ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Gatos esquisitos com comida  (Lida 800 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Neo

Gatos esquisitos com comida
« em: 30/08/2011, 15:58 »
 

Uma das características mais conhecidas nos gatos é o facto de serem esquisitos com a comida. Reconhecem-lhes gostos requintados ou alguma vaidade em manter a elegância, a verdade é que os gatos não parecem acreditar que tudo o que vem à rede é peixe.

Os gatos são animais carnívoros. Na natureza as suas excelentes capacidades de caça tornam-nos num dos caçadores com maior sucesso. Comem entre 10 a 20 vezes por dia e são oportunistas, ou seja, caçam aquilo que houver para caçar na altura – ratos, aves, insectos, etc.

Este comportamento parece entrar em contradição com o que se atribui a muitos gatos domésticos. Na verdade, tem de haver uma razão para que os gatos não se comportem da mesma maneira em cativeiro. Por vezes pode haver um problema de saúde que esteja na origem da alteração do comportamento, mas na maior parte das vezes os gatos apercebem-se de que vale a pena ser esquisito.

Problemas de saúde

Se o gato costuma comer regularmente e passa a ser mais esquisito com a comida deve primeiro excluir problemas de saúde. Existem muitos problemas que podem levar à perda de apetite. Basicamente qualquer anormalidade que se verifique no sistema digestivo – dentes, boca, estômago, pâncreas, fígado, etc. – pode provocar uma redução do apetite.

Estimular o apetite

Depois de o veterinário descartar a possibilidade de o problema ser de saúde, então trata-se de um problema comportamental do gato ou de má escolha da comida.

Se um gato tem um apetite normal, é provável que coma aquilo que lhe puserem no prato, mesmo que a comida não lhe seja particularmente interessante. Se o gato não tiver outra fonte de comida, a fome é estímulo suficiente.

Na maioria dos casos, o problema é que a comida que é dada ao gato não é a única fonte de alimento. Os petiscos diários por baixo da mesa, bastante salgados e condimentados, não só fazem mal ao gato como suprimem a vontade de comer a ração.

Para estimular o apetite do gato pode:
optar por uma comida de qualidade – Se o gato não tem grande apetite faça com que cada dentada seja preciosa;
trocar a ração seca por comida em lata ou misturar um pouco da comida húmida na ração seca;
adicionar pedaços de carne cozida sem sal à ração;
optar por cozinhar para o gato – Informe-se junto do veterinário o que pode cozinhar para o animal e em que quantidades;
aquecer a ração antes de a colocar na tigela do gato;
fazer transição gradual entre rações. Alguns gatos são avessos a experimentar coisas novas, por isso faça transições muito graduais;
promova o exercício – Para abrir o apetite nada mais natural do que despender calorias. Os gatos comem para compensar a perda de massa e manter a energia. O gato pode não estar a ter exercício suficiente para justificar a quantidade de ração que lhe dá por dia. Consulte o veterinário para saber se o seu gato está com o peso correcto.

Tenha em mente que nenhuma dica ou truque resolve um problema comportamental. Se o gato não come porque sabe que mais tarde vai encher a barriga com guloseimas, nem a ração mais deliciosa no mundo o poderia fazer mudar de ideias.


Fonte: arcanoe
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo