iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Tomás precisa de fazer uma operação que custa 90 mil euros  (Lida 454 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rui sopas

 
Tomás precisa de fazer uma operação que custa 90 mil euros



Paula e José voltam a passar pelo mesmo pesadelo. Depois da filha mais velha, Marta, ter um cancro nos ossos, o irmão mais novo, Tomás, tem atualmente o mesmo problema.

Paula Simões e José Leal estão casados há onze anos e têm dois filhos: Marta, de dez anos, e Tomás, de cinco. Há três anos, Marta foi diagnosticada com um tumor no osso do joelho. Em Portugal, a solução era a amputação da perna, mas os pais descobriram uma clínica em Pamplona que tinha outra solução.

Marcaram viagem, foram à clínica e no próprio dia fizeram inúmeros exames e “disseram que não seria necessário amputar a perna, pois lá tinham tratamento para o problema da Marta”. Os médicos informaram o casal de que o tratamento e a operação teriam um custo que ia entre os 90 e os 100 mil euros, “dissemos logo que não tínhamos o dinheiro, mas que íamos arranjar” – diz José.

O pai, José Leal, explica como foi o processo em Espanha – “A primeira preocupação foi o tumor. Foi retirada uma das quatro placas de crescimento que temos nas pernas e foi substituída por um osso, existente no banco de ossos espanhol, compatível com a Marta. A primeira operação, feita a 10 de janeiro de 2017, é provisória. Agora a Marta tem uma diferença de cinco centímetros de uma perna para a outra, que só será corrigida na adolescência. Por volta dos 14/15 anos, ela terá de fazer uma nova operação, desta vez definitiva, onde lhe irão colocar uma prótese”.

Quando pensavam que o pior já tinha passado, vieram a observar no filho mais novo os mesmos sintomas. Na semana passada receberam o diagnóstico do pequeno Tomás: tumor no osso do joelho.

Desta segunda vez, José e Paula não procederam da mesma forma. “Fomos de imediato para Espanha, já não fizemos qualquer tipo de tratamento em Portugal. E foi assim que vimos como as coisas são diferentes entre os dois países! Aqui demoraram meses a fazer os exames e a chegar ao diagnóstico da Marta, em Espanha, fizeram os exames em dois dias!”. Tomás está a ser acompanhado em Pamplona e o processo será igual ao de Marta – “ele vai fazer a quimioterapia e a mesma operação provisória que a Marta fez. Mais tarde, irá ter também que colocar a prótese definitiva”.

O custo dos tratamentos e da operação, será o mesmo, entre 90 e 100 mil euros e, desta vez, os pais não conseguem juntar esta quantia sozinhos. Por essa razão, decidiram tornar o caso público e contam com a ajuda de um amigo e colega de trabalho de José, João Paulo Gonçalves.

João Paulo Gonçalves é colega de José, no estabelecimento prisional, e é também um grande amigo do casal. Quando José e Paula tiveram de angariar dinheiro para os tratamentos de Marta, João foi um grande apoio.

Paula e José, pais de Marta e Tomás, estão a pedir ajuda para angariar dinheiro para a operação!
NIB: PT 50 0035 0705 0001 62481307 7
MBWAY: 914261402


Fonte: TVI
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo