Olá utilizadores do Deficiente-forum,
encontrei hoje este forum aquando da procura de organismos de suporte para deficientes em Portugal. As razões que me levaram a participar no forum são mais especificas no entanto, penso que são também do interesse dos utilizadores deste forum.
Estou actualmente a fazer a minha tese na Universidade de Amesterdão no tópico
"O que se pode aprender a partir do uso de tecnologia na educação especial na Holanda?" com o objectivo de melhorar a situação em Portugal, daí a sub-questão de pesquisa:
"Que sugestões podem ser feitas para melhorar o uso de tecnologia na educação especial em Portugal?".
O meu objectivo é, portanto, ver como a tecnologia está a ser usada aqui. Identificar as soluções mais baratas e eficientes, para depois as puder sugerir em Portugal. Desta maneira seria possível aumentar a qualidade de ensino especial em Portugal sem grandes custos, ou pelo menos fazendo enormes poupanças em estudos e experiências.
( Caso seja do interesse, o rascunho para a minha (proposta de) tese está disponível aqui, em inglês:
http://dl.dropbox.com/u/872165/AdrianoMartins_ThesisDesign.pdf )
Aqui na Holanda todas as escolas de ensino especial são publicas, estão recheadas de computadores/dispositivos e tecnologias de suporte á educação para crianças com deficiências que melhoram em muito a aprendizagem destas crianças.
Até agora não consegui perceber a situação em Portugal. Da pouca informação que consegui reunir na minha cidade (Barcelos) e pela Internet, não há um ensino publico estruturado em escolas para crianças com necessidades especiais. Percebi ainda que no que toca á educação especial a tecnologia é praticamente inexistente também.
Para o meu estudo irei analisar as escolas holandesas e portuguesas, compara-las, e ver de que melhor maneira Portugal pode beneficiar do conhecimento em pratica num pais evoluído como a Holanda (pelo menos nesta área).
No entanto quanto mais procuro informação acerca do sistema de escolas para educação especial portuguesas mais me apercebo que estas são inexistentes. Esta situação é lamentável, visto que claramente a distribuição de recursos não é uniforme entre as crianças com necessidades especiais e as crianças sem necessidades especiais.
Perguntava á plateia se têm conhecimento de um ensino especial publico governamental e estruturado existente em portugal (como o ensino publico normal).
Existe alguma forma para as crianças com necessidades especiais acederem a tecnologias para aprendizagem especial?
Por outras palavras:
Que recursos tecnológicos e educacionais têm á sua disposição as crianças com necesidades especiais, em Portugal, na área da aprendizagem?