ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Socializar o gato  (Lida 610 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Neo

Socializar o gato
« em: 29/08/2011, 16:49 »
 

Os gatos podem ser animais extremamente ariscos e por isso é importante fazer com o gato aprenda a gostar, ou pelo menos aceitar, o contacto com outras pessoas e animais.

Os gatos têm fama de não tolerar estranhos, de atacar visitas ou de se refugiarem noutra divisão da casa quando recebe alguém em casa. Nem todos os gatos regem desta forma e o temperamento de cada animal depende muito da sua herança genética. Contudo, muito de pode corrigir ou atenuar através da socialização.

O período de socialização dos gatos inicia-se em tenra idade. Um primeiro períodod de descoberta do mundo ronda as 2 até às 7 semanas. É nesta altura que o gato deve ser habituado a lidar com tudo o que não lhe é natural, tal como a presença de humanos.

Por volta das 7 semanas pode dizer-se que se inicia um período diferente. Aqui o gato começa a ter novas experiências sociais: brincar com os irmãos , ser educado pela mãe, interagir com humanos.

A janela do período de socialização começa a fechar-se por volta da 12ª semana de vida, embora alguns peritos defendam que o gato começa a rejeitar novas experiências mais cedo. Estas semanas devem ser trabalhadas no sentido de submeter o gato a diversas situações, bastante contacto com humanos, mas sem o retirar da companhia da mãe e dos irmãos.

Os gatos que são retirados da mãe demasiado cedo têm uma maior probabilidade de serem de difícil trato, mais ariscos ou por vezes mais infantis. Os donos que adquirem gatos demasiado cedo geralmente têm de terminar de dar a educação que a progenitora não teve oportunidade de passar à cria.

Quando um gato chega ao fim do período de socialização é como se se fechasse a novas experiências. Se o gato não foi apresentado a estranhos, vai reagir negativamente a visitas, seja refugiando-se ou mostrando desagrado.

Socialização e treino

O período de socialização não se trata apenas de interagir com os outros, mas também de saber como interagir e o que tolerado pelos outros. É nesta altura que os gatos aprendem como se portar em sociedade. As regras que são ensinadas pela progenitora e irmãos são essenciais e o dono deve reforçar que é errado:

brincar de forma bruta;
morder;
brincar com as garras.

Para além disso, o dono deve deixar claro desde o início que:

os dedos não são brinquedos;
as unhas devem ser afiadas no poste para gatos e não no mobiliário de casa.

Sempre o gato se estiver a portar de forma indesejável, deve dizer um “Não” mais forte e acabar com a brincadeira, ignorando-o por alguns segundos. Ou então desviar a atenção do gato para o brinquedo que deveria estar a utilizar.

Contacto com humanos

Estudos mostram que iniciar o contacto com humanos cedo torna o gato mais sociável com pessoas. O contacto inicial deve começar antes das 6 semanas. Nesta altura, pode pegar no gato, fazer-lhe uma festa e voltar a colocá-lo junto à progenitora poucos segundos depois. Não deve exagerar no tempo ou pode obter o resultado inverso. O gato pode ressentir ser separado da mãe ou a mãe pode demonstrar uma atitude demasiado protectora que vai dificultar futuras tentativas de socialização.

Socialização tardia

Os gatos que não foram socializados enquanto jovens podem ser habituados a aceitar o contacto com pessoas e outros animais mais tarde. Para isso nada como utilizar técnicas de treino para conseguir que o gato se comporte da melhor maneira. As guloseimas são a melhor forma de conseguir que o gato tolere algo ou alguém.


Reverter a socialização

Adquirir um gato bem socializado não é garantia de que não vai ter qualquer problema com o animal. Os gatos necessitam de ter estímulos durante toda a vida, necessitam de brincar e ter afecto. Se não prestar atenção ao gato e não lhe fornecer os estímulos de que ele necessita para se sentir bem, então o processo de socialização pode ser revertido e o gato pode começar a evidenciar problemas comportamentais.~


Fonte: arcanoe
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo