Problemas urológicosCistiteCistite é a inflamação da bexiga ou da uretra. A grande maioria não tem causas conhecidas, ou seja, não resulta da acção de um vírus ou bactérias. Nos casos em que não há obstrução da uretra, o problema resolve-se por ele próprio, mas convém consultar o veterinário para prevenir futuras inflamações. A reincidência de inflamações pode levar à obstrução da uretra.
Cálculos renais ou UrilitíaseCálculos renais são aquilo que habitualmente se chama pedra no rim. Pequenas formações sólidas compostas por sais minerais que se formam sobretudo na bexiga, mas também podem ocorrer nos rins e uretra. O tratamento depende do tipo de minerais que compõem a pedra, já que o “diluente” a utilizar varia. Não raramente é contudo necessário remover cirurgicamente a pedra.
O mineral que mais contribui para a formação de pedra é o magnésio, visto que os cálculos mais comuns são compostos de estruvita.
Obstrução da uretraA obstrução da uretra pode ser precipitada por cristalizações dos cálculos renais ou pela própria pedra que desce pelo canal urinário, mas acaba por ficar presa e impedir total ou parcialmente a saída da urina. Outra causa para a obstrução da uretra é inflamação repetida das vias urinárias que podem acabar por estreitar o canal por onde passa a urina.
Quando o bloqueio é total, os rins deixam de conseguir limpar o sangue das toxinas presentes do corpo. O gato acaba por perder a consciência e morrer devido, em última análise, a falha cardíaca. A morte pode ocorrer em menos de 48 horas.
Factores de riscoIdade Os animais na terceira idade têm geralmente tendência a desenvolver problemas urinários. Não é raro estes surgirem também em gatos entre os 2 e os 5 anos.
Sexo Os machos estão mais predispostos a desenvolver problemas urinários já que têm uma uretra mais fina e mais comprida.
Desidratação Menos água para diluir a urina contribuiu para o aparecimentos de problemas urinários. No Verão, há mais ocorrência de problemas urinários.
DietaRações com elevadas percentagens de sais minerais contribuem para a formação de cálculos renais. Visto o excesso de magnésio ser o mais problemático, não se deve dar rações com mais de 20mg deste mineral por 100 kcal.
É contudo mais eficaz combater a formação de pedra manipulando o PH da urina.
Os cristais de estruvita são pouco solúveis num PH neutro, mas basta tornar a urina do gato um pouco mais ácida para que estes se dissolvam melhor. As rações específicas para combater problemas urinários nos gatos existentes no mercado têm acidificantes e valores de magnésio mais baixos.
Contudo, outros tipos de formação respondem melhor a PH menos ácido, como é o caso dos cálculos compostos por oxalato de cálcio. Mas estes não podem ser diluídos através de dietas específicas e tratamentos mais invasivos são geralmente necessários, sendo a cirurgia o último recurso.
No geral, o PH da urina do gato deve rondar os 6 e os 6,5 para que nem um nem outro cálculo se forme.
StressPensa-se que o stress possa ser o responsável por parte das cistites, ou seja das inflamações sem causa conhecida. Os gatos são animais muito sensíveis e qualquer desvio da rotina pode causar stress.
DiabetesOs gatos com diabetes e já na terceira idade são os animais nos quais a prevalência de problemas urinários é maior.
Fonte: arcanoe