iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: “Acreditar nas pessoas” deu uma cadeira elétrica nova a aluna de escola em Braga  (Lida 286 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Oribii

“Acreditar nas pessoas” deu uma cadeira elétrica nova a aluna de escola em Braga
Solidariedade


Há 2 horas  em 17/06/2019Por Pedro Antunes Pereira
Foto: Divulgação

Foi uma ousadia que deu certo. A ideia inicial foi lançada a uma turma do 9.º ano da escola de Lamaçães pelo professor de Educação Moral Religiosa Católica, Paulo Lopes. O desafio consistia em comprar uma cadeira de rodas elétrica nova para uma aluna da turma. O objetivo foi conseguido e, desde a passada sexta-feira, Bárbara Guerreiro cumpriu um sonho.

No total foram arrecadados cerca de 10 mil euros e “depois uma empresa, que já se tinha comprometido connosco, completou com o restante em falta”. Recorde-se que a cadeira de rodas custa à volta de 13 mil euros.

Contactado por O MINHO, Paulo Lopes, ainda estava “incrédulo mas muito satisfeito” como as coisas decorreram: “a adesão das pessoas foi óptima, as empresas contribuíram com bons donativos e as atividades que organizamos renderam um bom dinheiro, sobretudo, a primeira caminhada”.


Foto: Divulgação


Graças ao empenho de muita gente, com a Associação de Pais à cabeça, aquilo que “parecia impossível, concretizou-se”, sublinha, ainda o professor. A cadeira de rodas eléctrica foi entregue na passada sexta-feira, na festa final do ano letivo.

Olhando para trás, Paulo Lopes fala em “ousadia. Não sabíamos onde nos estávamos a meter mas desde que eu, a Associação de Pais e a Direcção da Escola decidimos avançar com um conjunto de ideias nunca desistimos e o balanço é francamente positivo, os objetivos foram atingidos”.

Uma experiência que deu ao professor de EMRC “mais força” para pensar em futuras iniciativas. “Passei a acreditar mais nas pessoas. Tivemos anónimos a dar um euro até aos 2 800 euros de uma empresa”. Portanto, “se houver oportunidade, voltarei a ‘meter-me’ numa coisa destas”.

Bárbara Guerreiro é uma jovem de 17 anos, aluna na Escola Básica de Lamaçães, com síndrome artrogripótico congénito, uma doença que não tem cura.

Não tem mobilidade dos membros inferiores e superiores. Ainda assim é uma ‘guerreira’ porque consegue comer sozinha, escrever com a boca, teclar no computador e no telemóvel e escovar os dentes com as mãos pousadas no lavatório.

“A cadeira são as minhas pernas. A nova cadeira muda completamente a minha qualidade de vida”, havia dito à reportagem de O MINHO, a jovem alna.

A nova cadeira é de manobragem fácil, tem Bluetooth e a condução com o queixo é mais facilitada.


Fonte: https://ominho.pt/acreditar-nas-pessoas-deu-uma-cadeira-eletrica-nova-a-aluna-de-escola-em-braga/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: pandora

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo