iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Elos de Ternura

Autor Tópico: Leitura & Escrita  (Lida 40407 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Neo

Leitura & Escrita
« em: 27/04/2010, 17:49 »
 
     DOSVOX - primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil, o DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais.
      (Nota: A forma mais adequada de fazer a instalacao 3.1, que é a última versão do DOSVOX, e' baixando o kit mínimo DOSVOX e o executando. Ele faz tudo sozinho. Este kit deve ser copiado de http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm. A partir daí pode-se fazer todas as atualizações em: http://intervox.nce.ufrj.br/upgrade)
« Última modificação: 12/11/2015, 14:36 por migel »
 

Online Neo

Virtual Vision
« Responder #1 em: 27/04/2010, 17:56 »
 
     Virtual Vision - Outro programa leitor de tela brasileiro, o Virtual Vision foi desenvolvido pela MicroPower. O Virtual Vision é totalmente adaptado para o uso do sistema operacional Windows e seus aplicativos e não requer sintetizador de voz externo. O programa utiliza o Delta Talk, a tecnologia de síntese de voz que garante, segundo o seu fabricante, a qualidade de áudio como o melhor sintetizador de voz em português.
      (Nota: Para mais informações, consulte: www.micropower.com.br).
 

Online Neo

Jaws
« Responder #2 em: 27/04/2010, 17:58 »
 
     Jaws - Considerado atualmente o leitor de tela mais popular do mundo, o Jaws for Windows da norte-americana Freedom Scientific possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. O Jaws roda em diversos idiomas, inclusive em português. O programa tem a capacidade de ler certos recursos de páginas de internet que outros programas do gênero não têm. (Nota: www.freedomscientific.com)
 

Online Neo

Dolphin
« Responder #3 em: 27/04/2010, 18:04 »
 
# Dolphin - Esse software inclui um leitor de tela para cegos e um ampliador de tela para pessoas com visão subnormal.
(Nota: http://www.dolphinuk.co.uk/)
 

Online Neo

Slimware Window Bridge
« Responder #4 em: 27/04/2010, 18:08 »
 
    *  Slimware Window Bridge - Foi o primeiro programa de leitura de telas e recebeu um prêmio internacional em 1996 como uma contribuição importante para o desenvolvimento tecnológico.
      (Nota: http://members.tripod.com/slimprize/screen_readers.html)
 

Online Neo

Windows-Eyes
« Responder #5 em: 27/04/2010, 18:10 »
 
    *  Windows-Eyes - Outro programa de leitura de telas que inclui novos recursos importantes para facilitar o acesso à Internet para os deficientes visuais.
      (Nota: www.gwmicro.com)
 

Online Neo

Tecla Fácil
« Responder #6 em: 27/04/2010, 18:16 »
 
# Tecla Fácil - Esse programa permite o treinamento de técnicas de digitação com o uso de teclado alfanumérico e numérico do microcomputador por cegos e portadores de visão subnormal, de forma autônoma.
(Nota: http://www.teclafacil.com.br/progdigit/tf60dv/tfdv.html)
 

Online Neo

Braille Creator
« Responder #7 em: 27/04/2010, 18:16 »
 
# Braille Creator - Software que permite criar textos em Braille no computador com vários recursos e é compatível com as principais impressoras Braille no mercado.
(Nota:www.micropower.com.br/dv/braille/index.asp)
 

Online Neo

Openbook
« Responder #8 em: 27/04/2010, 18:17 »
 
    *  Openbook - É um dos softwares lideres de leitura OCR desenvolvido para os portadores de deficiências visuais.
      (Nota: http://www.freedomscientific.com/fs_products/software_open.asp )
 

Online Neo

Pocket Voice
« Responder #9 em: 27/04/2010, 18:19 »
 
    *  Pocket Voice - uma aplicação informática que, fazendo uso da linguagem pictórica, simbólica e do simples texto, possibilita ao utilizador reproduzir sonoramente o que não se consegue dizer por incapacidade física.
      Desenvolvido pelo casal de programadores Carla Vieira Faria e Pedro Ivo Faria, o "software" em questão ganhou no ano transacto o concurso nacional da especialidade promovido pela Microsoft, sendo pelos criadores disponibilizado gratuitamente a quem precisa www.pocketvoice.com
 

Online Neo

Teclado falado
« Responder #10 em: 27/04/2010, 18:20 »
 
    *  Teclado falado - Digita com sintetizador de voz.
      (Nota: http://www.bengalabranca.com.br/PO/Produtos/Informatica/015.htm)
 

Online Neo

Braille Fácil
« Responder #11 em: 27/04/2010, 18:20 »
 
    *  Braille Fácil - Programa que permite digitar diretamente ou importar um texto de um editor de texto convencional para preparar textos que podem ser enviados para uma impressora braille.
      (Nota: http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/)
 

Online Neo

Impressora Braille Blazer
« Responder #12 em: 27/04/2010, 18:22 »
 
    *  Impressora Braille Blazer – Impressora compacta com sintetizador de voz em português.
      (Nota:http://www.bengalabranca.com.br/PO/Produtos/Informatica/004.htm)
 

Online Neo

Kana Trainer 0.2
« Responder #13 em: 23/06/2010, 10:43 »
 
Com o Kana Trainer é possível aprender, praticar e testas os conhecimentos adquiridos sobre esses alfabetos de maneira simples e intuitiva.

Quem não tem experiência em aprender outros idiomas pode achar que o japonês é uma língua difícil. No entanto, todos os idiomas são igualmente complexos e exigem esforço equivalente de um falante nativo de outra língua para aprendê-los.

No caso do japonês, aprender as palavras, a sintaxe e a estrutura gramatical básica não é tão complicado. Por outro lado, para compensar isso e deixá-la mais “difícil”, entra a ortografia da língua. No japonês, a ortografia se utiliza de ideogramas para identificar sílabas diferentes, como “na”, “ni”, “nu”, “ne” e “no”.


A primeira coisa a ser feita ao usar o Kana Trainer é selecionar quais alfabetos você deseja que apareçam em seu treino. Mude a visualização para a aba “Settings” (Configurações) e escolha “Hiragana” ou “Katakana” (a opção “Both”, responsável por selecionar ambas as outras, não está disponível).

De volta à aba “Symbols” (Símbolos), escolha quais séries de sílabas devem aparecer – para isso, marque a caixa ao lado daquelas que você desejar ou marque somente “All” para escolher todas.

Não há muita diferença entre as opções “Training” (Treinamento) e “Test” (Teste), pois ambas funcionam de maneira semelhante. Entretanto, enquanto a segunda possibilita a criação de um relatório de desempenho, a primeira oferece cinco opções para a resposta da pergunta (o que facilita bastante em caso de dúvidas).


Caso você ainda não possua quaisquer conhecimentos sobre os ideogramas disponíveis no Kana Trainer, o melhor que você tem a fazer para aprendê-los adequadamente é selecionar uma opção por vez e praticá-la até aprender os cinco símbolos daquela sequência. Dessa forma, você garante que realmente está aprendendo algo, pois com a quantidade reduzida de símbolos, você logo consegue distingui-los uns dos outros.


[box title=Download]http://downloads.sourceforge.net/project/kanatrain/kanatrain/Version%200.2/KanaTrain_0.2.zip?use_mirror=sunet[/box]
 

Offline Rui Silva

B-Key
« Responder #14 em: 19/06/2011, 10:11 »
 
B-Key

B-Key (Bimanual-Keyboard) é um programa que se dirige às pessoas mono-manuais, para a escrita datilográfica a 5 dedos. Graças à sua tecla basculante configurável, B-Key permite ao utilizador premir todas as teclas de um teclado standard ou normal, mas só com uma mão. O utilizador, assim, ganhará em eficacidade, velocidade a bater texto, mas também como é evidente, ganhará a nível de esforço, pois o punho ficará quase imóvel.

Este programa está compatível com os teclados:
- Francês-Suiço e Francês-França
- Alemão-Suiço e Alemão-Alemanha
- Italiano-Suiço e Italiano-Itália
- Inglês-US
- E ainda possui um modo avançado que poderá ser utilizado para configurar o teclado à medida do utilizador.

B-Key é compatível com os seguintes sistemas operativos:
- Windows XP,
- Windows Vista,
- Windows 7 (32 e 64 bits).

B-Key está disponível em francês, alemão, italiano e inglês.

Fonte: http://www.fst.ch/FST/index.php/claviers/b-key/detailed-product-flyer.html
"Vencer a si próprio é a maior das vitórias." (Platão)
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo