iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Falta muito pouco para a Carolina conseguir a liberdade  (Lida 44 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online rui sopas

Falta muito pouco para a Carolina conseguir a liberdade


Rui Caria



09.09.2019 18h23


Rui Caria

Repórter de imagem/ Fotojornalista
Esta é a história de uma alegre menina de 12 anos. Dona de um humor raro; vive feliz, vai à escola, anda na natação e tem paralisia cerebral.

[/img]
Rui Caria


Rui Caria

A vontade com que canta uma das muitas dezenas de marchas populares que saíram às ruas da ilha nos últimos anos, faz dela, dona, também, de uma memória sem fim.

A Carolina ou Carol, para os amigos, tem o raro brilho da felicidade, aquele que se imagina difícil quando se está agrilhoado a uma cadeira, numa total dependência dos outros. "Não gosto nada que me chamem de coitadinha, de deficiente... Please." Remata assim um fim de conversa, a menina, natural da Ilha Terceira, que espera ter 18 anos para fazer o que lhe apetecer. Mas para isso, precisa da liberdade que a sua velhinha cadeira de rodas lhe nega.

"Quando tiver a minha cadeira nova vou andar para cima e para baixo. Vou poder ir ter com os meus primos, porque apesar de gostar de estar com a minha avó, com ela, o tempo passa mais devagar, e com os meus primos estou sempre na galhofa e o tempo passa a correr".

Rui Caria



Rui Caria

A liberdade, com que sonha a Carol, custa quase dez mil euros; o valor é grande para quem tem pouco, mas esta família não se deixou intimidar pela grandeza do número e começou uma tarefa épica; juntar tampas de plástico.

"Começámos cá por casa a guardar as tampinhas". Explica a mãe. A ideia foi estendida à família que avisou os amigos e rapidamente chegou às redes sociais. A avalanche de tampas coloridas invadiu as garagens de várias famílias da ilha que se quiseram juntar à iniciativa.

"As pessoas ligavam-nos a toda a hora e lá íamos nós acartar tampas ao fim do dia".


Rui Caria


Rui Caria

A modesta ideia ganhou força e desde Janeiro já juntaram quase três toneladas de tampas e plásticos, além dos donativos em dinheiro que chegam através da página de Facebook criada para o efeito.

Falta pouco dinheiro; cerca de dois mil euros, para o sorriso da Carolina abrir ainda mais quando chegar a cadeira motorizada. "Da mesma forma que estamos a pedir ajuda, também havemos de mostrar a todos que o dinheiro conseguido foi empregue na cadeirinha, porque sabemos que há campanhas que nem sempre são transparentes. Quem quiser pode vir dar uma volta com a Carol".


Rui Caria


Rui Caria

A Ana e o Tiago, os pais da Carolina, vivem um dia após outro nas mesmas condições de tantos portugueses, vivem do que conseguem dos seus empregos, e tentam dar à filha o máximo conforto, mas nem sempre chega.

A Carol não é uma criança igual às outras; ela depende da disponibilidade dos pais e das avós até nas necessidades mais básicas, como ir à casa de banho a meio da noite ou simplesmente, vestir-se. Estes pais garantem ter já aprendido mais com a filha do que alguma vez imaginaram ser possível.

"Ela foi sempre capaz de nos unir, porque quando se casa aos 16 anos e pouco tempo depois nasce uma criança que requer tantos cuidados, o mais fácil é fugir cada um para o seu lado". Refere a Ana, que diz que tudo na vida vem com um propósito.


Rui Caria

Rui Caria

Sem se queixarem de nada, a Ana e o Tiago dividem a tarefa diária de serem as pernas e a vontade da Carolina. O Pai passa mais tempo no trabalho, mas não dispensa o passeio de fim de dia a empurrar a cadeirinha da Carol caminho adentro.

Se tudo correr bem, como esperam, pode ser que o próximo propósito, seja verem, em breve, a filha a andar sozinha pela vida afora.

Saiba como ajudar a Carolina

► Página de angariação de fundos

► Iban da conta da CGD para donativos: PT50 0035 0903 0001 4230227 53



Fonte: https://sicnoticias.pt/especiais/historias-de-28mm/2019-09-09-Falta-muito-pouco-para-a-Carolina-conseguir-a-liberdade
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Ana-S

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo