ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Ladrão: o cão mais famoso de Almada já tem uma cadeira de rodas. E adorou-a  (Lida 2030 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Ladrão: o cão mais famoso de Almada já tem uma cadeira de rodas. E adorou-a


Com osteoartrite e aos 16 anos, o cão apaixonado pelos passeios nas ruas da Margem Sul pode finalmente voltar a fazê-los.
        18/11/2022 às 11:56


Não escondeu a alegria.

Izabelli Pincelli

Aespera chegou ao fim. Ladrão, o cão mais famoso da Margem Sul, já tem uma cadeira de rodas e está pronto para voltar a fazer o que mais gosta: andar pelas ruas de Almada. Nesta quinta-feira, 17 de novembro, Dão, como é agora conhecido, e a tutora Elsa Ribeiro foram buscar a tão esperada “Ferrari”, como é chamada por Pedro Póvoa, fundador da Dog Locomotion, a empresa nacional de cadeira de rodas feitas à medida para animais de estimação.

“Ele ainda só andou duas vezes, fomos buscá-las ontem pela manhã e choveu imenso”, conta à PiT a tutora. No entanto, o mau tempo não impediu o cão de 16 anos de voltar ao ativo. Num vídeo partilhado no Facebook da Dog Locomotion, Dão é visto a andar animado de um lado para outro. E claro, recebeu vários mimos.

“Agora com o seu novo equipamento contrabalançado, poderá voltar a ter a qualidade de vida perdida e passear de novo, como sempre adorou fazer”, escreveu o projeto. “Caros Amigos, mais conhecido por ‘Dão’ e com uma história de vida que pela sua peculiaridade vale a pena conhecer, este é o Ladrão Almada, o cão mais famoso da Margem Sul e arredores”.

A 14 de setembro, os tutores do Pó d’Arroz e da Broa de Mel, a família lisboeta que conquistou milhares de seguidores em Portugal e no mundo, ajudaram Elsa a arrecadar o dinheiro necessário para os cuidados do cão, já que os valores rondavam os mil euros e a tutora não conseguia suportá-los sozinha.

No mesmo dia, conseguiram a quantia necessária para ajudar a cobrir os custos da cadeira de rodas, medicamentos e outros. Na mesma semana, Dão já estava na consulta com a Dog Locomotion. E agora, já tem a tão esperada Ferrari.

A adoção que mudou duas vidas
Em 2018, Dão (na altura Ladrão) começou a visitar a casa de Elsa Ribeiro. A tutora havia voltado recentemente de Inglaterra e adotado Charlie, um cão vadio que resgatou das ruas. Após vários meses a cuidar de Dão, resolveu tornar a adoção oficial. Mas não foi fácil: além de comentários “que não vale a pena referir”, o cão teve quatro coleiras e dois peitorais roubados. Elsa, porém, não deixou as controvérsias afetá-la e lutou pelo patudo.

Pouco tempo depois, Dão foi diagnosticado com osteoartrite, uma doença crónica que danifica a cartilagem, e nos últimos anos tem perdido a locomoção das patas traseiras. “Ele tinha problemas já numa pata e chegou a fazer um tratamento mais forte, tendo melhorado. Entretanto, começou a coxear mesmo e a raspar com as patas traseiras no chão e foi aí que foi diagnosticado com a doença e também com demência, mas já não tem sintomas”, explicava-nos em setembro.

Na altura Elsa começou a pesquisar alternativas para ajudar Dão a andar. Chegou a comprar um arnês para as patas traseiras mas não era nada prático. A tutora também sofre de problemas de saúde e não o aguenta. “Não foi muito eficaz porque fiquei toda partida. Sempre era melhor com mais uma pessoa para ajudar”, partilha. Mas agora já não há mais problemas. Com a cadeira de rodas da Dog Locomotin, Dão voltou a ter a tão adorada liberdade.

À PiT, o fundador do projeto, Pedro Póvoa, deixou claro o seu objetivo: “Se conseguir salvar um animal que seja, já fico super satisfeito”. Mas a verdade é que desde que começou com a empresa, já ajudou vários. E Dão, o cão mais famoso da Margem Sul, juntou-se à lista.

Hoje, o cão continua a tomar uma mão cheia de medicamentos três vezes por dia. Para aliviar as dores, a tutora também o ajuda com petiscos e óleo de CBD, uma componente da planta canábis com benefícios para o bem-estar físico e mental. Com a nova Ferrari, a dupla está pronta para uma nova fase: “Estamos a aprender os dois”, diz animada.

Percorra a galeria para conhecer a trajetória de Dão.





Fonte: https://pit.nit.pt/animais/ladrao-o-cao-mais-famoso-de-almada-ja-tem-uma-cadeira-de-rodas-e-adorou-a?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR297qGLqw5S8P93xjQTgXG3JaLSSTAC_SwfIHkOB1wNXV3EIp7H9BJRfQY#Echobox=1668774125
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo