Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Informação ::.. Responsável: Claram => Informática Inclusiva => Software - Downloads => Tópico iniciado por: migel em 23/05/2012, 09:29

Título: Coreanos criam software online capaz de estimular a audição...
Enviado por: migel em 23/05/2012, 09:29
Coreanos criam software online capaz de estimular a audição e melhorá-la em até duas semanasPostado por Das Übergeek

(https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/424848_279435715463760_240963275977671_681207_1926279719_n.jpg)

A coréia desenvolve um software para proteger e energizar a sua audição.


A Coreia do Sul, uma das nações mais high tech do mundo, tem sua parcela de ousadia – e, aos olhos de muitos, de maluquice. Uma das últimas novidades é um software que promete recuperar a perda auditiva. Sim, é isso mesmo: um software que promete curar – ou, pelo menos, aliviar – a surdez.

O Hearing Guardian V1, afirma o fabricante Earlogic, tem sua tecnologia aprovada pelas agências reguladoras da Coreia do Sul e Estados Unidos. O software promete “proteger a audição da poluição sonora e, consequentemente, eliminar sintomas como zumbido e recuperar a sua perda auditiva”. E, ainda segundo o press-release do fabricante, “tudo isso sem sair do conforto da sua casa e de diante da tela do seu computador”.

“O programa é um gerador de sinal inteligente e sistema de condicionamento de som que tem a capacidade de testar a condição da audição detalhadamente, proteger a condição atual do aparelho auditivo e também prevenir a danificação dos ouvidos relacionadas a ruído excessivo e ao envelhecimento”, afirma o Dr. Sang Yeop Kwak, pesquisador-chefe e CEO da Earlogic. O software atua testando a audição do usuário por meio de uma espécie de audiometria na qual é verificada a situação do aparelho auditivo. Identificados possíveis danos, o programa inicia uma geração de sinal, um estímulo sonoro dos terminais nervosos pela audição localizados na cóclea.

A tecnologia é controversa. Especialistas consultados informalmente pela equipe da Geek afirmaram ter duvidas sobre a eficácia do tratamento proposto. Além disso, o software precisa que o usuário empregue seu próprio fone de ouvido – como os fones são diferentes entre si e de qualidade variável, as audiometrias podem acabar saindo bastante imprecisas.

O fabricante, todavia, afirma que, em pesquisas realizadas pelo Hospital Chung Ang University, na Coreia, e pela Samsung, foi comprovado que a utilização adequada da tecnologia Earlogic – duas vezes por dia, ao menos por duas semanas, pode recuperar em até 10dB (cerca de cem vezes) a audição. Houve pesquisas também no centro de Fisiologia Auditiva da UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles).

Um vídeo no YouTube, preparado pela própria empresa, mostra o software em ação e pode ser visto pelo atalho youtu.be/VuZgmf3-JFo. O software completa um ano de presença no Brasil agora em julho.

O programa, que pode ser classificado como uma “vitamina para os ouvidos”, uma vez que depende da disciplina do usuário e que seus resultados variam para cada organismo, pode ser baixado gratuitamente para teste no site da Biosom (www.biosom.com.br (http://www.biosom.com.br)), representante da Earlogic na América Latina.

O software, aliás, é de graça, mas o serviço não: o tratamento (a empresa prefere o termo “melhoria”, já que não exige prescrição médica) é gratuito por até duas semanas. Um mês de tratamento custa R$ 19,90, e um ano custa R$ 238,80. Só existem versões para Windows XP em diante, portanto os usuários de Linux e Mac continuarão surdos.

O site oficial da Earlogic mundial é www.earlogic.com (http://www.earlogic.com) (que está em coreano, mas você pode ver a versão da Malásia em inglês em www.earlogic.com.my (http://www.earlogic.com.my)). A página brazuca do Hearing Guardian no Facebook é facebook.com/hearingguardianBR.