No cinema e nos desenhos animados não há nada mais reconfortante a dar a um gato do que uma tigela de leite. Mas na vida real, o leite pode causar muito desconforto a estes animais.
Não é raro vermos pessoas a alimentar gatos com um pouco de leite. De alguma forma as mensagens dos filmes ou a noção de que o leite é um alimento completo, leva-as a achar que estão a agir correctamente ao incluir leite na dieta do gato.
A verdade é que os gatos só precisam de leite nos primeiros meses de vida. Na idade adulta, o leite pode mesmo causar-lhes alguns problemas de saúde.
Os gatos só necessitam de leite enquanto pequenos. Depois de desmamados, os gatos alimentam-se na natureza sobretudo de roedores. Em cativeiro, existem várias opções para alimentar um gato de forma equilibrada, sendo uma ração de qualidade a opção mais comum.
O desmame dos gatos é feito pelas progenitoras por volta das 6 semanas. Um gato com 8 semanas já se alimenta exclusivamente de comida sólida. A partir desta altura, alimentar o gato com leite é prejudicial ao animal. O Homem é o único animal que bebe leite durante toda a vida, nenhum outro animal precisa de leite na idade adulta.
O leite de vaca que o Homem consome não tem a mesma constituição em termos de nutrientes do que o leite de gato. Para alimentar gatos rejeitados pelos progenitores, deve-se utilizar leite especialmente formulado para eles, que se pode encontrar nas lojas de animais.
A maioria dos gatos é intolerante à lactose, o "açúcar" presente no leite. Não são capazes de produzir a enzima que vai digerir a lactose, o que faz com que esta não seja absorvida e fermente no intestino, provocando a acumulação de gases, dor e diarreia.
Os gatos produzem a lactase, enzima que digere a lactose, até às 6 semanas de idade, altura em que geralmente se inicia o desmame. A partir dessa altura, a produção da enzima começa a diminuir e na idade adulta, a grande parte dos gatos já não a produz, tornando-os intolerantes à lactose.
Alguns gatos crescem e mantém a produção da enzima, conseguindo digerir a lactose. Para saber se o gato é intolerante à lactose, basta dar um pouco de leite ao gato e verificar se ele faz diarreia.
Caso utilize fórmulas indicadas para os gatos ou caso tenha um gato tolerante à lactose, então pode dar um pouco de leite como guloseima. Isto quer dizer que o leite só deve ser dado esporadicamente, tal como outra qualquer guloseima.
A dieta base do gato deve ser sempre uma ração de qualidade e água à disposição. Um gato que é alimentado exclusivamente a leite, não sobrevive. Contudo se o gato tolera e gosta de leite, uma tigela ocasional também não fará mal.
Fonte: arcanoe