iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Lisboa: Inquérito no Patriarcado sublinha «sensibilidade» do clero às pessoas com deficiência  (Lida 224 vezes)

0 Membros e 23 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline salgado18

Lisboa: Inquérito no Patriarcado sublinha «sensibilidade» do clero às pessoas com deficiência


Out 11, 2019 - 15:53

Responsáveis apontam para necessidade de valorização de todos os membros da comunidade

Lisboa, 11 out 2019 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa promoveu um inquérito entre as paróquias católicas, o qual revelou “sensibilidade” do clero relativamente a este tema.

“Os resultados apontam para uma cobertura ampla de situações em que há uma preocupação ativa no acolhimento e integração comunitária dos paroquianos com deficiência”, realça a síntese dos resultados, enviada à Agência ECCLESIA.

O organismo católico destaca a “sensibilidade do clero diocesano”, mas alerta para a “necessidade de valorização” das pessoas com deficiência, na Igreja. Católica

O tema está em destaque na edição deste domingo do semanário diocesano, ‘Voz da Verdade’.

“Um primeiro resultado aponta para a relevância objetiva do tema, já que em 94 por cento das paróquias se encontram pessoas com deficiência que frequentam as celebrações e serviços da paróquia”, pode ler-se.

Deficiências motoras e intelectuais constituem, de forma combinada muitas vezes, as tipologias mais referidas pelos párocos, sendo ainda expressivo o tipo de deficiência sensorial; no inquérito é também destacado que metade das paróquias que responderam têm instituições ou associações locais de apoio.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa foi criado em 2017 para promover a inclusão e participação plena da pessoa com deficiência na vida da Igreja.

“Os resultados deste inquérito permitem-nos começar caminhos concretos alinhados com a realidade e estabelecer prioridades de acordo com as necessidades da diocese. O Serviço quer estar presente onde possa ser mais necessário, seja na paróquia, nas instituições ou a trabalhar com as famílias das pessoas com deficiência”, assinala o texto que foi apresentado aos responsáveis pelas várias vigararias (conjuntos de paróquias), a 1 de outubro.

Entre as várias iniciativas do secretariado encontra-se o projeto ‘rampas de acesso a Jesus’, que pretende tornar a Igreja mais inclusiva para as pessoas com deficiência e construir comunidades que as saibam “acolher e integrar”.


Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/portal/lisboa-inquerito-no-patriarcado-sublinha-sensibilidade-do-clero-as-pessoas-com-deficiencia/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo